Ainda é comum ler e ouvir sobre linhas de bondes circulando pela Av. Central, sabemos que isso não é correto, pois a bela avenida da Belle Époque nunca teve o tráfego de carris em seu traçado. Os bondes apenas cruzavam seu leito em algumas ruas e os veículos de passageiros que nela transitavam eram os ônibus elétricos da Light e posteriormente os a gasolina da Viação Excelssior.
Mas houve um período que carris circularam pela nova avenida….
Durante as obras de construção da avenida o uso de novas tecnologias foi empregado, uma delas foi a luz elétrica, presente nos postes centrais desde a época da abertura do eixo, onde luminárias a arco voltáico eram penduradas em postes de madeira. A energia elétrica também movia pequenas composições de carris para o transporte de material.
Aproveitando essas linhas, logo após a união das duas frentes de trabalho e a implantação de um eixo direto da Prainha ao Passeio pelo meio das ruínas da cidade colonial, foi implantada uma linha de bondes, provisória, e que fazia essa ligação, certamente como intuito de mostrar as obras, mas também possivelmente para aliviar o tráfego de carris, pois nessa mesma época todas as principais ruas do Centro, e por onde os bondes passavam estavam sendo também viradas de cabeça para baixo, como a Uruguaiana e 7 de Setembro.
A foto nos mostra a cerimônia de inauguração do serviço, vários bondes transportando autoridades e convidados cruzam o que seria a futura Av. Central mais ou menos no trecho onde hoje temos o prédio da Caixa Econômica e o Marquês de Herval, alguns sobrados da velha Rua da Ajuda ainda estão de pé e no fundo o Morro do Castelo começa a ter as suas encostas recortadas.
Amanhã continua…….
Comments (10)
Essa é inédita!!! As casas parecem ruínas…
Parece que foi tudo bombardeado.
Toda vez que passo aqui, é uma aula de história! Eu recomendaria este flog para todos os guias de turismo e amantes da cidade.
abraços
Parece uma cidade do velho oeste.
Devia ser uma poeirada danada… as autoridades devem ter ficado com os ternos de casimira branquinhos…
Excelente foto, inédita, mostrando um cenário de terra arrasada.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
CARACA!!! Que foto!!! nela ainda aparece a parte do morro,que antes de ser cortado para passagem da avenida, ia até junto ao Convento da Ajuda. Ainda se pode ver o velho casarão se não me engano “Casa do Tesouro” na ponta do morro.
Que lambança !!!! Imagino a oposição que o Pereira Passos enfrentou quando começaram as demolições e a cidade virou de cabeça para baixo.
Pois essa nunca me ocorrera, e veja que era só ter tido uma atenção maior na observação das fotos da época.
Parabéns, excelente foto. Que ano deveria ser, 1901/2?