Praça Serzedelo Correia, anos 50

andredecourt's foto van 13-7-07

Na segunda feira o amigo Luiz D’ colocou uma bela charada em seu fotolog: http://fotolog.terra.com.br/luizd:840

Perguntava o amigo que praça era aquela da fotografia, o que criou debates e especulações, o urbanismo tinha a cara do grande urbanista Azevedo Netto, funcionário da PDF, que elaborou inúmeras praças e jardins em nossa cidade.
Mas os prédios atrás definitivamente não combinavam com diversos logradouros que estavam sendo mencionados, principalmente o grande prédio, com cara de anos 40, sozinho, e nenhuma outra construção de monta ao lado para ajudar os cometaristas.
Depois de ter mencionado um endereço, e logicamente ter errado, fiquei achando que havia algo errado, e fui num dos logradouros apontados, a Praça Serzedelo Correia em Copacabana. De fato o prédio que existe até hoje na esquina da Rua Hilário de Goveia com Av. Copacabana era muito parecido, mas modificações no seu coroamento e esquadrias, não davam exata certeza, além de me perguntar: porque a Igreja do Bonfim com sua torre Neo-Gótica não aparece na imagem ?
Voltando para casa, já à noite, me lembrei dessa foto, que mostra a Praça Serzedelo Correia, e a urbanização feita por Azevedo Netto, no início dos anos 50.
A foto é praticamwnte o angulo inverso da mostrada pelo Luiz, as árvores, com destaque ao pinheiro se encaixam quase perfeitamente, dando certeza absoluta do endereço.
A nossa foto nos mostra a segunda urbanização da Praça Serzedelo Correia, que veio substituir a eclética de 1910, que já tinha sido bastante modificada em quase meio século.
A nova urbanização dava à praça canteiros sinuosos, um simpático laguinho com uma ilha, nova iluminação pública e algumas novas árvores e folhagens.
Ao contrário do lado da Av. Copacabana, a outra face da praça já estava muito parecida com os dias de hoje, embora houvessem casas, inclusive rumo à praia na Rua Hilário de Goveia. Tem destaque o prédio Art-Déco no canto direito da foto, o Ed. Lamberti, um simpático exemplar do estilo no bairro que concentra talvez o maior número de edifícios no estilo Art-Déco, embora muitos estão desfigurados.
A praça, também conhecida como Praça dos Paraíbas, teve mais duas urbanizações até os dias de hoje, fora pequenas reformas, com mudanças de canteiros e retirada e colocação de equipamentos urbanos. E está prestes a ganhar uma nova pequena intervenção para resolver as cicatrizes deixadas pela instalação da unidade provisória do Posto de Saúde de Copacabana quando das obras de construção da estação Siqueira Campos do Metrô.
Agradecemos ao amigo Gilberto Negreiros pelo envio desta foto.

Comments (12)

rock_rj 13-7-07 9:36 …
Espetáculo de registro!
Parece por suas linhas sinuosas com uma das reformas da Eugênio Jardim.
jban 13-7-07 9:41 …
Tem a mesma cara da N.S. da Paz.
caucaia1 13-7-07 9:57 …
Maravilha. Obrigado pela aula.
derani 13-7-07 10:49 …
Que beleza era essa praça!
Hoje está precisando mesmo de umas obras….
tumminelli 13-7-07 11:50 …
Brinquei muito aí!
:-)))
qt ao teu fotolog de comentários, achei meio enrolado. Abre logo uma conta no terra, como eu fiz e mantém os dois.
;-))
 
luiz_o 13-7-07 16:42 …
Fantástica!
As fotos se complementam.
eu_sei_a_verdade 13-7-07 19:02 …
Gostei,
carlaocoelho 15-7-07 21:43 …
Achei que fosse Nossa Senhora da Paz.
carlaocoelho 15-7-07 21:44 …
Existe um pequeno “lago na praça”, não?
clauderio 18-7-07 15:36 …
Estas formas arredondadas que chamamos de “Ameba” é típica da arquitetura dos anos 50. Na decoração esta arquitetura é chamada de “Pé palito”

Um comentário em “Praça Serzedelo Correia, anos 50”

  1. …Marcante a foto!
    Passava junto a tal quando menor. Pois tenha um dentista na esquina da SIQUEIRA CAMPOS COM A MOVIMENTADA COPACABANA.
    Muitos prédios ainda existem.
    Havia uma loja chamada EVELYN na esquina. Além da PLUFT.
    No lado, HOTEL CASTRO ALVES: e no mesmo prédio do dentista uma coisa de nome 90 GRAUS.
    * Chamavam a praça de PRAÇA DOS PARAÍBAS.
    Rodrigo (Porto Alegre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82 + = 91