Monumento a Cuauhtémoc

Num distante ano de 1922 vemos a solenidade da inauguração da famosa estátua do “Índio” que fica no encontro das Avenidas Ruy Barbosa e Oswaldo Cruz com a Praia do Flamengo, no dia 16 de Setembro.
Ofertada pelo governo do México à nossa cidade dentro das comemorações da Exposição da Independência, a estátua do último imperador asteca tem uma curiosa particularidade.
O conjunto com a escultura e a base de autoria de Carlos Obregón de Santacilia, com serpentes estilizadas e baixos relevos, que invocam a mitologia Asteca é talvez um dos primeiros elementos Art-Déco a ser instalado em nossa cidade, numa época onde ainda predominava o eclético e o estilo neo-colonial era tido como o mais moderno em nosso país, vide os prédios públicos contruídos por toda a década de 20.
Sua interpretação da arte Asteca é uma variação de uma das nossas correntes de déco mais famosas a Marajoara.
Por de trás da estátua, ainda coberta com a bandeira do México ladeada pela bandeira Brasileira e uma curiosa tricolor que pode ser francesa ou italiana vemos a famosa amendoeira e o Morro da Viúva ainda livre das altas construções que o encobrem.

9 comentários em “Monumento a Cuauhtémoc”

  1. Quando eu era garoto na decada de 80, soh soube da existencia desse morro, pq visitei um apto da Rui Barbosa que da fundos pro morro. Se nao, nao dava pra ter ideia….

  2. A tricolor pode ser mexicana também.
    É engraçado que a bandeira brasileira parece ter o círculo mais claro que o restante, já vi esse efeito em outras fotos antigas em preto e branco.

  3. Quando era criança, visitei muito essa praça, achava essa praça muito bonita, minha tia morou por muitos anos aí na frente do morro da viúva, e mudou do Rio por causa da violência.
    Mas que coisa! Essa praça é bem antiga muito interessante essa foto.
    Quase enfrente a amendoeira tem um castelinho na curva do Flamengo, lá ainda mora gente?Acho ele muito interessante.

  4. Art-Deco ? Por isso nosso decozeiro de carteirinha mora na área….
    Ainda hoje é uma bela obra. A Estátua continua em seu local original ?

  5. A bandeira tricolor certamente é a mexicana, apenas que o detalhe da águia não está visível. A bandeira do Brasil também está pouco visível.

  6. preciso ajuda!!!
    Estou querendo ver uma foto do antigo restaurante camoes que ficava na praca tiradentes, no 47.
    A informacao que tenho ‘e que o restaurante camoes foi montado em 1937, fechou-se em 1948, por um imigrante chines.
    shu

  7. A bandeira tricolor deve ser de algum torcedor do Fluminense Football Club que passou ali e viu as três cores que traduzem tradição da bandeira mexicana e resolveu sair na histórica foto…
    Pode até não ser verdade, mas faz algum sentido…
    Sds.
    André Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 5 + 4 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...