O trevo do viaduto que vemos em primeiro plano desemboca na rua Padre Manso, acessando-se daí a estrada Intendenete Magalhães.
O viaduto foi na sua época a maior estrutura de concreto protendido da América do Sul, tendo mais de 500 metros de extenção, com um longo trecho ( 215 m ) em curva.
Por ser um viaduto dentro de um bairro, separado por duas linhas férreas ele tem particularidades. Como de ter 6 saídas e entradas nesse curto trecho, bem como possuir passeios para pedestres, de 3 metros de largura de cada lado. Mas é na preocupação estética que ele se diferenciava de um monstrengo planejado na mesma época, mas executado depois, que é a Perimetral, os engenheiros ao projetá-lo tentaram o máximo possível evitar a intereferência de suas plilastras no nível do chão, para isso os pilares apesar de vários são pequenos e cilíndricos, e ainda havia o revestimento de todo o viaduto. Pastilhas de vidrotil nos pilares, pedras de cantaria nas muralhas, toda a estrutura de concreto revestida de massa e pintada de branco e finos gradis metálicos na cor azul. Não sei hoje, no atual estado de vandalismo do povo e desleixo do poder público como está o viaduto mas ele era assim na sua entrega.
A foto ainda mostra a grande construção plana conjugada com um conjunto de prédios, à direita, na realidade um dos pioneiros Shopping Centers da cidade, o famoso Shopping Tem Tudo de Madureira.
Comments (65)
ANDRE E WALDENIR
Estive la ontem , o nome completo e Real e Benemerita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D.Pedro V, situa-se na Mal. Floriano, 185
Fundada em 1863,em carater filantropico por portugueses mantem ambulatorios medicos de algumas especialidades e segundo dois livros q peguei la concedia pensoes,nao foi permitido conhecer o predio todo,apenas o o hall com escadas e bancos e uma farmacia fechada(à tarde)
WALDENIR,pela foto q tem no livro D. Pedro V NAO SERIA d.PEDRO II
ANDRE agora vc se localizou?JA sabe qual e essa edificaçao q falo?
Abs
Rafael Netto
se fosse personagem, diria q teria sido obra de um bom autor )))(modestia à Parte)
nao sei se foi critica ou elogio…
Lembrou JBAN falando( “ESSA” Evelyn)
Boa sexta p/ vc!
Não sei… apesar do capricho, viadutos são sempre uma excrescencia urbanística.
Coisa de americano que por sinal já se arrependeu e demoliu em várias cidades, substituindo-os por mergulhões.
Na Europa só se veem viadutos práticamente nas estradas.. nas cidades só túneis e mergulhões.
(Pelo menos nas que conheço)
http://fotolog.terra.com.br/nder
Evelyn
PedroV era neto de PedroI cá e PedroIV lá.Entendeu?
Andre, seu comentário “leviano” foi apagado a fim de manter a seriedade do meu fotolog…
8-))))))))))))
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Bela imagem com essas casas de subúrbio européias.
Eu frequentava muito o Conjunto dos Bancários no início dos anos 70, mas não estou localizando na foto…ficava perto da rua Maria Lopes…
TOTY MAYA
rs essa arvore genealogia nao esta “fechando”
D.PEDRO I(PRIMEIRO)aqui no BRASIL, este sim, era D Pedro IV(QUARTO) em PORTUGAL
Ja D Pedro V (QUINTO), quem seria? bianeto do D. Pedro II e trineto do D PEDRO I??
Essa teoria do Waldenir q eu tb cheguei a formular nao parece ser(D Pedro II sendo o mesmo q D Pedro V, a foto nao parece ser ele…)
Luiz D
obrigada pelas suas palavras gentis e de apoio, mas fica dificl as vezes, parece q nao gostam de pessoas q nao sao as usuais e tradicionais daki, como se quisessem manter um “club fechado” como bem falou um flicker-acho- q- raoni ou algo assim…
Valeu , ta?
