andredecourts foton från 2007-06-19

Hoje teremos um post duplo com o amigo Luiz D’ que em seu flog postou uma foto de crianças brincando nos brinquedos que haviam nas areias de Ipanema: http://fotolog.terra.com.br/luizd:814

Os brinquedos eram apenas um dos elementos da estrutura montada nas areias do bairro, estruturas essas que chegaram até os anos 60, desaparecendo os últimos vestígios quando da reforma do início dos anos 70.
Ao contrário da Av. Atlântica, que foi construída na parte de areia descoberta da praia de Copacabana, pois o bairro já se encontrava loteado, a Av. Vieira Souto e Delfim Moreira foram abertas junto com o loteamento do bairro, sendo bem mais largas e construídas nas dunas, deixando ainda junto à praia uma boa parcela de vegetação.
Não sei por que motivos essa vegetação rapidamente acabou, deixando a orla do bairro desprotegida das águas nas ressacas e da areia que invadia as ruas nos dias de ventania.
Em virtude das constantes reclamações e requerimentos dos moradores do bairro, nos anos 40, na adm. Dodsworth a vegetação de restinga foi recuperada nos trechos degradados, não havendo apenas o replantio da vegetação.
O grande urbanista e arquiteto Azevedo Neto, incluiu nessa recuperação da vegetação um tratamento paisagístico completo, que ainda tinha a finalidade de diversificar o uso da praia e até mesmo faze-la ser frequentada parcialmente à noite.
Então, além das espécies rasteiras, foram plantados coqueiros, bromélias, feitos arranjos com pedras e plantas e instalados equipamentos como iluminação pública, em postes do tipo americano, quiosques de sapê para vendas de bebidas e pequenos lanches, brinquedos e alguns equipamentos de ginástica.
Com isso além de resolver o problema do carreamento de areia par as pistas da Av. Vieira Souto, lembrando que nessa época ainda não havia o calçadão junto à areia, contruído somente nos anos 60, diversificou-se o uso da praia, dando ainda um belo tratamento paisagístico na região.
Hoje nem mais a vegetação existe, só em um pequeno trecho do Posto X é que temos vegetação, que cada ano diminuiu mais, sepultada por inúmeras instalações, como academias de verão, arenas de campeonatos, e shows. Curiosamente junto ao calçadão, praticamente ao lado do Posto X ainda há fincada em uma pedra a placa de inauguração destas instalações, onde os moradores agradecem à administração municipal a reconstituição das dunas e demais melhorias.
Agradecemos ao amigo Gilberto Negreiros pelo envio desta foto

Comments (12)

Lefla 2007-06-19 08:29 …
Ipanema… Adoro passear em Ipanema. Ainda é muito bom andar por lá…
caucaia1 2007-06-19 09:38 …
Quanta saudade me deu esta foto!
Derani 2007-06-19 10:04 …
Governar nessa época, era coisa séria.
A super-população, com o pisoteamento constante da vegetação, deve ter ajudado bastante para o fim da cobertura verde.
Marcelo Almirante 2007-06-19 10:48 …
Imagem inusitada, de uma Ipanema desconhecida.
Show.
photomechanica 2007-06-19 12:28 …
Me lembro vagamente destes quiosques e do banquinhos.
:-)))
tumminelli 2007-06-19 13:39 …
Foto simpaticíssima!!! Adorei!!!
:-)))
essesw cucarachas são umas merdas, enchem o saco com esses spams imbecis!
Luiz D’ 2007-06-19 20:12 …
Excelente foto, André.
A maior concentração desses quiosques era perto do Jardim de Alá.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Rafael Netto 2007-06-19 21:25 …
Acho que qualquer semelhança com os atuais (já velhos) quiosques NÃO é mera coincidência…
gilberto negreiros 2007-06-20 00:01 …
Caro André,
a foto de Ipanema me deu uma tremenda saudade. Os postes que aparecem eram iguais aos da praça do IAPI da Penha, feita pelo Azevedo Neto e que você já mostrou. Atravessei muito essa praça a caminho da escola pública Presidente Eurico Dutra. Ela fica dentro dentro do conjunto, inaugurado em 1949m mais ou menos na época da urbanização da Vieira Souto. Falando em poste, uma dica: a ponte velha da Ilha do Governador está caindo aos pedaços,mas talvez seja o único lugar da cidade onde ainda existem remanescentes dos antigos postes de três (ou eram duas?) lâmpadas e estilo fascista da Avenida Presidente Vargas. Saindo do Fundão, por trás do Hospital Universitário, tem-se uma bela perspectiva da fileira de postes. O ambiente é meio sinistro, mas tem um trailer da PM. O que não é garantia de nada, reconheço. Abraços a todos.
cadumesquita 2007-06-20 02:29 …
queria ter vivido nesse tempo
andredecourt 2007-06-20 10:14 …
Gilberto, na Pres. Vargas se usavam postes de 3 e de um só globo, na ponte velha da Ilha são usados modelos de 2 e um globo.
Outro lugar que podemos ver alguns exemplares ainda funcionando é numa das entradas para o Alto Leblon na rua Gabriel Mufarre, é impressionante que ainda existam 3 desse tipo de poste funcionando em plena Zona Sul em uma rua normal.
Abraços
gilberto negreiros 2007-06-20 23:45 …
André, valeu pela aula.
Abraços