andredecourts foton från 2007-10-10

 

Há uma semana postamos uma foto do interior da Garagem de Bondes do Humaitá ou Largo dos Leões: http://www.rioquepassou.com.br/2007/10/02/
A foto era curiosa pois mostrava dentro da imensa garagem alguns ônibus da Viação Excelcior, também de propriedade da Light, algo que não era difícil de ocorrer nas grandes garagens da cidade.
Nossa imagem de hoje mostra a fachada principal da garagem, localizada na Rua Voluntários da Pátria na frente da esquina da Rua Capitão Salomão.
Nossa imagem aparentemente dos anos 10 mostra um bonde da Light com reboque passando por defronte à garagem, no chão vemos os trilhos que se dirigiam à entrada principal para os carris, embora a fachada indique claramente que o arco principal da estação é o localizado mais à esquerda, onde não há trilhos e o meio-fio é elevado.
Certamente tal entrada deveria ser a sala para os passageiros, onde também haviam bancas de revistas e vendas de jornais, num esquema muito parecido com a garagem do Largo do Machado, Botafogo e Copacabana. a de Copacabana possuia inclusive um hotel em seus andares superiores.
Junto ao meio fio vemos um poste de iluminação, que tinha uma base usada em bem poucas ruas, a base é muito parecida com os postes da expo de 1908 na Praia Vermelha, não descartando que ao desmonte da expo, os postes foram adaptados para a altura das ruas e instalados em vias públicas dos bairros de Botafogo e Flamengo, onde eles são vistos em fotos antigas.
Com a demolição da garagem a geografia do local mudou bastante a rua é muito mais larga, com recuos não só no local da antiga garagem, mas também junto a calçada oposta, onde prédios construídos nos anos 70 obedeceram o PA novo da Voluntários da Pátria, dos anos 50, permitindo nesse trecho o alargamento da via para a instalação de baias de ônibus e taxis.

Comments (5)

derani 2007-10-10 13:49 …
Os bondes, assim como seus ambientes, me provocam muitas saudades.
Era outra a cidade, outra civilização. Muito mais agradável.
luiz_o 2007-10-10 17:44 …
Não me lembro da parte da Voluntários pois nunca passava por aí. Só me lembro bem da frente para a São Clemente, trajeto habitual na volta do Colégio.
jban 2007-10-10 20:53 …
Essa é a Voluntários da Patria ?
tumminelli 2007-10-11 08:09 …
Imagina se a foto fosse colorida…
:-))