Nossa imagem de hoje mostra a movimnentação da Av. Rio branco nos anos 10, e fazia parte de esterografia.
A Av. ainda é arborizada pelos jambeiros junto as calçadas, que ainda não tinham crescido o suficiente para se mostrarem inadequados, quando foram trocados pelos oitis no início dos anos 20.
Nosso fotógrafo estava numa das sacadas do primeiro andar do Hotel Avenida, vemos que a varanda por cima da Galeria Cruzeiro ainda não tinha sido construída, estando no local apenas o telhado metálico da primeira década do prédio. A iluminação pública nas calçadas apesar da foto ser pouco nítida, aprentemente ainda é feita por gás, só seria convertida para elétrica quando os lampiões ganharam vidros foscos, no final da década de 10.
Aparentemente o Palace Hotel estava novinho e o prédio do Jockey ainda em construção, nos últimos detalhes com a frente ainda tomada de andaimes. O prédio do Derby, ao seu lado aparentemente não havia sido construído ainda.
Bem na esquerda da foto temos o prédio do Cinema Èclair Palace, que depois seria renomeado de Trianon.
Isto é foto esteroscópica! Imagina que beleza ver as duas juntas no aparelho próprio.
😉
A dimensão atual dos prédios dificulta a comparação entre a largura atual da Rio Branco e essa da foto. Alguém saberia dizer se ela é a mesma? Se tiver sido alargada, teria sido somente com trechos de calçada ou mexeram mais com o recuo dos edifícios?
A via está exatamente igual, largura da caixa da rua e das calçadas até hojé são as mesmas de 1906
Obrigado!