Um bom fim de sem p/ vc
Pedro V era filho de D Maria II filha e herdeira do trono de Portugal da parte de seu pai D Pedro IV em Portugal e D Pedro I no no Brasil.
Tb quero saber oq ue vc escreveu no flog do Rafael!
:-)))
Continuo não tendo a minima ideia de onde é esse local da foto
O Decourt comentou de brincadeira no post que tem o aviso “comente no próximo”…
Hoje resolvi deixar um recadinho adicional, porque na segunda um desses spammers fez o mesmo, apesar do aviso, deixando na cara que sequer se deu ao trabalho de ler o post.
se eu deixasse a frase do Decourt (“estou sendo leviano?” ou algo assim) ia desmoralizar completamente a advertência! ;-)))
Do lado direito da imagem já aparece o Shopping Tem Tudo! Não pensava que o mesmo fosse tão antigo! Hoje está ás moscas. Alías vocês esqueceram de mencionar uma coisa importante: o Bairro de Madureira está em franca decadência – há vinte anos atrás era o segundo bairro do Rio em arrecadaçaõ fiscal, hoje é o décimo segundo. Conheci muito bem Madureira, em suas cercanias (Campinho, Praça Seca) durante vários anos vendi peixe a bordo do meu fusca 66 e, depois, com uma Brasília 74. Naquela época ainda se andava com decência pelo local. Agora é uma esculhambação – bem faz o Tummineli … nada tem de interessante para se conhecer por lá.
Meus parabéns!
Pois é Patrício, o Tem Tudo realmente é muito antigo, deve ser contemporâneo do Shopping de Duque de Caxias, também decadente, o da Gávea é o primeiro desse tipo de comércio a realmente fazer sucesso, ele foi planejado também nos anos 60, mas inaugurado se não me engano nos primeiros anos da década de 70
Madureira ????? Isso fica em que Estado ?
Não conhecia esse Tem Tudo, pelo que eu estou vendo outro concorrente (ganhador?) do shopping, construção exclusivamente de lojas, mais antigo da cidade.
Eu só conhecia o Shopping da Gávea e o Centro Comercial do Catete (reconheço que preciso de passaporte pra ir além da Tijuca…)
Outros da mesma época, e até mais recentes, como o Rio Sul, são edifícios comerciais com lojas embaixo. O modelo só se consolidou mesmo com o Barra Shopping em 1981.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Será que o Shopping Tem Tudo, tem tudo mesmo??
Caro edubt, o Shopping Tem Tudo ficou totalmente “fora de rota” e, como tal, virou um elefante branco.
Abraço
Meu amigo patrício Patrício está prenhe (epa!) de razão: Madureira desde o início dos anos 90 (um pouquinho antes, talvez) entrou em franca decadência. Os “sociólogos e antropólogos” de plantão têm várias explicações para o fato mas, na minha opinião, é a velha frase de Conselheiro Acácio: “os tempos mudam” e quem não percebeu isso ficou para trás. Muita gente pensa que ficar parado é uma boa tática; mas parado ninguém fica ou se vai para frente ou se vai para trás.
Quando o Madureira Shopping Rio foi inaugurado, no final dos 80 início dos 90, os comerciantes do calçadão promoveram muitos atos de protesto. O pior deles foi o boato que o Shopping estava ruíndo e podia matar milhares de pessoas.
De lá para cá, os protestos contra as novas tendências foram diminuindo; mas o faturamento e consequente arrecadação do bairro também.
Todas aquelas 1 milhão de pessoas que transitavam pelo bairro todo dia, continuam a transitar mas…compram em outro lugar. Lugares que souberam se adaptar aos novos tempos e não ficar parado num calçadão vendo a vida passar.
Olha ela! Olha ela!!!!!!!! (rs)
Evelyn chat mode on…
hola que linda foto
” alguem lembrou de mim por aqui…continuo achando que é uma pena que um flog que trata da história do desenvolvimento da cidade que me faz matar a saudade do RJ e do BR uma vez que habito a 20 anos na Europa…que pessoas deixem atraz de seus comentários um rastro de racismo e bairrismo como se a cidade só tivese um lado…acho que o flog tem de se posicionar e colocar uma placa na porta avisando aos incautos que aqui não é lugar de suburbano e de gente inteligente…pois quem é verdadeiramente culto não tece comentarios
que venha afetar a terceiros…boa tarde a todos”
Agora está explicado raoni.
