Nossa foto mostra a Lapa dos anos 60, logo após a restauração dos Arcos pelo Governo Lacerda.
Nessa época, fim dos anos 60 o ritmo e risco de demolições na Lapa tinha diminuído bastante, com a idéia da Av. Norte-Sul sepultada por Lacerda a fim de não prejudicar o comércio no Centro principalmente na região do SAARA a Lapa podia respirar aliviada. Embora os bons tempos do bairro tivessem passado, o casario ainda estava relativamente íntegro e o bairro servia de pólo de serviços e comércio, como em ruas menos centrais lugar de residência para muitos.
Mas no início dos anos 70, com a entrada de Chagas Freitas no último governo da Guanabara uma nova onda de demolições, muitas sem sentido, causou mais devastação que a abertura a finada Av. Norte Sul, agora ressuscitada em parte como Av. República do Paraguai. O bairro foi mutilado, e as demolições continuaram até os anos 80, o que causou a perda de centenas de sobrados ecléticos, além de ter provocado uma extensa decadência na região, que só agora começa a ser revertida.
Na nossa foto vemos os Arcos da Rua do Riachuelo, todas as construções que vislumbramos através das arcadas não existem mais.
Foto: Agência O Globo
Comments (5)
Acho que queriam transformar isso numa paisagem de Brasília.
Centenas de metros sem um vivente, só asfalta e carros. Principalmente da Rua da Carioca até o Largo da Lapa…
Completamente inóspito!
Gostei do Dauphine.
Sugiro que visite o flog “barulho de motor”, especialmente o post do dia 1º de setembro. Vai gostar.