Cinelândia final dos anos 20

andredecourt's photo from 11/12/07 

Nesse belo postal tirado do topo do Teatro Muncipal podemos ter uma panorâmica rumo ao mar da Cinelândia e ao mesmo tempo desmistificar uma lenda.
A arborização pública já está bem crescida, mas os Oitis das calçadas da Av. Rio Branco contrastam com os Pau Brasil do canteiro central e das Cássias junto a Rua 13 de Maio na Cinelândia. É que os Oitis tinham sido plantados há poucos anos substituindo os Jambeiros originais da Av. Central que após crescidos começaram a gerar problemas, tendo aí sido retirados.
Na frente do Palácio Pedro Ernesto, no canto inferior direito da imagem, percebemos que havia uma pequena baia separadora do transito de êfemera duração.
No fundo a foto poe por terra uma das lendas e alegado motivo para a destruição do Monroe, que ele bloqueava a vista do mar e do Pão de Açúcar, certamente o que bloqueou essa vista foi a especulação imobiliária da Rio Branco nos anos 50 e 60 !

Comments (5)

derani 11/12/07 7:54 AM …

Uma organização urbana total !
Sinto terem acabado com a pista junto aos prédios. Só serviu para virar um espaço para desocupados e afins…

luiz_o 11/12/07 10:53 AM …

Este ângulo é lindíssimo. E, como sempre, quase ninguém nas ruas.

mzj 11/12/07 11:12 AM …

como era lindo ãn?

buraite 11/12/07 11:54 AM …

Diz a lenda que o Geisel era desafeto de um oficial cujo pai teria sido o responsável pela construção do Monroe, mas acho que isso é balela, o mais porvável é que demoliram-no para evitar que o Congresso fugisse para cá como aconteceu nos primeiros meses da ditadura de 64.

sk8guitar 11/12/07 1:27 PM …

essa fotos antigas sao muito maneiras1!!
vou te dar a dica de um Blog novo!
Inteligente e divertido!
Vale a pena acessar ;D
http://bananasfrita.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

52 + = 53