Jogo de Peteca, Av. Atlântica com Rua R. Elizabeth, anos 30

foto de andredecourt en 11/02/08 

Teremos hoje um post triplo com os dois “saudades do Rio”o original e o clone ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1098 e http://fotolog.terra.com.br/sdorio:619 ).
Os fotolog’s amigos publicaram as atividades na rede de vólei da Rua rainha Elizabeth, em pleno Posto VI, nos anos 60.
Nossa foto porém data de pelo menos uns 30 anos antes, no mesmo lugar e em outra Copacabana, a das grandes casas, da estreita Av. Atlântica com canteiro central e da estátua do Rei Alberto da Bélgica na esquina da rua que homenageia a sua mulher.
Nos anos 30 vimos um aumento significativo das atividades na praia notadamente no Posto IV e V os mais “chic’s” da época, desde encontros de senhoras para o chá, até reuniões monstro de associações atléticas e carnavalescas, passando pelas turmas que se reuniam em determinado pedaço da areia para confraternizar, e praticar alguma atividade além do bate papo.
Nossa foto mostra um animado jogo de peteca da turma que frequentava essa pedaço da praia, e que continua frequentando até hoje.
Chama muito a atenção a casa em estilo eclético, que flerta entre o Fiorentino, e Neo-Gótico, bem na esquina da Av. Atlântica com a Rua Rainha Elizabath. A casa foi construída pelo empresário Oliveira Jr., dono de duas famosas marcas no Rio do Passado o Sabão Aristolino e o Xarope Grindelha de Oliveira Júnior.
 
Acervo do Sr. Fernando Moura Peixoto
 

Comments (9)

derani 11/02/08 8:53 …

As casas baixas combinavam muito mais com uma pista só da Atlantica …
E viva a peteca!

triunfodapintura 11/02/08 8:57 …

Legal!

tumminelli 11/02/08 9:17 …

Tenho uma foto onde aparece essa casa de pedras.
Boa foto!!
🙂

lerfamu 11/02/08 9:53 …

Já é o Ony e seu De Soto!

luiz_o 11/02/08 11:01 …

Taí um tempo em que eu queria ter vivido para desfrutar desta Copacabana.

carro_de__baiano 11/02/08 12:27 …

Muy buena pic!! Agregame a tu favoritos, jajaja!!!

jban 11/02/08 20:56 …

O mesmo lugar e tão diferente. Incrivel como tudo mudou em 30 anos. A casa de pedra parece mais uma Igreja ou templo protestante.
Alguém me explica qual é a graça de se jogar peteca ? Aliás Peteca é uma palavra do portugU&es de origem tupi, ou seja não veio com os portugueses… Em Tupi petek é um verbo que significa bater com a mão espalmada.

flaviom 11/02/08 23:34 …

famadas, sobre o post de ontem – 1 ou 2 fotos do tobogã da Catacumba (também era do Ricardo Amaral) já foram postadas em nossos flogs do coração. Vou dar uma procurada.
(Cadê o Rafael, numa hora dessas?)

flaviom 11/02/08 23:42 …

famadas, ponha tobogã e lagoa no google, e mate as saudades.

Um comentário em “Jogo de Peteca, Av. Atlântica com Rua R. Elizabeth, anos 30”

  1. Prezados senhores,
    Gostaria de informar que os dois “ clones” (sic) exibidos por vocês no site Foi um Rio que Passou, na verdade, são os médicos Carlos Lobão (à esquerda) e Perilo Galvão Peixoto, meu saudoso pai. O nome Perazo Galvão Peixoto não procede, e como ele está jogando peteca na foto, evidentemente, não pode ser o autor da mesma. A foto, de fato, pertence ao meu arquivo pessoal. Por favor, solicito a devida correção.
    Atenciosamente
    Fernando Moura Peixoto
    Jornalista e pesquisador
    2535-5546

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 87 = 88