Esplanda do Castelo, obras de construção dos Ministérios

 

Hoje de madrugada efetuamos mais algumas modificações no site, algumas podem ser vistas na parte pública dele, outras são internas e pretendem resolver problemas de acesso por servidores com restrições, esperamos ter conseguido.
O post de hoje foi publicado no dia 3 de maio de 2004
Foto tirada no início dos 40, por meu avô, que não se lembra bem da data .
O angulo é um dos prédios da Av. Graça Aranha em direção as construções novas da esplanada, nota-se que todo o conjunto ainda está em construção, os painéis de azulejos do MEC ainda estão sendo colocados e é interessante notar o choque das linhas modernas do auditório do MEC com os prédios de estilo neo-clássico (ministério da fazenda) e eclético (prédio da ACM).
Também não sei, pelo ângulo da foto, o Ministério do Trabalho não aparece, não nos dando certeza se ele já tinha tido os seus últimos pavimentos modificados, poucos anos após sua construção, que o transformou de um prédio Art-Déco com uma interessante volumetria nos seus últimos pavimentos em um feio caixotão de concreto.
A Rua Araújo Porto Alegre ainda não tinha uma só árvore, e o seu sentido de tráfego era o inverso de hoje, e a Rua Debret estava dentro do canteiro de obras.
O prédio baixo era a antiga sede da Associação Cristã de Moços, também sede provisória e inicial da Faculdade de Direito da Uerj/Ueg, fundada em 1935 e depois transferida para a Rua do Catete . No lugar do antigo prédio da ACM se encontra hoje o edifício Aliança da Bahia construído entre 1957-61.
Foto arquivo da família

11 comentários em “Esplanda do Castelo, obras de construção dos Ministérios”

    1. Valeu Luiz!! (Tô adorando brincar com esse negócio de responder os comentários no mesmo lugar, hehehe)…
      Bjs,
      Dani

    1. Oi! Vamos ver se funciona o seu “quote” (que na verdade é “thread”… O quote repete o que o cara falou em um novo post…).
      Beijos!
      Dani

  1. Boa tarde, poderiam deixar as fotos no antigo site, os links do site do Rafael Netto estão ficando sem sentido.

  2. Fábio, o fotolog em médio prazo será plenamente desativado, estamos ainda pensando se tiramos tudo ou deixamos só as imagens sem comentários e textos, justamente por causa dos link´s anteriores

  3. Acho que o fundo deveria ser marrom como o site antigo. Fundo branco irrita a vista e dificulta a leitura, também gosto de fundo azul, claro que na minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 69 = 78