Copacabana, primeiros dias

andredecourt's foto van 11-7-07

Copacabana nos primeiros dias.

Essa imagem, possivelmente de 1907/10 mostra a região do Leme nos primórdios da ocupação do bairro.
A rua que corta da foto de cima à baixo é a antiga Salvador Correia, hoje Av. Princesa Isabel, por onde vinham os trilhos do ramal de bonde do Túnel Novo. Os trilhos desciam por ela e derivavam em duas direções. Primeiramente rumo à estação de bondes do ponto dos 100 réis, estação principal da Botanical Garden no bairro, na esquina da Praça Malvino Reis com Av. Copacabana. Esse caminho se dava primeiramente pela Rua Buarque ( hoje Min. Viveiros de Castro ), até a Duvivier, onde os trilhos entravam na Barata Ribeiro, Rua Inhangá, até encontrar o leito definitivo da Av. Copacabana.
O outro ramal, partia da esquina da Salvador Correia com Gustavo Sampaio, até a Praça do Vigia, no final do Leme, onde havia uma estação terminal e um restaurante, com rinque de patinação, terrace e brinquedos.
A Av. Copacabana, nessa parte do bairro tinha seu traçado aberto até a Praça 26 de Janeiro, atual Praça do Lido, sendo a partir daí engolida pelo mato, e pouco mais à frente interrompida definivamente pelo Morro do Inhangá, só voltando a ser transitável depois da Rua Inhangá, onde os trilhos de bonde a mantinham aberta até o Arpoador.
Na praça do Lido, ainda não urbanizada, pois só a seria em 1912/13 havia só a solitária casa dos Irmãos Bernardelli, uma das maiores construções da região nessa época.
Como podemos observar, a Av. Atlântica ainda não havia sido construída, apesar de suas obras terem se inciado em 1906 pelas mãos de Pereira Passos, foram abandonadas logo em seguida ainda no seu início, com praticamenten ada construído e muito material de obra e barracões que ficaram abandonados por 4 anos pelo bairro, se estragando. E só retomadas a partir do zero em setembro de 1910.
Continua…

Comments (9)

tumminelli 11-7-07 10:54 …
Ótima!!!
:-)))
cuiabamt 11-7-07 13:17 …
e saudade mesmo! como devia ser bom pegar uma praia nesses dias!!!!
andredecourt 11-7-07 13:41 …
Se vc soubesse nadar bem certamente deveria ser bom, isso também se vc conseguisse flutuar suficientemente com as pesadas roupas de banho da época, de algodão e grossas. Não havia guarda-vidas, nem centros para afogados. Os óbitos por afogamentos eram constantes até 1915 quandos os postos de salva-vidas começaram a ser instalados e em 1917 o posto de “Sauvatage” na Praça do Lido inaugurado sendo o único posto especializado para afogados em todas as praias oceânicas da cidade
jban 11-7-07 14:48 …
Mas isso era o fim do mundo…. boa época para comprar uns terreninhos..
rodperez 11-7-07 17:46 …
era outra cidade
sardentinha_bahh 11-7-07 18:52 …
carambaaa , achei um flog histórico =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 70 = 74