andredecourt's foto van 26-7-07

Escola Municipal São Cristóvão ou Gonçalves Dias

Hoje teremos um post duplo com o amigo Luiz D’arcy que em seu fotolog colocou uma foto do prédio do colégio logo após sua inauguração: http://fotolog.terra.com.br/luizd:858
A Escola Municipal São Cristóvão é uma das famosas Escolas do Imperador, construídas com o dinheiro ou material arrecadado para a construção de um monumento do monarca comemorativo à vitória da Guerra do Paraguai, o qual PII negou a “homenagem” e pediu que toda a verba que seria utilizada na construção deste monumento a fosse na construção de escolas.
A Escola São Cristóvão, foi feita com o dinheiro das subscrições feitas pelos comerciantes da cidade, e acabou sendo construída pela Associação Comercial com a execução pela firma Bailariny & cia, tendo o imperador assentado a pedra fundamental em 1870 e o prédio ficado pronto em 1872 e doado para as aulas em 1873. Sendo direcionada ao ensino primário de ambos os sexos.
Ela era muito parecida com a Escola São Sebastião, posteriormente chamada de Benjamim Constant, demolida em 1938 para a passagem da Av. Pres. Vargas como toda a Praça XI.
Com o advento da república e sua ânsia por apagar todas as lembranças do Império o seu nome foi mudado para Escola Municipal Gonçalves Dias.
Mas no período Passos, outra época de construções de inúmeras escolas pela cidade, o prédio da Escola São Cristóvão foi reformado, ganhando um segundo andar integral e mais salas de aula, atendendo a demanda que crescia na região.
Nossa foto então mostra o prédio recém reformado, como também um detalhe da amurada do Campo de São Cristóvão, também executada por Passos na sua grande reforma de toda a região.
O prédio está lá até hoje, tendo sido reformado internamente em 1982, onde novos equipamentos e salas de aula foram instalados dentro do histórico prédio sem alterar o exterior.

Comments (6)

jban 26-7-07 8:42 …
Aqui é pá pum !!
linihiro 26-7-07 9:22 …
eh tao lindo ver essas fotos antigas e ver como está dá muita revolta!
uma ótima quinta..
kissu
luiz_o 26-7-07 9:41 …
Realmente suas informações complementam o “post” lá do “Saudades do Rio”.
Outros tempos, em que os governantes preferiam fazer escolas em vez de monumentos inúteis.
edubt 26-7-07 14:02 …
Agora já sei que escola é!
🙂
natureco 27-7-07 7:57 …
Que bom que pelo menos o exterior tá preservado.
Abçs.
Luiz.