Chafariz da Gamboa e Praça Municipal, início do séc. XX

andredecourts foton från 2006-06-19

Semana passada postei uma foto do que restava do Chafariz da Gamboa, muito se especulou de como seria o chafariz completo.

Pois bem, a charada é morta com essa foto de Malta, em ângulo inverso da postada semana passada  e aparentemente é tirada após os combates urbanos da Revolta da Vacina, reparem que os paralelepípedos estão revolvidos em vários lugares e não há um só lampião da iluminação pública no lugar.
Mas o destaque é o chafariz, na realidade, a parte da baixa era bem discreta, ela ficava junto à base e possuía 4 bicas d’água, uma em cada face da base, que caiam num tanque profundo mas de dimensões modestas.
Comparando as duas fotos pode-se especular que houve um aumento da altura do solo nessa região, na foto da década de 60 a base mesmo sem o tanque parece ser bem menor e as escadas foram refeitas.
A foto também nos mostra com destaque a arquitetura dos trapiches, quase fechando o acesso ao pequeno cais da Imperatriz ou Saúde, que nessa época ainda se encontrava como no tempo do desembarque da Imperatriz Teresa Cristina, junto ao pedestre que cruza o largo da Saúde, lá no fundo da foto, podemos mesmo nessa resolução, ver em contraste com um dos trapiches, uma das estátuas francesas que adornavam o caís.
Com as reformas urbanas de Passos a geografia do lugar mudou completamente, uma avenida hoje cruza esse ponto, e o mar foi afastado várias centenas de metros do litoral original, a única coisa que permanece no mesmo local é a coluna do velho chafariz.
Agradeço ao amigo Ricardo Lafayette, ter me descolado uma publicação com essa foto e outras também, muito boas, que serão publicadas.

Comments (15)

jban 2006-06-19 08:12 …
Excelente post André ! Inédito para mim.
É possível que o tanque esteja soterrado debaixo do atual piso ?
Interessante as estátuas ainda estarem em seu lugar tanto tempo depois.
O aterro para a construção do porto realmente desfigurou toda a região da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. Aliás, existe um excelente livro sobre a região, da série “História dos Bairros”. Vou lá dar uma olhada. São tantas fotos que a gente até esquece o que tem.
andredecourt 2006-06-19 08:20 …
Jibam, acredito que o tanque tenha sido destruído mesmo !
Rafael Netto 2006-06-19 08:58 …
Taí uma região da cidade que eu praticamente não conheço.
Comparando as fotos, parece que o tanque estaria na altura do “sub-pedestal” que aparece na foto dos anos 60.
. . . . . . . . . . . . . . . .
Como nas Olimpíadas, agora na Copa o Hino Nacional está sendo vergonhosamente mutilado. Em todos os casos a imprensa se cala, como se ninguém percebesse. Desconfio de censura/conspiração.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Marcelo Almirante 2006-06-19 09:16 …
Andando pela internet ontem descobri um tal de Jardim do Valongo, da época do PP. Tinha até estátuas com mármore de carrara. Fica numa encosta junto à rua Camerino. Tudo indica que foi reformado em 2002.
Essa região parece que já viveu dias melhores, apesar de não ter sido uma área “nobre”
Surpreendente ver o mar na foto.
angemon 2006-06-19 09:37 …
isso é que é aula, ein?
amei!
bjs
Derani 2006-06-19 10:34 …
Desse quarteirão à direita acho que pouco restou. Os prédios certamente deviam servir, desde o tempo do antigo cais, à atividades portuárias.
http://fotolog.terra.com.br/nder
FlavioM 2006-06-19 12:00 …
É impressionante com as obras do novo porto “rebaixaram” o uso urbano de toda esta região.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
edubt 2006-06-19 12:02 …
Eu tb não duvido que esteja debaio do piso novo…
🙂
Waldenir 2006-06-19 12:11 …
Boa tarde,André,Evelyn e demais participantes.
Só entrei hoje, e estava lendo os posts passados.
Agora dá para entender claramente o arranjo do chafariz.Eu tinha a impressão de que era bem maior,dada a altura da coluna central.
André, será que o cais era bem adiante do chafariz,como acontecia na praça XV?Talvez fosse conveniente,para o abastecimento dos navios.
Evelyn, eu não escavei,mas passei o domingo observando prédios antigos em Botafogo,nas ruas que ligam a São Clemente à Voluntários.Lá existe material para dúzias de posts do Rafael.E quanto à sua dúvida do último post, nas laterais do antigo Ministério do Exército há basicamente estacionamento de viaturas (como eles gostam de dizer),depósitos e algumas agências de bancos.A fachada do fundo é bem semelhante à da frente,no estilo Art-Déco.
andredecourt 2006-06-19 12:36 …
Marcelo, já mencionei o Jardim do Valongo, a estátua que falamos aqui no post, foi transferido por Passos para os muros do jardim
Evelyn 2006-06-19 15:06 …
WALDENIR
Boa tarde!Obrigada pela atenção!
É que ele parece muito mais próximo em estilo ao edifício da Central do Brasil do que com esta parte que fica atrás( Vde da Gavea com Marcilo Dias)
RAFAEL
Acho que não seria somente na Copa que está havendo censura,há poucos dias fiz 3 perguntas em bloco ao André e sumiram, em minutos, sem nenhum conteúdo que justifique, perguntas básicas, tipo qual o mais alto, o mais antigo,essas coisas!Ao perguntar o que houve, não obtive resposta!
OBS o livro citado e da Joao Fortes Engenharia, Editora Index, capa preta com foto em laranja, muito interessante, vale lê-lo!
Sem mais,desejo uma boa semana a todos!
Rafael Netto 2006-06-19 15:12 …
Evelyn, como eu já expliquei pra você, o problema é que suas perguntas quase sempre não se referem ao assunto que está sendo discutido. Mesmo assim, o Andre, eu e outros estamos tendo boa vontade de respondê-las mesmo assim.
Por exemplo, no post anterior praticamente não se falou sobre o assunto da foto que era a Av. Atlântica no início do século XX.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Evelyn 2006-06-19 15:37 …
OK,Rafael
Conforme já havíamos conversado nem sempre se restringe ao que está sendo comentado por surgirem dúvidas sobre outros pontos e ter a grande oportunidade de debatê-las aqui com pessoas que entendem MUITO dos assunto, não via prejuízo nisso,pelo contrário, enriqueceria e contribuiria,para quem pergunta, principalmente, e para quem lê(atè porque como seria, aguardar ate coincidir postarem o assunto com aquilo que voce quer saber?), mas já que não é esse o consenso…
Obrigada pela boa vontade até hoje;sua, do Andrée e dos demais participantes.
Waldenir, um agradecimento especial a você, pela presteza,educação e boa vontade.
(((
(((
Edifício Master 2006-06-20 16:12 …
Acho que a Evelyn aceitou o desafio e se jogou do terraço do Kobe.
Waldenir 2006-06-20 16:12 …
Poxa,obrigado, Evelyn.Podendo ajudar…
Hoje o fotolog esteve fora do ar o dia todo.

2 comentários em “Chafariz da Gamboa e Praça Municipal, início do séc. XX”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 78 = 85