Largo do Capim, início do séc XX

andredecourts foton från 2007-02-09

Largo do Capim, início do séc XX. O Largo do Capim abrigou por muitos anos um instrumento de penalização da Justiça Criminal chamado FORCA, tendo por isso o nome de Largo da Forca durante boa parte do período colonial.

Ele não existe mais, pois ficava entre as Ruas Gal Câmara e São Pedro, margeado pela Rua dos Andradas. Tendo essa parte da cidade desaparecido com a construção da Av. Pres. Vargas.
Seria bom que o velho largo ainda estivesse de pé, como a justiça ainda o usasse contra essa legião de jovens, covardes, drogados, incentivados por ” músicas” violentas e sexistas, que são em sua maioria divulgadas por uma organização a qual seu do dono faz parte da IURD…
Jovens que não tem nada a perder e que não tem mais correição, que não acreditam no estado nem em sociedade, que tem como ídolos outros um pouco mais velhos que eles, mas tão iguais quanto. E que deveriam ser desacreditados e perderem seus status de cidadão, deixando de ser um estorvo para a humanidade, e principalmente para não gerarem mais jovens, covardes, drogados, incentivados ……………
Enquanto a polícia bate cabeça, as ONG’s pedem paz, certamente conclamando a sociedade a se metamorfosear em patinhos de galeiras de tiro ao alvo, as pessoas comuns se escondem e se acovardam. É mais do que passada a hora do cidadão comum reagir, na capacidade de cada um !
É chegada a hora de se discutir a Execução Penal nesse país, pois o atual modelo afundou faz tempo !

Comments (31)

