Pois na foto de hoje, outro postal, confirmamos a renovação da cidade mesmo nos imóveis não atingidos diretamente pelo “bota abaixo”. Aqui nosso fotógrafo está no mesmo lugar, mas um pouco mais baixo, certamente ele estava numa das janelas do prédio eclético da esquina da Rua da Carioca com o Largo da Carioca, onde funcionou por muitos anos o jornal Correio da Manhã, e que foi praticamente todo demolido quando das obras do Metrô.
Alguns anos se passaram, os oitis já deixaram de ser mudas, a iluminacão à gás já foi substituída por elétrica, e os carroções e tiburis da foto de ontem cederam lugar a camihõezinhos e automóveis e as linhas de bonde ganharam nova bitola e ficaram duplas em todo o trajeto.
Mas, em termos de tempo nem dez anos se passaram entre uma foto e outra, mas tempo suficiente para os vestígios coloniais desaparecerem por completo deste cenário. O pequeno conjunto colonial que resistiu a todas as modificações urbanas da região, não resistiu a modernização imobiliária. Em seu lugar se ergueu um prédio eclético, com todos os seus elementos típicos, que se enquadrava perfeitamente com seus vizinhos, e formava um conjunto harmonioso e homogêneo.
Mas em menos de 30 anos com o advento do concreto armado o cenário se modificou com a demolição dos prédios à esquerda, localizados na esquina das ruas Uruguaiana e Gonçalves Dias já nos anos 30/40, prédios esses que também já desapareceram, substituídos por enormes arranha-céus, sendo o último terminado nos anos 80 e abrigando o Citybank
Comments (8)
E lá no fundo a Cadeia, hoje o Palácio Tiradentes.
Cheguei à pegar o quarteira aí da direita, práticamente intaco, como está na foto… isso acho que início dos anos 70/ final dos 60.
Era mais “aconchegante”, não o vazio que é hoje e que tentam cobrir com vegetação e camelôs.
O que aconteceu aí foi uma devastação.
Eu tambem alcancei muitos destes predios, verdadeiras obras de arte,fico imaginando como seria hoje, estas fachadas pintadas e arrumadas como em São J. Del Rei e Tiradentes,fico triste ao ver na Rua Camerino,verdadeiros monumentos históricos abandonados e invadidos.
gostei da foto :b
Naquele tempo tínhamos mais verde no centro do Rio…