Você esclarece os frequentadores deste bar virtual quando escreveu: “uma vez que habito a 20 anos na Europa” (sic)
Nós que habitamos a vida inteira no “bananão”, sem dúvida, temos muito que aprender com o amigo.
Boa tarde para você também.
A ordem correta é desleixo do poder público seguido, claro do vandalismo do povo! Posso dizer que o viaduto continua o mesmo, Madureira não!
DUVIDAS:
1) Keila seria prima do JBAN?
2) AG, o q significa EXATAMENTE habitar o ‘bananão”?
Evelyn (e Raoni)
Realmente, também acho que esta(s) comunidade(s) é(são) como um clube. Mas não fechado. Posso garantir, porque eu mesmo freqüento há pouco tempo. E não tive nenhum tipo de bloqueio.
O clube não é fechado, mas é limitado. Auto-limitado. A quem gosta de história, gosta do Rio, gosta da história do Rio e absorveu a carioquice a ponto de ter o estranho bom humor que o Carioca tem. Quem não tem estes pré-requisitos acaba se afastando por conta própria.
Evelyn, estas brincadeiras, longe de significarem repúdia, traduzem uma intimidade. Não fique chateada, e dê o troco na mesma moeda. Com bom humor. O Carioca é o povo que chamava de Gegê ou de “o Velho” o maior ditador que teve, o político mais popular de Corvo, os ônibus e bondes de Camões, Choppe Duplo, Siri Cozido, Taioba e outros tais. Sem esquecer o César Mala, o Anjo das Pernas Tortas, etc. Meus colegas apelidados de “Sem-Bunda”, “Russo” ou “Belas-Coxas” nunca deixaram de ser admirados por suas qualidades. O Carioca é essa irreverência. Às vezes exagera, certo, mas dê um puxão de orelha bem-humorado, e pronto.
A comunidade se identifica com quem tem os mesmos gostos e curiosidades. Que você tem. Você é bem-vinda, creia. Com todo esse “estranho carinho”. Insista, Evelyn, insista. Mas com bom humor.
(continua)
(continuação)
Evelyn (e Raoni)
Mas, se você não se sente bem com esta irreverência, acho que pode ter a certeza que o estilo não vai mudar. Aí, existem muitas alternativas sem este descalabro, que só falam, respeitosamente, de história, e pronto. Alguns dos favoritos indicados são assim. Excelentes, e sem esse negócio de intimidade.
Quanto ao Raoni, sou solidário com suas saudades, já que moro no Norte há 6 anos. Mas, em primeiro lugar, precisaria saber se se trata de membro da comunidade indígena. Se sim, vou entender sua dificuldade em entender uma cultura diferente da sua. Se não, vou usar contra seu apelido usurpado o mesmo mau-humor com que você trata de outros assuntos.
Com ou sem humor, convido para uma subida na Pedra do Bahiano.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
Evelyn, não sou prima do JBAN e nem de ninguém aqui.
Não é que esse flog seja um clube fechado, como vc e outros estão pensando. O flog não é meu, mas logicamente todos aqui são bem vindos. Os comentários enriquecem e muito as postagens e as fotos do André.
O problema é que quando vc escreve, ao invés de tentar fazer um post conciso, vc acaba escrevendo um monte deles em série, como se estivesse num chat, e isso acaba ficando meio chato (foi mal o trocadilho… rs).
É só isso, querida! Tente escrever um post só. Não faz mal se ele ficar grandinho… 😉
Se me permitem:
FlávioM … esse é o cara! Foi de uma clareza exemplar em seu comentário. Uma bela lição para o (cacique ?) Raoni.