pedro fontes 2007-02-09 07:08 …
Calma André… Estou certo de que compartilhamos a mesma indignação quanto aos motivos expostos, mas se perdermos as estribeiras ficamos sem referências, e pior, deixamos de ser a referência para as pequenas pessoas que necessitam de farol.
Não tem outra saída que não a educação, a retirada do poder das mãos destes que aí estão (mídia, money) e o aprendizado da história. É só isso.
um abraço
natureco 2007-02-09 07:13 …
Concordo plenamente com seu texto André!!
Abçs.
Luiz.
luizaitaly 2007-02-09 07:22 …
Saudades do Rio!! Boa sexta!
mauro 2007-02-09 07:33 …
triste mas é verdade e para começar deveria-se mudar as leis para se colocar políticos terroristas na prisão??por exemplo esse casal de terroristas que deixaram em nome de Deus o RJ do jeito q esta? E os outros tantos q roubam cada dia o dinheiro do hospital e da educação que ocuparia esses garotos com bons costumes e não a realidade que a eles se impõe…não seriamos muito diferentes deles na mesma situação…Salvo os verdadeiramente honestos!político ladrão deveria sim ir para a cadeia…essas pessoas são inimigas de toda a população e são os verdadeiros inimigos que criam a bestialidade que assola o país;;;Gostaria é de ver uma milícia de bons políticos tomar conta do lugar deles;;;
jban 2007-02-09 08:14 …
A verdade é que a pena capital não reduz a criminalidade, e somado a isso temos uma justiça incompetente, preguiçosa e corrupta. Imaginem a quantidade de inocentes sendo executados…
A solução de curto prazo é por a polícia para trabalhar ! São uma cambada de vagabundos como a grande maioria dos funcionários e servidores públicos.
A solução de médio prazo é fazer este país decolar e reduzir as desigualdades gritantes
A solução de longo prazo é educar, educar, educar, educar, educar.. e quando estivermos bem cansados, continuarmos a educar, educar, educar… Não é asim que fazemos com os nossos filhos ?
Lefla 2007-02-09 08:31 …
Pode não reduzir a criminalidade, a pena capital. Mas livra a sociedade de monstros irrecuperáveis e que comem e bebem às nossas custas, por toda a vida. Vida deles que respeitamos, quando a nossa não vale nada. A pena capital é medida extrema. Para pessoas extremas. Não se pode arrastar uma criança de 6 anos por vários quilômetros e, com 16 anos, estar fora da cadeia em 2. É desumano, injusto, insultante e humilhante para toda a sociedade. Desigualdade social não gera monstros, vamos acabar com esse mito. Monstro é monstro, e tem em todo lugar. Esse papo de que pobre é assassino porque é pobre é preconceituoso e não leva a lugar algum.
Lefla 2007-02-09 08:34 …
Vcs acham, sinceramente, que a educação dará jeito nesses caras e nesse tipo de caráter (que, repito, está em todas as classes sociais)? O que vcs querem? Que a gente sinta pena dos coitadinhos que não tiveram educação e – POR ISSO – arrastaram uma criança pelo asfalto… Francamente, essa argumentação ela já não tem mais sentido algum. Não faz pena a ninguém, porque não tem relação o Lé com o Cré.
mauro 2007-02-09 08:56 …
lefla não só vivem as nossas custas como ainda votamos nêles…
rock_rj 2007-02-09 09:15 …
Concordo plenamente André, deveria haver uma execução sumária para certos tipos de crime, sem apelação.
jban 2007-02-09 09:36 …
Lefla,
Mas você não entendeu nada do que eu disse… pelamordedeus. Vai lá e leia de novo.
abs !
[email protected] 2007-02-09 09:39 …
Andre,
Maravilhosa foto e excelente texto.
Precisamos parar com essa palhaçada de chamar bandidos que têm menos de 18 anos de “menor”.
Precisamos parar com isso de “calma, não podemos perder a cabeça”…
Como você disse temos mais é que reagir, parar de ter medinho… Se tivermos condições, vamos reagir sim. Exatamente para não “perdermos a cabeça”.
Esses menorzinhos (geralmente, fisicamente iguais a qualquer homem adulto), tão criancinhas, tão nenezinhos tadinhos… fazem todo tipo de brutalidade com todo mundo e, se pegos, vão para o larzinho de proteção às criancinhas e adolescentezinhos. Logo depois já estão nas ruas cometendo crimes outra vez.
Mas, não se preocupem, logo logo uma ONG vai armar uma nova passeata (todos de camisa branca, viu?) e depois vão se dar as mãos e dar um grande abraço em qualquer lugar do Rio e aí sim, vão acabar com a brutalidade, vai ficar todo mundo bonzinho…
Continua nessa luta André; tenho certeza que não lhe faltará apoio.
andredecourt 2007-02-09 10:17 …
Pessoal Execução Penal, não é execução propriamente dita, mas sim o meio de como as penas são aplicadas e seus benefícios e obrigações do detento.
A Pena de Morte é a última instância a ser usada, mas infelizmente acho que seu instituto tem que existir, mas o mais importante é o detento trabalhar, dos trabalhos sociais para crimes de baixa ofensa à sociedade à trabalhos forçados e pesados para os presos quase irrecuperáveis. Aos irrecuperáveis, primeiro a “super max” privada, e perpétua, aos monstros a morte mesmo, pois quem é monstro nunca deixa de ser.
Luís Felipe 2007-02-09 16:06 …
Pena de morte já !!
Execução penal já !!!
