Praça Ferreira Vianna, 1908

foto de andredecourt en 13/02/08 

Nessa precária imagem de praticamente 100 anos atrás vemos a reccém ajardinada e arborizada Praça Ferreira Vianna, na verdade a sua parte nova, conquistada após as demolições de um dos lados do velho traçado da Rua da Ajuda para a abertura da Av. Central.
Ao fundo além do municipal em obras vemos uma Avenida Central ainda cheia da lotes vazios, tanto os prédios do Derby, como do Jockey, bem como o Palace Hotel ainda não estão construídos, e a Academina Brasileira de Belas Artes ainda está em construção.
O Convento da Ajuda margeia os novos logradouros na sua sobriedade colonial, que durará poucos anos, pois em breve será demolido. A Rua da Ajuda nesse trecho já foi incorporada a Rua 13 de Maio, pois o outro pedaço remanescente está longe e renomeado de Rua Chile. O outro trecho da Praça ainda é o canteiro de obras do Municipal e se encontra fechado por tapumes.
Mas é no vértice da praça, hoje localizado mais ou menos na frente do Cine Pathé, que se encontra nosso personagem principal.
Uma fonte Wallace, que pelo visto teve via curtíssima nesse ponto da cidade, pois foi retirada logo após a demolição do Convento da Ajuda e o novo alinhamento da Praça, com o nome trocado com a Praça Floriano em Villa Ypanema, isso no início dos anos 10.
 

Comments (3)

luiz_o 13/02/08 11:02 …

A Fonte Wallace!
Agora só falta uma foto do Parafuso de Arquimedes, usado nas obras do aterro da Praia de Copacabana!

derani 13/02/08 11:50 …

Afinal a tão falada Fonte Wallace!

jban 13/02/08 20:43 …

Essa configuração da Ferreira Viana com o Convento de um dos lados não seria mal para a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =