andredecourt's photo from 4/10/07

Ontem o amigo Luiz D’ em seu flog Saudades do Rio ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:736 ), postou imagens da construção do conjunto viário feito na altura do Corte do Cantagalo que definitivamente dava a Lagoa seu novo status, de ser a rótula de distribuição do tráfego da Zona Sul, após a conclusão do Túnel Rebouças.

Mas antes de suas pistas serem unidas, duplicadas, receberem obras viárias para ligá-las ao sistema viário de outros bairros o movimento das Av. Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros era mínimo, o que dava o local um ar de bucolismo.
A parte de Ipanema contava apenas com uma larga pista, de mão e contramão, ladeada de um lado por largas calçadas ajardinadas e pelo outro de um pequeno passeio de saibro com grandes casuarinas. O cenário ainda era completado em vários pontos por pequenas praias de areia branca, restos das dunas que formavam a restinga onde Ipanema foi urbanizada. Uma das prainhas mais famosas era a que ficava defronte ao Bar Lagoa.
Aproveitando o gancho dado ontem pelo Luiz, vou ao álbum de família e coloco uma foto da calma Lagoa ainda nos anos 50.
Minhas irmãs brincam num gramado dos jardins da calçada no trecho entre as Ruas Montenegro e Gãstão Bahiana, mesmo na foto que foca a brincadeira das crianças percebemos a calma do local e a presença de poucos automóveis.
No fundo vemos o esqueleto do hospital nunca concluído, que já não aparece nas fotos do Luiz, pois ele foi demolido no final dos anos 60 e em seu lugar no início dos 70 construído um condomínio residencial para a classe média com 2 blocos.
Foto: Album de Família

Comments (7)

caucaia1 4/10/07 9:02 AM …
Maravilha de lembrança.
derani 4/10/07 10:01 AM …
Trânsito de veículos quase zero!
edubt 4/10/07 10:47 AM …
E vc não falou ali do poste? Tá doente!!!
Francamente!
:-)))))))
natureco 4/10/07 11:58 AM …
André, você tem fotos antigas do Museu do Índio ao lado do Maracanã. Eu soube que alí já foi um antigo jockey!
andredecourt 4/10/07 12:06 PM …
Luiz, o prédio em si era a sede da Escola de Veterinária do Exécrcito e também embrião da Faculdade Nacional de Veterinária hoje da Universidade Rural.
O prado do Derby Club, ocupava a área do estádio do Maracanã
Luiz D’ 4/10/07 12:44 PM …
Esta era a minha quadra (e a do Jaymelac)!
Bons tempos.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
jaymelac 4/10/07 1:57 PM …
Anos dourados!
Re: Os rodesianos o são pela metade: a mãe é uma Golden Retriever, mas o sangue paterno pesou mais, e prevalece até no comportamento singular dessa raça. Latem pouco, agem em matilha e correm muito. Como são muito grandes, necessitaram de um adestrador, que os vêm educando…
Gostaria de ver a Vejinha. Acho que a gente se encontra na 4ª, Certo?
Abraços!