Evelyn: seu modo de postar é tipico de chat – é claro que cada um tem seu estilo. O ideal é que o mesmo esteja em harmonia com o perfil praticado no Fotolog. Neste caso, as boas dicas da Keila são fundamentais. Acrescento também que você me desperta simpatia : é educada, manifesta interesse nos assuntos e é alegre em seus comentários! Não considero este “sitio internético” um clube fechado. Eu, por exemplo, não conheço pessoalmente nenhum dos participantes, mas sinto por uma grande parte deles, uma sadia amizade, fruto de interesses em comum, no caso – a memoria desta Cidade do Rio De Janeiro. A qualidade do trabalho aqui apresentado pelo André Decourt juntamente com a participação de comentaristas extraordináriamente articulados (entre os quais, infelizmente, eu não me incluo) transformam o fotolog “Foi Um Rio Que Passou” em um dos melhores de toda a Web. Esteja certa disso Evelyn!
Seja bem vinda.
Abraço Carinhoso
ps – Evelyn, o Jban é um sujeito de alto-astral, tremendo brincalhão e excelente caracter.
Eu era feliz e não sabia!
Brincadeirinha!
Moro em Jacarepaguá e não me sinto nem um pouco inferior por causa disso.O problema de quem tem preconceito é dele e não meu.
Muitos gênios nasceram bem longe da zona sul do Rio de janeiro.
Millor Fernandes, uma cabeça privilegiada, nasceu e foi criado no Meier, por exemplo.
Aprendi uma vez com um psicólogo, que todo complexo de superioridade esconde na verdade um grande complexo de inferioridade.
Quando tenho dúvidas sobre alguma coisa observo a natureza, ela me ensina isso : quantas formas vidas existem por aí e que não parecem comigo.
Imagina se eu só olhasse para meu umbigo, quanta beleza eu deixaria de ver.
” para quem quer saber e talvez usar isso como achincalhe uso o pseudomino RAONI em homenagem a alguem que representa parte do verdadeiro povo brasileiro e alguem de grande veracidade coisa que falta nos homens publicos brasileiros e tantos outros já que o mal caratismo tomou conta do país e tudo que se passa aí é com respaldo da população principalmente da que se acha abastada .Eu sempre me senti cidadão do mundo coisa que hoje uns usam como moda. Tbm não acho que tratei nada com mau humor,trato todos os meus assuntos com seriedade e respeito…e só por isso estou dando uma resposta qdo o mais facil seria não aparecer mais aqui…o que achei?continuo achando! Eu só passei não se sintam incomodados…tenho muitos outros afazeres…O Rio de Janeiro continua lindo…apesar de tudo…”
Adoro história, adoro fotografia, adoro prédio antigos, adoro o Rio e adoro este fotolog, por isso, venho aqui diariamente enquanto, é claro, o seu criador, André, deixar..Sugiro que Evelyn e Raoni façam o mesmo,porque se há pessoas que não os aceitam, azar o delas, que deixarão de conhecer as pessoas inteligentes e interessantes, que tenho certeza que vocês são.
Um abraço a todos.
Já que o Raoni tem muitos afazeres, e só de vez em quando dá a esmola de um pouco de atenção para estes pobres coitados que não são cidadãos do mundo, como ele, escrevo apenas para os outros visitantes. Ele não precisa se dar ao trabalho de responder. Aliás, se quiser contribuir, que pesquise como cada um dos países da querida Europa contribuiu para a extinção das respeitosas raças brasileiras e americanas em geral.
Para os outros, então: se conscientizem que o “povo brasileiro” é o mais harmônico produto de miscigenação ética e cultural de todo o mundo. Nenhum outro país de dimensão continental se formou através da absorção e integração de povos. Todos os outros passaram por isolamentos culturais, racismo, preconceito, genocídios, intolerâncias. A própria Europa é toda formada por tribos que vieram do cáucaso, denominadas bárbaras, e que ocuparam suas áreas atuais por eliminação dos antigos habitantes e culturas.
