andredecourt's Foto von 30.03.07

A aérea desta sexta feira é especial, hoje teremos uma das famosas provas de postais do Sr. Carlos Cattoi, que sempre surpreendem pela sua nitidez.
Nosso fotógrafo estava no topo do Pão de Açúcar e mirava com a sua máquina a Zona Sul da cidade, a época da foto é 1918/19 a mesma das outras “provas” da sua pequena coleção, na realidade deixadas pelo seu sogro que trabalhava numa gráfica e era o responsável pelos retoques e legendas dos postais. Que por isso eram grandes fotos, que depois deveriam ser por algum processo copiadas com as alterações e reduzidas.
Logo à esquerda inferior temos a Praia Vermelha, com o urbanismo ainda deixado pela Expo de 1908, alguns pavilhões ainda estão de pé, como o enorme pergulato que unia os dois restaurantes.
Indo para a direita, temos o topo do Morro da Urca, com as duas estações e mirantes, tudo muito diferente de hoje, e por de trás a região que é conhecida hoje como Lauro Muller, com a sua fábrica ainda de pé. E atrás vemos uma das entradas para o Bairro de Copacabana totalmente diferente de hoje.
Temos também o campo do Botafogo ainda sem nenhuma benfeitoria, pois o clube ainda estava arrendatário do seu campo faziam apenas 6 anos, na vigência do primeiro contrato, longe do aforamento definitivo, logo atrás do campo o Educandário Santa Therezinha se mostra imponente, e sua proprietária a Santa Casa de Misericórdia sequer imagina que um dia teria que vende-lo por dificuldades financeiras, 90 anos no futuro.
Temos também uma bela vista do conjunto da Praia da Saudade, Hospício Pedro Segundo, e do contorno do Morro do Pasmado pela Avenida Pasteur ainda no seu traçado criado na era Passos.
Na parte direita inferior, temos a bela Enseada de Botafogo, com os Pavilhões Mourisco e de Regatas e um bairro totalmente horizontal e com a área da região por de trás da Rua Assunção ainda tomada pela gigantesca pedreira que ali havia.
De brinde fechando o horizonte, entre a Serra da Tijuca e o Morro São João uma nesga da Lagoa.
Acervo Carlos Cattoi.

Comments (11)

rock_rj 30.03.07 12:07 …
Espetáculo de foto!
Luiz D’ 30.03.07 12:57 …
Cidade linha, ainda mais nesta época.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
edubt 30.03.07 13:04 …
Sem favelas, sem devastação das encostas…
🙂
js 30.03.07 13:49 …
Belissima foto,1908 tempo que a politica estava ainda fresquinha, havia respeito as leis, ao contrário de hoje,onde leza pátria é coisa banal,onde a lei proteje o invasor de propriedade e facilita a proliferação de favelas.
Alberto de Otero. 30.03.07 14:35 …
Poxa…Mesmo sendo fotógrafo me surpreendo com a nitidez da foto,para a época em que foi feita está espetacular!
rouen_photos 30.03.07 16:35 …
André, sua resposta sobre o ar condicionado do Ed. Pimentel Duarte foi editada .
caucaia1 30.03.07 17:24 …
Uma bela foto, nítida, bom contraste, e…..um tremendo contraste com o que existe aí hoje.
Rafael Netto 30.03.07 19:29 …
Belo retorno dos postais da Coleção Cattoi, fazia tempo que não apareciam.
Agora aguardemos as ampliações…
PS: eu não entendo porque “assucar” virou “açúcar”, porque vem do árabe “as-sukr”, aquele cê cedilha entrou ali de gaiato.
dai_melop 30.03.07 23:01 …
numa hora dessas eu penso:
se tivessem inventado a photographia bem antes ..qtos registros do Brasil mais antigo nós teríamos!
imagina !!!
PS: tenho a mesma dúvida do /Rafael Netto .. o.O
Ah .. a photo é linda, claro!
bom finds 😉
SHALOM
=]
g_s 31.03.07 13:48 …
Na época dava pra ver um pouco da Lagoa do Pão de Açúcar…
Lugar que, hoje, não é mais lagoa….