Nesse mapa vemos o sistema de esgotos da Zona Sul por volta do meio dos anos 60, depois da criação da DAE.
Vemos no mapa a implantação do interceptor da Zona Sul, que visava concentrar todo o esgoto da área numa única tubulação, visando a condução para o futuro emissário submarino. Mas sem ele a função básica do emisário era conduzir o esgoto evitando vazamentos e despejos em vários pontos, bem como eliminar várias das pequenas elevatórias que existiam e eram fontes frequentes de dor de cabeça para os moradores que eram seus vizinhos.
O mapa mostra claramente o caminho do interceptor, que estava sendo construído e que demoraria alguns anos para ser concluído, do projeto no governo Lacerda, passando pela realização da sua parte mais complexa no Gov. Negrão, terminando pela sua conclusão no primeiro Gov. Chagas junto com a construção do emissário submarino.
Vemos no mapa todas as elevatórias e pontos de despejo do sistema, muitas dos tempos da City, como a Elev. Santa Clara ( que foi desativada nos anos 70 ) e a de Botafogo, mas tínhamos também elvatórias novas como a André de Azevedo, construída por cima do velho 5 distrito da City, nos anos 50, já se pensando num emisário e a do Parafuso na época apenas um plano.
Todo o sistema que vemos no mapa, mais o emissário, é o mesmo até hoje, com pouquíssimas modernizações e conduzindo uma carga de efluentes maior do que foi planejaod, principlamente nos coletores da região em volta da Lagoa que sofreu forte especulação imobiliária nos anos 70 e 80