Mandem plantar batatas quem, morando na Europa, venha querer dar logo ao Carioca lições de racismo ou bairrismo. Macaco, olhe o seu rabo! Ditado antigo que aprendi com meus antepassados europeus.
+ uma foto impressionante. Qu nos dá saudade pela própria natureza da fotografia.
acho q cortaram meu microfone..buaaa
A todos q enviaram palavras de apoio e incentivo, obrigada, mas nao se trata de ter bom humor e sim de ver q comportamentos iguais …reaçoes diferentes.
Mesmo seguindo a solicitaçao de enviar perguntas condensadas num unico post, nao fui respondida, apesar de te-la formulado por 3( tres) vezes, horario diurno, tb como solicitado
CONT
so sobre a Caixa de Socorros D Pedro V perguntei 3 vezes se ja havia localizado ( ao ANDRE) tendo ido ate la especialmente para pegar o nome completo, mas nenhuma respostinha…nada, nadinha!
Quanto a postar tudo junto, apenas achava no inicio q postando setorizadamente e nominando a pessoa facilitaria a leitura, dando opçao de quem nao foi citado passar direto caso o quisesse, e de quem for citado localizar com maior facilidade e rapidez a msg direcionada a ela, POREM isso vem sendo alvo de criticas
CONT
Fica dificil ter fair play( e assim q escreve?)apos cada postagem aparecer… chat mode on…
Principalmente qdo vemos q usuarios antigos ao se comportarem assim…nao gera nenhum comentario contrario( o proprio JBAM) em um determinado dia fez 3 ou 4 postagens seguidas, citei ate os horarios( com bom humor), o q gerou outra serie de comentarios…
Tenho plena certeza q aki tera continuidade comigo, sem mim, apesar de mim,e e muito bom q continue, isso aki e um achado e tenho aprendido muito no pouco tempo q frequento pq ele e de excelente qualidade, ja tendo falado i isso em outra citaçao!
FLAVIO M vc nao se sentiu bloqueado pq possui excelente retorica e sabe se expressar muito bem, cativando simpatia, talvez tenha exagerado um pouco no final com o RAONI( adrenalina subiu, ne)assim como tb possui o PATRICIO
PATRICIO
nao foi vc q disse uma vez”so vou falar uma vez” para mim( em relaçao ao JBAM) parecia aqueles antigos inspetores de alunos no colegio dando “bronca”…
SOLANGE de onde vem essa certeza q somos pessoas interessantes e inteligentes? )))
FLAVIO M e FRANCISCO PATRICIO… vcs dois tem excelente retorica e muita facilidade em se expressar, em expor ideias e opinioes e cativam, nem todos (sniff) sao assim…ao PATRICIO, OBRIGADA pelos elogios a mim…
DESCULPEM se me alonguei, mas eram varios topicos e teve q ser segmentado ( viu, KEILA?)PQ nao deu para enviar tudo de vez( o num de caracters supera o maximo q e permitido)
Desejo a todos uma otima semana e acho q sem duvida alguma somos todos apaixonados pelo mesmo assunto,q e o q nos move criando essa “quase dependencia” saudavel , eu diria!
Mais uma vez eu digo: insista, Evelyn, insista. Garanto que tem muita gente (como eu) curiosa sobre este teu “prédio rosa do Pedro V”. Veja que vc teve algumas respostas, hoje. O André, se estiver na “casa”, está com dor de cabeça, pq não falou nenhuma vez.
