Por este postal enviado pelo amigo Carlos P. de Leon vemos uma região que passou por profundas transformações nas últimas décadas, que é a região formada pelo pequeno vale entre os Morros São João e Babilônia. Um dos caminhos obrigatórios para Copacabana desde 1906, quando o Túnel Novo foi inaugurado pela Cia. de Construções Civis, foi essa destinação de ligação que selou o destino futuro do local.
O local praticamente é irreconhecível, se não fosse a Igreja de Santa Terezinha, uma jóia do Art-Déco carioca, seria para muitos praticamente impossível identificar o local. Na nossa foto a igreja ainda se encontra cercada de tapumes o que assegura a data aventada para a imagem. A sua esquerda o grande casarão que surge no meio de densa vegetação, passou a ser conhecido como nos anos 60 e 70 como o Solar da Fossa, transformado em um grande “apart-hotel” popular nessa época era famoso por abrigar um grande número de artistas, músicos e estudantes, tendo daí surgido movimentos musicais importantes com o Tropicalismo e o início dos Novos Baianos. No início da década de 70 o grande solar, já bastante modificado e com vários anexos foi a chão para a construção do complexo do Shopping Rio-Sul.
Na frente da igreja um grande conjunto de casas chama a atenção, todas elas faziam parte de um dos lados desaparecidos da Rua Lauro Sodré, hoje transformada em avenida, e ficavam entre as fraldas do Morro de São João e o início da Ladeira do Leme, hoje absorvido pela Av. Carlos Peixoto. Todas as construções foram ao chão pouco tempo depois para a quadruplicação do Túnel Novo. A velha Rua Lauro Sodré passava por onde é a pista de serviço do Shopping Rio-Sul.
Mais à frente, vislumbramos, o enorme terreno do Hospital dos Alienados, onde Agache pretendia levantar o Campus que abrigasse todas as faculdades da Universidade do Brasil, pois na região já tínhamos várias instituições de ensino superior como as Faculdades de Medicina, Veterinária e Agronomia. Na beira do terreno onde vemos claramente o muro banhado pelo sol fica hoje a casa de espetáculos Canecão.
Não vista na foto bem na curva que juntava as Ruas Lauro Sodré e Venceslau Brás, tínhamos a Praça Juliano Moreira em seu local original já mostrada em post de Maio de 2005 ( http://www.rioquepassou.com.br/2005/05/04/ ) e hoje deslocada para a frente do Botafogo Futebol e Regatas. O qual, na nossa foto podemos vislumbrar seu estádio, e ao fundo as construções, muitas até hoje de pé na Rua Gal. Severiano nas fraldas do Morro do Pasmado.
A fundo temos a Enseada de Botafogo e o Morro da Viúva que já começa se verticalizar, tanto na Av. Ruy Barbosa com na Oswaldo Cruz.
O prédio que vemos à esquerda no pé do postal existe até hoje e abriga desde sua transferência do convento dos jesuítas no Morro do Castelo, quando da demolição dos dois, nos anos 20, o Hospital São Zacharias.
Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon Silva pelo envio deste postal.
POST ATUALIZADO COM O RECURSO DE ALTA DEFINIÇÃO NA IMAGEM

Comments (10)

luiz_o 14/12/07 07:20 …

Excelente este postal.
Já conheci esta área muito mudada.
Como havia verde por aí, em vez da selva de edifícios e shoppings atuais.

rodperez 14/12/07 08:35 …

bom te ver, andré

photomechanica 14/12/07 10:07 …

No postal está escrito que a vista é vista :-)) do Morro do Leme, mas o local da foto é a Ladeira do Leme, certo?
Qual é o nome deste morro, e qual é o nome daquele morro que fica no final da praia do Leme?

andredecourt 14/12/07 11:21 …

A Ladeira do Leme fica na fronteira dos Morros São João e da Babilônia

derani 14/12/07 11:33 …

Inédita imagem para mim… excelente!

triunfodapintura 14/12/07 12:36 …

Incrivel, sensacional esse ângulo da cidade.

triunfodapintura 15/12/07 04:16 …

Como derrubaram árvores para abrir a pista de atletismo da UFRJ Praia Vermelha.

sorio 15/12/07 07:03 …

Quem diria a torre da igreja mais alta que a torre do rio Sul, He He He,…
O morro da Viúva quase pelado.
André Costa

tumminelli 17/12/07 18:56 …

Maravilha de postal!!:-))