Nessa foto dos primóridos de Copacabana vemos a estação de bondes central do bairro recebendo seus últimos retoques, para a inauguração da linha de bondes via Túnel Velho, que colocaria de vez os bairros oceânicos no mapa da cidade.
Construída em estrutura mista (tijolos e metálica), era composta por um telheiro para os passageiros e galpões para os carris, além de casas para abrigos dos condutores, venda de passagens e jornais e guarda de algumas ferramentas; o prédio foi ao longo dos anos se modificando.
Em 1903, junto com a eletrificação de grande parte das linhas do bairro, ganha um anexo de dois pavimentos, ao longo da Av. Copacabana, que servia como hotel. E em 1911 todo o prédio é unificado na tipologia de 2 andares, com o relógio indo para o vértice da construção. A estação ficou maior, ganhou garagem de bondes e acompanhou o crescimento do bairro até ser demolida nos anos 50 para em seu lugar ser construído o Centro Comercial de Copacabana.
O mais impressionante é que a pequena estação, junto com um barracão de madeira do outro lado da esquina, aparentemente dentro da área da praça e que certamente serveria para palanque de autoridades, eram as únicas construções no deserto areal.
Aliás só para quem conhece o local pode num exercício de localização espacial definir o que são as ruas, a praça, e os terrenos particulares onde foram construídos primeiramente as casas e depois os prédios.
Nosso fotógrafo por exemplo, está sobre uma duna, onde hoje se erguem vários prédios. Nesse trecho fora os trilhos de bondes e a estação ainda não há um só elemento de mobiliário urbano como lampiões da iluminação pública, postes telefônicos ou telegráficos etc…
Em 1894 as linhas chegariam à Igrejinha, e em 1900 ao Leme, em 1903 os ramais principais já estavam eletrificados, faltando eletrificar só o trecho rumo à Villa Ipanema, e em 1906 o Túnel Novo foi finalmente inaugurado.
O Bairro cresceu vertiginosamente graças ao bonde, deixando de ser um bairro de romeiros e pescadores. Para se ter uma idéia em 1890 só haviam 3 casas particulares fora da região da Igrejinha e em 1905 nessa mesma parte do bairro já haviam mais de 600.
Comments (9)
Essa já foi publicada aqui…
Luiz, aqui não foi, pode ter sido aí ……hehehe
Essa planície podia ter tido um destino muito mais feliz se tivessem planejamento urbano à longo prazo…
Caramba… que transformação. Se não houvesse a explicação, eu poderia até chutar Barra da Tijuca…
Um grande abraço a todos!
Lembro de uma linha de onibus Malvino Reis – Ipanema…
A Praça malvino Reis que vc menciona Roberto, é a Praça na Tijuca que acabou recebendo o nome da velha praça anos após a substituição do nome dessa praça de Copa por Serzedelo Correia
Isso aí me lembra Piratininga na década de 70……
Eu tb nunca postei esta foto, apesar de te-la. E com certeza a fonte é a mesma.
:-)))))))