Rua Pinheiro Machado, anos 40

andredecourt's photo de 17/01/08 

Por motivo do adiantar da hora vamos ocntinuar no assunto de ontem, a face amputada do estádio do Fluminense Futebol Clube.
Na nossa foto dos anos 40 vemos a Rua Pinheiro Machado em direção à Botafogo, vemos que era uma via tranquila e arborizada, componto um belo cenário com os estádio e seus gradis.
A pista que vemos existe até hoje, inclusive muitos dos Oitis que aparecem na foto estão até hoje de pé, na pista que vai em sentido Botafogo-Santa Bárbara.
 

Comments (10)

famadas 17/01/08 13:12 …

Que delícia devia ser a Pinheiro Machado. Bem diferente do que se vê hoje…

derani 17/01/08 13:36 …

Deviam ter amputado do outro lado.
Perderam o Fluminense e o Palácio Guanabara…

famadas 17/01/08 13:52 …

Concordo com o Derani. Se tivessem amputado do outro lado seria bem melhor. Criariam um desvio e sacrificariam mais casas, mas preservariam o estádio.

famadas 17/01/08 14:23 …

Antes dessa demolição a rua Coelho Neto cortava a Pinheiro Machado e ia até o morro nos fundos do Fluminense. Ou seja, essa rua ficava entre o Palácio Guanabara e o clube. No acordo que o Fluminense fez com o governo, para autorizar a demolição, o Fluminense ganhou esse trecho da rua de “presente”. Quem conhece o clube por dentro pode perceber onde ficava a rua. É uma via interna do clube que se estende do estádio, passa por baixo da arquibancada da piscina olímpica e termina no bar das piscinas, antes das quadras cobertas e antes dos estandes de tiro.

sorio 17/01/08 15:58 …

Uma foto incrivel.
André Costa

dai_melop 17/01/08 18:55 …

Ainda sou mais a favor das calcadas em pedra à portuguesa que essas em moldes todos certinhos de granito regular ..ou o que quer que seja ..
parece que não pensam nas crianças quando [re]planejam as cidades ..
😛
como a gente fica sem os trechos ‘Preto&Branco’ pra pisar??
Ah!!!!!! gosto desse teu espaço pq me tb me faz pensar no mundo que quero projetar para as crianças d amanhã
^^
Tudo d bom pra ti ..
Fica com Deus
🙂
PS: se der, ñ abandona aqui ñ, viu??

jban 17/01/08 21:21 …

Essa foto é, simplesmente, ……. SENSACIONAL !!!!!!
Para mim inédita !
Grande post, André !

famadas 18/01/08 06:02 …

Dai melop, essa calçada que aparece na foto é feita em pedras portuguesas, e por incrível que pareça, as calçadas da região (Álvaro Chaves e adjacências) mantem ainda hoje o mesmo desenho do “catavento”, apenas sem a moldura menor (a que contorna o catavento).

triunfodapintura 18/01/08 07:20 …

Vc sempre se superando. Muito bom visitar esse fotolog.

g_s 18/01/08 09:38 …

O estádio ficou com campo reduzido e capacidade bem pequena. O Fluminense o utilizou para jogos (não os clásicos…) até meados da década de 90, sendo depois sacramentado como sede social. O time treina ali, mas eem um caampo com dimensões menores do que as do campo de jogo (normalmente, o Maracanã).
Quando eu era pequeno, Flamengo ainda enfrentava times pequenos na Gávea, o Fluminense chegava a fazer até um ou outro jogo importante nas Laranjeiras e o Botafogo no Caio Martins (já havia perdido o estádio de General Severiano).
Aliás, vi poucas e pouco esclarecedoras imagens de General Severiano e da antiga sede do Flamengo na rua paissandu.
O ünico que não perdeu terreno foi o Vasco da Gama, mas é interessante ver que até a década de 70 / 80 havia pista de atletissmo no estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =