Nossa foto mostra a construção do Hospital Universitário Clementino Fraga, um dos prédios que retrata bem a atual situação da Cidade Universitária.
Construído praticamente junto com o aterro do pequeno arquipélago o enorme prédio continua até hoje não terminado.
Apesar de ser uma unidade de referência, casa de profissionais brilhantes em áreas complexas da medicina o hospital sofre com o descaso em suas instalações. Uma ala inteira do prédio ainda está só na fachada e estrutura, fachada essa que começa a desaparecer, pois os brises de material metálico estão sendo todos furtados ao longo dos anos. A estrutura não concluída desde os anos 50 também mostra sinais de colapso, infiltrações, juntas de dilatação desaparecidas, oxidação de ferragens e desmineralização do concreto.
Tal falência da parte não concluída ameaça a parte que foi terminada, pois apesar de serem alas separadas e estrutura é uma só, em termos de fundação, e um colapso, mesmo que parcial poderia prejudicar ou mesmo inviabilizar o uso do resto do hospital.
A parte concluída também tem dificuldades, logicamente não chegou ao estado de ruína do Hospital São Sebastião na Cidade Nova, também da UFRJ, mas a falta de manutenção e cuidado é uma constante, não obstante o importante trabalho hospitalar e de pesquisa nele realizado.
A foto mostra o prédio nas estruturas, onde podemos ter uma ótima idéia de quantos “blocos” individuais a estrutura é composta, embora o conjunto de fundações seja partilhado entre eles.
Na extrema esquerda da imagem, vemos um pedaço do Instituto de Puericultura, aparentemente já terminado.
Comments (5)
Até hoje não está pronto…
Retrata bem a Saúde do Brasil: ilhas de qualidade, onde se realiza Medicina de Primeiro Mundo, e seções de Terceiro Mundo, com filas, dificuldades de todo tipo.
É, entretanto, uma grande escola para os médicos cariocas.
A imagem está mais para Brasilia que para Rio de Janeiro.
Ja passei aí na frente varias vezes
É incrível como idéias boas, tais como a própria cidade universitária são tratados com completo desprezo pelos governos .
Entra governo, sai governo, o descaso permanece, no momento a Ilha do Fundão passa por um momento bom, graças ao dinheiro da Petrobrás, porque eles não investiram também no hospital?