Hoje teremos um post duplo com o Saudades do Rio que publicou duas fotos do SDU nos anos 50 ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1300 e http://fotolog.terra.com.br/luizd:1301 ) mostrando a área interna, junto às pistas, até pouco tempo acessível aos passageiros brindando-os com a magnífica vista da entrada da Guanabara, sendo talvez o aeroporto mais bonto e simpático do planeta. A paisagem era a estrela mas o feliz projeto dos Irmãos Roberto de fazer um terminal aberto ao mundo também ajudava, e muito.
Na nossa imagem, possivelmente do meio dos anos 60, as autoridades aeronáuticas já começavam a estragar a pureza das linhas, com a instalação de dezenas de aparelhos de ar condicionado nas esquadrias de ferro pintadas de preto e o pior a construção de puxadinhos no terraço, na realidade um 4 andar, que vemos na nossa imagem, que tirou muito da volumetria do prédio, quando visto da pista de pouso.
Na nossa imagem vemos o terminal em plena operação, chamando a atenção para o restaurante e terraço lotados, com muita gente vendo a movimentação das aeronaves, esperando ou se despedindo dos que saiam ou entravam nas aeronaves, cena essa que não existe mais.