Garanto que, hoje, tem muita gente querendo me dar um “chega-prá-lá”. Se eu tomar, é merecido(andei reclamando até dos torcedores brasileiros). E vamos em frente…
Não esquenta essa cabecinha desse jeito, guria.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
Minha reação foi justa por sentir que em algumas respostas nas entrelinhas havia um ranço de caretice…não acusei ninguem mas as pessoas vestiram a carapuça sozinhas…E infelizmente o Brasil é o pais que ainda exite apartheid e as pessoas confundem educação com bom dia e boa tarde pensa bem? toda discrepância que existe suportada com certeza por essa pseudo elite podre que esta aí(muitos só por serem brancos)e os politicos ladrões escondidos atras de suas facções partidarias…por isso prefiro estar pelo mundo…o universo aí se tornou muito pequeno apesar de todo o lado bom que diminui cada vez mais.Acho que é suficiente,fica aqui meu respeito pelas pessoas que não teem nada a ver com isso.Em nenhum momento quiz desmerecer ninguem (Evelyn um abraço?Sera que vale a pena tentar?). Carioca antes de tudo é ser humilde desculpo-me a todos pelo incidente…”
“Senhor Andredecourt’s seu flog continua lindo…”
PATRICIO
Nao podemos atribuir a dor de cabeça pois foram enviadas respostas nesse mesmo dia para outros usuarios, logo…( e a minha postagem foi a primeira do dia, e so “checar”…)(e foram varias vezes…)
RAONI
Um abraço a vc tb!Se vale a pena tentar?Vamos ver, ne, ou entao entrar com nick de Tiradentes, Carlota Joaquina, talvez seja melhor…talvez assim seja respondida e sem “pitacos”
“cara senhora Carlota Joaquina convido-a para qdo passar por essas paragens…que não deixe de pousar para um pingo de prosa…a casa grande foi toda reformada e tachos novos foram comprados para as respectivas goteiras…no mais enquanto estiveres por este flog tome precaução para não tomar uma bifa….hahahahaabraços a todos…humor nunca é demais…caros supinpas….hahhahahh…”
nem no aurelio nem no houaiss foi encontrado este vernaculo “bifa”, sera q o senhor D Pedro o jagunço poderia traduzir por gentileza?
tem um q de LEFLAUNER atras desse D Pedro o jagunço?
Não assessoria, tem um q de Raoni, mesmo…
Sr Raoni, já que o Sr se dignou interromper seus muitos afazeres e postar mais uma vez, lhe respondo também.
Primeiro humilde e mundial Sr Raoni, é preciso aprender que tudo e todos têm lados bons e lados ruins. Será que todos os povos dos quais o Sr teve que se afastar (Brasil e Portugal, por exemplo) merecem, mesmo essa sua raiva, essa sua mágoa? Me lembra aquela do meu luso antepassado que teve o bigode besuntado de merda pelo neto e, ao levantar, foi descobrindo com pesar, que sua cama, seu quarto, sua casa e, depois, todo o mundo, cheirava a merda!
PS: Meu nome, que o Sr já teve o trabalho de pesquisar, reflete, como o de todo o mundo, parte da minha história, que envolve portugueses, espanhóis, bastardos castelhanos, bascos, sim, mas também franceses, judeus, cristãos novos, ingleses, pitadas de índios e provavelmente de negros. Não me orgulho particularmente de nenhum, mas sim da mistura, que faz de mim brasileiro.
Em tempo, Sr Raoni, até o Sr tem seu lado bom, já que admira o trabalho do André Decourt e tenta levantar a coitada da Evelyn.
Evelyn, ainda nõa tive tempo de ir na Mal Floriano comer um sanduíche no Paladino, quanto mais verificar o prédio que vc falou…….vou ver se consigo ok . !!!??!!!!
Eveliyn como vc pode participar de algo com umas pessoas dessas?não acho que vc faça parte dessa corrente de pensamento?
Essas pesssoas já morreram e não sabem,com certeza as lápides deles devem estar no sjoão batista.Ou sera que elas foram quebradas pelos vandalos baianos(negros) que eles tanto odeiam?Vcs devem gastar muita agua de colonia(formol) e talco.
a unica pessoa que esta com raiva e vc…não pesquizei seu nome é tão simples que não foi necessario…se vc não se orgulha de suas raizes?deve ser triste alguem que não aceita a sí proprio…sera que não era vc o neto da historia? qto as fotos gosto delas independente de onde estiverem mas não preciso passar mais aqui para vê-las…pois não compactuo com racistas de qquer espécie. A Evelyn não é coitada os unicos coitados aqui são vcs…não se preocupe em responder “