Região da Av. Lauro Sodré, início da Dec. de 40

 

Por este postal enviado pelo amigo Carlos P. de Leon vemos uma região que passou por profundas transformações nas últimas décadas, que é a região formada pelo pequeno vale entre os Morros São João e Babilônia. Um dos caminhos obrigatórios para Copacabana desde 1906, quando o Túnel Novo foi inaugurado pela Cia. de Construções Civis, foi essa destinação de ligação que selou o destino futuro do local.
O local praticamente é irreconhecível, se não fosse a Igreja de Santa Terezinha, uma jóia do Art-Déco carioca, seria para muitos praticamente impossível identificar o local. Na nossa foto a igreja ainda se encontra cercada de tapumes o que assegura a data aventada para a imagem. A sua esquerda o grande casarão que surge no meio de densa vegetação, passou a ser conhecido como nos anos 60 e 70 como o Solar da Fossa, transformado em um grande “apart-hotel” popular nessa época era famoso por abrigar um grande número de artistas, músicos e estudantes, tendo daí surgido movimentos musicais importantes com o Tropicalismo e o início dos Novos Baianos. No início da década de 70 o grande solar, já bastante modificado e com vários anexos foi a chão para a construção do complexo do Shopping Rio-Sul.
Na frente da igreja um grande conjunto de casas chama a atenção, todas elas faziam parte de um dos lados desaparecidos da Rua Lauro Sodré, hoje transformada em avenida, e ficavam entre as fraldas do Morro de São João e o início da Ladeira do Leme, hoje absorvido pela Av. Carlos Peixoto. Todas as construções foram ao chão pouco tempo depois para a quadruplicação do Túnel Novo. A velha Rua Lauro Sodré passava por onde é a pista de serviço do Shopping Rio-Sul.
Mais à frente, vislumbramos, o enorme terreno do Hospital dos Alienados, onde Agache pretendia levantar o Campus que abrigasse todas as faculdades da Universidade do Brasil, pois na região já tínhamos várias instituições de ensino superior como as Faculdades de Medicina, Veterinária e Agronomia. Na beira do terreno onde vemos claramente o muro banhado pelo sol fica hoje a casa de espetáculos Canecão.
Não vista na foto bem na curva que juntava as Ruas Lauro Sodré e Venceslau Brás, tínhamos a Praça Juliano Moreira em seu local original já mostrada em post de Maio de 2005 ( http://www.rioquepassou.com.br/2005/05/04/ ) e hoje deslocada para a frente do Botafogo Futebol e Regatas. O qual, na nossa foto podemos vislumbrar seu estádio, e ao fundo as construções, muitas até hoje de pé na Rua Gal. Severiano nas fraldas do Morro do Pasmado.
A fundo temos a Enseada de Botafogo e o Morro da Viúva que já começa se verticalizar, tanto na Av. Ruy Barbosa com na Oswaldo Cruz.
O prédio que vemos à esquerda no pé do postal existe até hoje e abriga desde sua transferência do convento dos jesuítas no Morro do Castelo, quando da demolição dos dois, nos anos 20, o Hospital São Zacharias.
Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon Silva pelo envio deste postal.
POST ATUALIZADO COM O RECURSO DE ALTA DEFINIÇÃO NA IMAGEM

Comments (10)

luiz_o 14/12/07 07:20 …

Excelente este postal.
Já conheci esta área muito mudada.
Como havia verde por aí, em vez da selva de edifícios e shoppings atuais.

rodperez 14/12/07 08:35 …

bom te ver, andré

photomechanica 14/12/07 10:07 …

No postal está escrito que a vista é vista :-)) do Morro do Leme, mas o local da foto é a Ladeira do Leme, certo?
Qual é o nome deste morro, e qual é o nome daquele morro que fica no final da praia do Leme?

andredecourt 14/12/07 11:21 …

A Ladeira do Leme fica na fronteira dos Morros São João e da Babilônia

derani 14/12/07 11:33 …

Inédita imagem para mim… excelente!

triunfodapintura 14/12/07 12:36 …

Incrivel, sensacional esse ângulo da cidade.

triunfodapintura 15/12/07 04:16 …

Como derrubaram árvores para abrir a pista de atletismo da UFRJ Praia Vermelha.

sorio 15/12/07 07:03 …

Quem diria a torre da igreja mais alta que a torre do rio Sul, He He He,…
O morro da Viúva quase pelado.
André Costa

tumminelli 17/12/07 18:56 …

Maravilha de postal!!:-))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 8 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...