Como já vemos a Urca aterrada, mas ainda não ocupada podemos dar para essa foto a metade dos anos 20.
A Praia Vermelha ainda é bloqueada pelo prédio da antiga Escola de Cadetes, Pavilhão das Indústrias da Expo de 1908 e 3 RI, sendo nessa época ocupado por esse último e fechava totalmente o acesso da praia, a parte inicial da Urca estava bem ocupada, com casas e com prédios imponentes, alguns sobreviventes da expo de 1908, outros recém inaugurados como a Faculdade Nacional de Medicina e outro muito anterior o velho Hospício P II. A Praia da Saudade ainda mantem um litoral próximo do seu original, não percebemos nenhum dos aterros que foram feitos pelo Yatch Club ao londo dos anos.
O Quadrado da Urca, personagem de post’s aqui no flog se mostra muito visível, e já cercado de um bom número de casas. Na região da Av. Pasteur o litoral ainda acompanha os contornos da era Passos, nos dando uma boa idéia como o Morro do Pasmado mergulhava nas águas da Enseada de Botafogo, norro esse ainda sem a favela e coberto de vegetação. Na beira d’água vemos a chaminé da elevatória da City, com um cais de atracação e mais ao lado as instalações do Guanabara e da sede náutica do Botafogo.
Do outro lado do morro é visível o campo de Gal. Severiano, ainda sem muitas benfeitorias, como também a grande construção oitocentista do Educandário Santa Therezinha.
De resto vemos um Bairro de Botafogo muito ocupado mas totalmente horizontal, que nos permite ver o traçado de suas ruas.
No fundo da foto, após o Pão de Açucar vemos duas praias oceânicas de Niterói aparentemente Piratininga e Itaipú, totalmente virgens.
Foto da coleção de Francisco Patrício.
Comments (20)
Saudades do passado! Nessa época o Rio ainda era a cidade maravilhosa, cheia de encantos mil.
POSSO GARANTIR A VIRGINDADE DE PIRATININGA ATE 66 PORQUE DEPOIS DESSE ANO DESCOBRI ITAIPUASSU E NAO ACAMPEI MAIS ALI…ERA LINDO,DURANTE OS DIAS DE CARNAVAL FUGIR DO RIO E OUVIR LA DE LONGE OS GRITOS E BATUQUES DA ORGIA.EM VOLTA DA FOGUEIRA NA AREIA BRANQUINHA…NEMHUMA CASA,SO PEDRAS E MAR…E EU ALI COMO UM SELVAGEM!!!!!
Espetáculo de foto!
A Sociedade Anônima Empresa Urca recebeu da Prefeitura o domínio útil dos terrenos criados com o aterro do mar até o cais, em troca da Pedreira explorada por Domingos Fernandes Pinto (o nome da ponte).
Essa eu queria em alta…
Excelente foto de um dos cantinhos mais bonitos do Rio.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
André ! Manda em alta prá Milú ! Esse negócio pega !
André,
Na ordem as praias de Niterói que aparecem são:
Piratininga, Camboinhas e Itaipú.
Milagre tanta visibilidade em foto tão antiga!
Fantástico !
Que saudades de Niterói. Quando por lá morava todo domingo ia para Piratininga, a minha preferida.Lá escalava as pedras para alcançar um recanto paradisíaco. Audácia que hoje não repetiria, devido ao perigo de cair no mar sem saber nadar.Jovem faz cada loucura, mas valeu a pena.
Será que isso procede ? Não me parece correto.
A imagem é sensacional. A região sofreu muito com os aterros do Iate e da região do Mourisco. Até hoje é uma terra meio que de ninguém.
Besitoooos.
Por esta foto podemos observar que o Pão de Açucar em epocas remotas teria sido uma ilha.
André, os meus problemas não foram os contratos ruins, a teimosia e o ego, o problema era assistencia técnica aos pneus que era feita por um barrigudo que via mais fotos do Rio de Janeiro do que o manômetro.
Obrigado andré, meus olhos se encheram d’agua.