Posto de saúde João Barros Barreto, pátio central, anos 40

andredecourt's foto van 15-3-07

Anos 40

Médicos, enfermeiras, crianças e mães possam para a eternidade no pátio do Posto de Saúde João Barros Barreto em Copacabana.
A foto talvez seja uma comemoração do sucesso do de alguma campanha de acompanhamento pediátrico ou até mesmo de pré-natal, pois todas as criaças tem a mesma idade aproximadamente. A foto também mistura democraticamente mães e crianças da região do Posto IV e V com mães da Ladeira dos Tabajaras e Villa Rica.
Infelizmente o cenário da foto não existe mais, e poucos anos depois já estaria modificado com a abertura do trecho superior da Rua Figueiredo de Magalhães nos anos 50, que demoliria muitas casas na vila que depois se transformou na rua Tenreiro Aranha.
O posto de Cobacana como é conhecido foi instalado adaptando-se partes de um velho distrito de limpeza urbana, que ocupava praticamente todo o estreito quarteirão entre as ruas Siqueira Campos, Tonelero, Tenreiro Aranha e a Figueiredo de Magalhães, nessa época ainda não aberta.
Com o tempo o distrito de limpeza pública foi sendo divido, primeiro para a unidade de saúde, depois para a conservação urbana ( no outro extremo do terreno ) e posteriromente com a inauguração de novas instalações da Conlurb junto ao túnel Major Rubens Vaz na rua Pompeu Loreiro nos anos 60, para o 19 BPM ( na parte central ).
Com a construção da Estação Siqueira Campos do Metrô, toda a área se modificou, o terreno do velho distrito de limpeza engloba hoje a estação do Metrô, e onde era a Rua Tenreiro Aranha, foram construídos o novo posto de Saúde e o novo Batalhão, não sem muita briga por parte dos moradores, onde ficava a velha Rua Tenreiro Aranha.
Até hoje a região está mal resolvida, pois o poder estadal ainda tenta especular imobiliariamente com a superfície da Estação Siqueira Campos, o que é sempre obstado pelos moradores do bairro.

Comments (12)

rouen_photos 15-3-07 9:41 …
Vc é aquele da direita na 3ª fila a esquerda ?
edubt 15-3-07 10:02 …
Um amigo morou na tenrreiro Aranha desde o nascimeto. Lembro do pequeno distrito da Comlurb que lá havia, já na saida para a Figueredo.
Qt ao posto de saúde, como toda ou a maioria das crianças, odiava ir lá na época de vacinação.
:-))
andredecourt 15-3-07 10:10 …
Roberto, na nossa época o distrito da CONLURB ficava virado para os lados da Siqueira !!!
alo_helo 15-3-07 10:10 …
Muita criança mesmo.
Na parte de trás, casas e árvores, maravilha!!
edubt 15-3-07 10:28 …
Isso, Siqueira, isso mesmo. Escrevi uma coisa pensando em outra. Porr@, que perigo isso!!!!
Derani 15-3-07 11:29 …
Posto de saúde… uma das únicas coisas que ainda funciona no Rio
Lefla 15-3-07 12:28 …
Eu gostava de vacinações. Depois ganhávamos sorvete, e isso não era todo dia.
Luiz D’ 15-3-07 12:44 …
Na década de 50 era freqüentador assíduo deste simpático posto de vacinação.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
uirah 15-3-07 15:15 …
q foto!!
natureco 15-3-07 15:59 …
Assim que abri a foto, fui logo reparando nos casarões lá atrás…
André, no filme “Os dois ladrões” da Atlântida, tem um casarão em estilo gótico que gostaria de saber se ainda existe. Vou te enviar a foto em breve.
rouen_photos 16-3-07 6:52 …
M. Decourt o “périplo da estátua Miguel Couto” vai demorar pois vai nos fazer dar uma volta por uma área da Praia de Botafogo de novo e outra vez.
Rafael Netto 16-3-07 7:33 …
A construção dos prédios do 19 BPM e do posto de saúde mostra que com um pouco de bom senso a Tenreiro Aranha podia ter sido preservada, e o posto de saúde e o batalhão reconstruídos sobre a estação. Mas aí não ia dar pra “especular imobiliarmente”, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + = 16