Escola Municipal São Cristóvão/Gonçalves Dias

andredecourt's foto van 26-7-07

Escola Municipal São Cristóvão ou Gonçalves Dias

Hoje teremos um post duplo com o amigo Luiz D’arcy que em seu fotolog colocou uma foto do prédio do colégio logo após sua inauguração: http://fotolog.terra.com.br/luizd:858
A Escola Municipal São Cristóvão é uma das famosas Escolas do Imperador, construídas com o dinheiro ou material arrecadado para a construção de um monumento do monarca comemorativo à vitória da Guerra do Paraguai, o qual PII negou a “homenagem” e pediu que toda a verba que seria utilizada na construção deste monumento a fosse na construção de escolas.
A Escola São Cristóvão, foi feita com o dinheiro das subscrições feitas pelos comerciantes da cidade, e acabou sendo construída pela Associação Comercial com a execução pela firma Bailariny & cia, tendo o imperador assentado a pedra fundamental em 1870 e o prédio ficado pronto em 1872 e doado para as aulas em 1873. Sendo direcionada ao ensino primário de ambos os sexos.
Ela era muito parecida com a Escola São Sebastião, posteriormente chamada de Benjamim Constant, demolida em 1938 para a passagem da Av. Pres. Vargas como toda a Praça XI.
Com o advento da república e sua ânsia por apagar todas as lembranças do Império o seu nome foi mudado para Escola Municipal Gonçalves Dias.
Mas no período Passos, outra época de construções de inúmeras escolas pela cidade, o prédio da Escola São Cristóvão foi reformado, ganhando um segundo andar integral e mais salas de aula, atendendo a demanda que crescia na região.
Nossa foto então mostra o prédio recém reformado, como também um detalhe da amurada do Campo de São Cristóvão, também executada por Passos na sua grande reforma de toda a região.
O prédio está lá até hoje, tendo sido reformado internamente em 1982, onde novos equipamentos e salas de aula foram instalados dentro do histórico prédio sem alterar o exterior.

Comments (6)

jban 26-7-07 8:42 …
Aqui é pá pum !!
linihiro 26-7-07 9:22 …
eh tao lindo ver essas fotos antigas e ver como está dá muita revolta!
uma ótima quinta..
kissu
luiz_o 26-7-07 9:41 …
Realmente suas informações complementam o “post” lá do “Saudades do Rio”.
Outros tempos, em que os governantes preferiam fazer escolas em vez de monumentos inúteis.
edubt 26-7-07 14:02 …
Agora já sei que escola é!
🙂
natureco 27-7-07 7:57 …
Que bom que pelo menos o exterior tá preservado.
Abçs.
Luiz.

7 comentários em “Escola Municipal São Cristóvão/Gonçalves Dias”

  1. estudo la na parte da tarde turma 1803 em 2011 tomara a deus q nesse ano a turma seja a mesma tirando pessoas q não somam na turma

  2. POCHA BOM SABER QUE COLOCARAM FOTO DESSA ESCOLA , QUE E PRA MIM UM EXEMPLO DE ARQUITETURA , ESTUDEI LA EM 91 NA TURMA 503 , ADORARIA REENCONTRAR COM MEUS COLEGAS, E NA EPOCA O Luis Carlos Nunes da Silva, PROFESSOR CARLINHOS TECNICO DO FLAMENGO DEU AULA NESSA ESCOLA, E EU TIVE ESSE PREVILEGIO . PARABENS PELA INICIATIVA

  3. Olá sou professor da E.M Gonçalves Dias, e nesse ano estaremos comemorando os 140 anos de nossa instituição. Como uma das ações, que visam o prolongamento de nossa História e importância para os dias atuais; construimos um blog e pedimos a autorização do autor deste post, para republicá-lo no nosso espaço virtual.
    Estamos unindo forças para juntos com o poder público, iniciativa privada e comunidade vizinha; promover a restauração e conservação de nosso “documento-monumento”.
    Saudações,
    Professor Bruno Guimarães Carvalho

  4. Um dos ditados populares mais falados, é o de que: Aqui acontece coisas que até o diabo duvida. A primeira Escola Municipal do Brasil, talvez, quero crer. Foi a Escola Municipal São Cristovão. Edificada com os recursos doados pelos comerciantes do Rio de Janeiro,para que o Imperador Dom Pedro II, fizesse um monumento em sua homenagem pela vitória na Guerra do Paraguai. O culto Imperador e desprovido de avareza e vaidade. Pede que ao invez de um monumento fosse feito uma Escola. O que fizemos, por mera vaidade política, trocamos o nome da Escola para Gonçalves Dias, com todo respeito a Gonçalves Dias. Mas a mudança foi um desrespeito a um homem que sempre quis o melhor para povo brasileiro e que inclusive morreu no exilo e pobre. Isso é uma mancha, que não se limpa com todo sabão que já fora fabricado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 3 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...