Concordo com tudo q vc falou, André !
Já passou da hora !!
Temos q reagir !
Se tivesse uma Praça da Forca, um pelourinho, seria um anteparo para a barbárie !
Nós , os cidadãos comuns, é que somos os condenados!
condenados a sair na rua e ficar com medo ! sem saber se vamos voltar ! sem saber se nossos filhos não vão ser estraçalhados !
esses animais não são seres humanos !! são bestas malignas !! tem q ser extirpados !!
A sociedade tem que exigir plebiscito para pena de Morte JÁ!! Caso contrário, NÓS é que estaremos ( e já estamos !) sob a execução dessa pena !!
js 2007-02-09 17:01 …
Largo do Capim,Onde os politicos e os doutores da lei deveriam comer.Uma vez publiquei minha indignação e torno a faze-la. Falta inteligência na administração publica. Que paiz é este onde formandos de nivel superior vendem enciclopédias para sobreviver,onde a produtividade é embargada por fiscais,onde se exige e não se orienta,onde não se oferece o mínimo de oportunidade. Temos um efetivo de 44.000 PMs mais 4.000 G. Municipais; Daria um policial para cada rua,e no entando tragedias acontecem e desfilam por 7 km estarrecendo a população que assiste horrorizada e sem ser percebida por sequer um policial.LAMENTAVEL,André desculpe sair do foco, estou tão indignado quanto voces.
caucaia1 2007-02-09 22:41 …
Gostei do texto. Aperta onde deve.
afranio@ 2007-02-09 22:50 …
André,
Concordo plenamente com seu posicionamento. Para criminosos regime fechado e trabalho pesado em benefício à sociedade. Agora para esses monstros,criaturas perniciosas à sociedade, pena de morte. Quantas lágrimas esses vermes que mataram o menino fizeram derramar. Lágrimas de uma família inteira destruida pela dor, lágrimas de parentes, amigos, vizinhos, até de pessoas que pela profissão são acostumadas a cenas de horror, como reporteres e policiais, choraram. Inclusive eu e minha esposa emocionamo-nos ao imaginarmos a dor dos pais desse menino.
Rafael Netto 2007-02-10 06:41 …
Voltando ao assunto da foto, alguém identifica as ruas? Se o largo ficava “dentro” da atual Presidente Vargas e cortado pela Andradas, a foto foi tirada olhando para a Saara, com a Andradas à esquerda, já que não há rua continuando do lado direito. As casas ao fundo estariam na rua General Câmara.
/andredecourt 2007-02-10 07:48 …
Rafael a foto é tirada tendo a Rua dos Andradas ali na extrema esquera, o que indica que a rua que vemos lá do outro lado do largo seja a de São Pedro.
linda_girouard 2007-02-10 13:17 …
SUPER !
Rafael Netto 2007-02-10 14:21 …
Então o largo era entre a Andradas e a Uruguaiana?
Fernando 2007-02-10 14:47 …
Ao lixo com essas ONGs ridículas que sob a alegação de “direitos humanos” defendem criminosos. Estou farto disso. Estamos, eu acho. Algo muito sério se avizinha. É só decodificar os sinais.
Alberto de Otero. 2007-02-11 02:02 …
Eu acho que a pena de morte,no caso do garotinho é a aplicação mais justa da lei,gostaria de ver aqueles merdas serem acorrentados a um trem e o maquinista perguntar: “Pra onde eu os levo?” Eu responderia:”Pro Inferno!!!”
Da mesma forma que eu gostaria de ver o Pimenta Neves condenado à morte e claro que a Suzane também!Pois a morte da namorada dele foi um crime premeditado e covarde!E a dos pais dela pior ainda!
Pena de morte sim,aprovo,desde que seja para todas as classes! Se for pra aprovar uma pena que só seja aplicada aos pobres eu já acho algo tão estúpido que nem deve ser cogitado!
mauro 2007-02-11 08:02 …
vc já pensou qta grana o Pimenta pagou para um juiz corrupto para estar em liberdade depois de ser assassino confésso????Esta tudo apodrecendo no Brasil…pena de morte para bacana,para juiz,para advogado,para politicos e afins q ajeitaram as leis para eles mesmos???Vc já pensou pena de morte para filhinho de papai???Basta ver a atrocidade daqueles meninos de brasília com o indío???Mas era só um indio e os meninos eram bacanas…quer dizer crime hediondo só pratica pobre….essa é a mentalidade na verdade ninguem é pobre no Brasil onde educação é dar bom dia e boa tarde??.
maklixto 2007-02-11 08:40 …
Oi André,
Muito bacana para quem adora história teu fotolog, principalmente por poder ver serretratado o chamado ‘Rio Antigo’.
Infelizmente a pauta da semana é esse crime estupidemnte brutal em nossa cidade.
Estou te add!!
Beijos!!
eu 2007-02-11 16:58 …
Quero ver é colocar rico e politico nessa forca.
Criticar quem nunca teve nada é facil, agora quem tem dinheiro e poder nãó é lembrado pela midia.
Em quanto um pivete rouba e mata algumas pessoas, os politicos com seu roubalheira mata um Estado e um Pais inteiro, e acaba ano e entra ano sempre a mesma merda.
Pior de tudo que sao caras maduros que nao tem vergonha na cara, imagina esse jovens que nao tem esperança nenhuma na vida.
Conclusão: O cancer da sociedade vem do alto escalao, os ricos e os politicos
Rafael Netto 2007-02-11 17:08 …
“Estou te add” ?!
Que língua é essa ?!
rodperez 2007-02-12 08:43 …
chega de mortes.

Um comentário em “Largo do Capim, início do séc XX”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =