Rua de D. Manoel com Rua S. José, circa 1900

andredecourt's photo de 29/01/08 

Nossa imagem de hoje mostra pedaços do velho Centro que ainda permanecem de pé, e esse em especial em muito bom estado.
Em primeiro plano vemos o prédio, construído em em 1900 para abrigar o Clube Naval, o que nunca ocorreu. Por problemas junto ao Banco do Brasil. Tendo o prédio sido transformado em Forum, o que durou até aos anos 70, com a construção do Palácio da Justiça do Estado da Guanabara.
Sendo então o velho prédio foi devolvido à Marinha, que já tinha o Clube Naval instalado em fantástica sede na Av. Rio Branco. Depois de uma profunda recuperação e restauração a Marinha brindou a cidade com o interessante Museu Naval, muito bem cuidado por sinal, valendo a visita.
Ao fundo vemos a esquina da Rua de São José com a desaparecida Rua Clapp, antes Rua Fresca, onde no outro vértice se localizava o famoso Hotel Pharoux, um dos melhores da cidade ao seu tempo e com concorridíssimo restaurante. mais ao fndo vemos tenuamente a primitiva estação das Barcas Ferry, mais ou menos onde a estação atual se localiza.
No extremo direito da imagem vemos um pequeno pedaço do prédio da Caixa Econômica, do qual já falamos aqui em 2005 (  http://www.rioquepassou.com.br/2006/08/03/ e  http://www.rioquepassou.com.br/2006/08/04/ ) ainda sem o acrescimo do prolongamento de seu segundo pavimento.
 

Comments (8)

buraite 29/01/08 06:19 …

Esse museu é muito bom, visita recomendada.

rodrigonetto 29/01/08 06:26 …

Se o prédio foi construído para ser o Clube Naval, porque logo cinco anos depois fizeram o da Rio Branco? O problema com o BB veio desde a época da construção?
Visitei o Museu Naval há mais de 20 anos na época do colégio. Parte do acervo acabou no Centro Cultural da Marinha. Até há pouco tempo o museu abria num horário estranhíssimo, tipo “terça a sexta de 13 às 16 h” mas acho que agora também funciona aos fins de semana.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

triunfodapintura 29/01/08 06:40 …

O museu é muito bom, principalmente para garotos entre 13 a 16 anos.

jban 29/01/08 06:57 …

Então a Rua Clapp/Fresca ficava onde é hoje a Perimetral/Mergulhão…
Boa foto.

derani 29/01/08 11:41 …

Este prédio está em excelente estado.

luiz_o 29/01/08 11:46 …

Bem que toda esta parte do Centro poderia ter ficado assim.

andredecourt 29/01/08 13:18 …

Rodrigo, o Clube Naval nunca chegou a funcionar nesse prédio, por isos foi feita depois a sede da Av. Central anos depois.

Um comentário em “Rua de D. Manoel com Rua S. José, circa 1900”

  1. Esse museu é muito fraquinho. É o mais fraco dos museus das Armas militares, até porque seria difícil guardar antigos couraçados e contratorpedeiros num edifício 😉 O Museu Aeroespacial de Campo dos Afonsos é badaladíssimo e realmente tem uma belíssima coleção de aviões, mas o que mais me surpreendeu foi o Museu Militar Conde de Linhares, do Exército, em frente à Quinta da Boavista, perto do (caidinho) Museu do Primeiro Reinado, na casa da antiga Marquesa de Santos. Cheio de tanques, canhões ferroviários e carros blindados, tem ainda ótima coleções de armas (até uma Gatling – e você pode mexer nela!) e uniformes, muito melhor explicado e catalogado do que poderíamos esperar. Grande passeio, assim como o Aeroespacial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 13 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...