Av. Pres. Vargas, início dos anos 60

andredecourt's photo de 19/12/06

Av. Pres. Vargas início dos anos 60.

Nessa foto da Av. Pres. Vargas do início dos anos 60, final dos 50 podemos ver que anos após a sua construção a Av. Pres Vargas ainda era uma via totalmente anacrônica ao tecido urbano por ela cortado.
Dos prédios previstos para dominar toda a avenida podemos ver que por exemplo do lado direito da foto as novas construções não chegam a Rua Uruguaiana, do lado esquerdo as novas construções avançam um pouco mais.
Até hoje há um enorme vazio do lado das pistas sentido Centro, terrenos vazios junto ao SAARA, abrigam apenas estacionamentos e feias cicatrizes, são terrenos públicos, muitos ainda resultantes das desapropriações da natimorta Av. Norte Sul e que certamente acabaram passando para entes estatais, que nunca fizeram nada. Ainda agravado pelo PA que teria que ser respeitado inviabilizando construções.
Certamente se na época de ocupação da Av. Pres. Vargas tivesse havido uma moratória de construções em outros endereços mais valorizados do Centro como Av. Rio Branco e trechos da Rua do Ouvidor a Av. Pres. Vargas de hoje seria diferente do grande vazio urbano que ela é até hoje !

Comments (8)

natureco 19/12/06 08:19 …
André, sobre a foto anterior, eu olhei pelo Google Earth e acho que o fortin ainda está lá, só que tomado pelo mato (ou mata). Se um dia conseguir visitar o local me avisa.
Sobre a foto de hoje, me lembro de alguns anos atrás ainda sobrarem alguns poucos prédios lá perto da prefeitura.
P.s. Aquela fábrica da UFE na Av. Brasil ainda funciona?
Abçs.
Luiz.
Waldenir 19/12/06 08:41 …
Bom dia, André.
Desde então, os prédios avançaram um pouco mais,principalmente no sentido Zona Norte,onde a ocupação vai até o Ministério do Exército.
Mas o lado oposto ainda exibia sobrados ecléticos do século anterior,mais tarde substituídos em boa parte pelo camelódromo e pelos estacionamentos.
Apesar da falta evidente de proporção entre aqueles e a avenida,teria sido melhor se tivessem sobrevivido.
http://www.onemillion-companies.com 19/12/06 10:30 …
http://www.onemillion-companies.com
Luiz D’ 19/12/06 11:05 …
Acho que ontem teve comemoração de fim de ano para o André.
O texto está meio assim “a Av. Pres Vargas ainda era uma via totalmente anacrônica o tecido urbano por ela cortado” ou “na época de ocupação da Av. Pres. Vargas tivesse havido uma moratória de construções em outros endereços mais valorizados do Centro como Av. Pres. Vargas e trechos da Rua do Ouvidor a Av. Pres. Vargas de hoje seria diferente do grande vazio urbano que ela é até hoje”…
jornalistabr 19/12/06 14:09 …
Amigao,
Gostei de te ver no RJTV!!!!
Abraços
Antolog 19/12/06 19:18 …
É claro que muita coisa deixou de ser feita, mas aos poucos estão construindo alguns imóveis, mesmo que espaçados. Inclusive estão construindo um empreendimento que parece que será um shopping.
Quanto a UFE, acredito que ainda funcione, mas num ritmo muito pequeno, pois não se sente mais aquele cheiro que era caracterítico na região.
desirée 19/12/06 19:27 …
o flog esta mt legal.
bem selecionada suas fotos
andreleblon 20/12/06 01:36 …
bom dia!
parabéns!
o seu fotolog continua extraordinário.
quanto a essa avenida, eu acho que nunca vi uma avenida “central” de uma cidade tão feia como essa, é um horror e quando passo por ela fico imaginando quantos prédios lindos foram destruídos em prol desse espaço aberto horrível.
e ao nos afastarmos um quarteirão dela , na maioria das vezes nos deparamos com prédios maravilhosos e quarteiroes bem aprazíveis.

Um comentário em “Av. Pres. Vargas, início dos anos 60”

  1. A UFE ainda funciona, possuindo hoje 380 colaboradores, foi comprada em dezembro de 2008, por uma empresa de SAO no ramo saboeiro da marca URCA, hoje faz parte do GRUPO GTEX, que compoe 05 unidades no Brasil, em SAO fica a matriz do qual temos as filliais no RIO, MARANHÃO, RECIFE e CUIABA.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 52 = 60