Acreditem se quiser essa casa e esse lugar são em Copacabana.
A casa em questão era a residência do Min. Jacques Singery, construída na segunda metade dos anos 30, com projeto do arquiteto Robert Prentice.
A rua, que se passaria por algum lugar serrano é a antiga rua Otto Simon, atual Marechal Mascarenhas de Morais já em seu trecho de ladeira após cruzar com a rua Tonelero.
Essa região contava com um grande número de casas modernistas, que se tivessem sido preservadas formariam um conjunto homogêneo como os quarteirões decô do Lido.
Mas, a especulação imobiliária dos anos 60 e 70 destruiu praticamente todas, sobrando apenas uma, já totalmente desfigurada na esquina da rua Tonelero com República do Peru.
Comments (11)
Se fossem preservadas os moradores se insurgiriam como os de Ipanema e Leblon, que são contra as APACs. A especulação tem três lados: o mau gosto das pessoas ao morar, a ganância de quem vende as moradias de mau gosto e a falta de legislação urbanística que preserve a cidade contra os arquitetos.
Concordo com tudo que foi dito, mas sempre que falam na especulação, destruição de casas, etc. eu fico pensando como é que seria possível morar numa casa dessas nos dias de hoje. Ou de outra forma: se não for como moradia, como se aproveitaria uma casa destas atualmente.
Muitas sobreviveram sendo transformadas em estabelecimentos comerciais, via de regra bastante desfiguradas. Outras chegaram ao abandono e foram revitalizadas (palavra da moda), como o Castelinho, o Vilino Silveira e a Mansão Figner. Mas o normal é ser demolida mesmo.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Boa tarde,André.
O arquiteto Robert Prentice deve ter estado bastante ativo entre os anos 20 e 30,haja vista a quantidade de casas e edifícios que têm placas ou baixos-relevos com a autoria do projeto,geralmente escrito “Prentice & Floderer”.
A casa na foto tem elemenos Déco,como as grades tubulares nas varandas e as onipresentes persianas Copacabana.
Andre, Será que aquela vegetação bonita lá atraz não é a favela que a velhinha filmou e teve que sair vuada pra outro estado?
André, esta casa era a da esquina da Mascarenhas de Morais com a Tonelero, do lado par, em frente àquele restaurante que há hoje?
Luiz, acredito que a casa ficava ao lado da casa que onde hoje está o Peixe Vivo, portando do outro lado…..
Por falar em casa, ainda existe uma casa, usada como redidência, em plena Barata Ribeiro.
Fica entre a Bolivar e Barão de Ipanema, do lado direito.
Interessante que a casa tem cachorro, árvore e quintal !
Imagem inusitada em meio ao mar de concreto do bairro. Um estilo de vida que ainda resiste.
Quando se inicia a descida da Rua Santa Clara, destaca-se uma casa no lado direito, é residência particular?
Parece outra cidade , ou o Jardim Botânico !
Na verdade existem 2 casas na Barata Ribeiro após a Constante Ramos, ambas com cachorro, árvore e quintal. Andei passando bastante por ali nos últimos dias, já vi até umas velhinhas lá no fundo do terreno.
Mas acho que essas casas não sobreviverão à morte de seus moradores, como algumas que eu conheci em Ipanema. Os herdeiros logo vêem o dinheiro fácil.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
O dinheiro fácil é tentador, rafael. O pior é, quando demolem, constroem normalmente alguma coisa vulgar de gosto duvidoso no local.
Reparem as proporções da volumetria da fachada da casa da foto harmoniosamente distribuida.