Posto então essa foto, tirada logo após as reformas de Passos na rua do Catete.
O prédio mais alto, com relógio na frente era a garagem de bondes do Largo do Machado, quem vê apenas a entrada principal não imagina o seu real tamanho, que por de trás dos imóveis da rua do Catete ocupava praticamente um quarteirão inteiro, pelo que nos descreve Luiz Edmundo o sobrado aqui mostrado a esquerda, mais baixo e claro, também fazia parte do conjunto edificado da Cia Jardim Botânico, funcionando como salão de passageiors.
O prédio do Lamas é o último a esquerda, e na frente, no meio da rua onde os bondes se cruzam vemos o canteiro central, refúgio como se dizia na época, apelidado pela turma do Lamas como “Ilha dos Prontos”.
Nessa foto o Cinema São Luiz ainda nem sonhava em existir, mais o local onde ele seria construído anos após essa foto ter sido tirada é no imóvel logo após ao sobradão de cores escuras e muitas janelas no extremo direito da foto.
Esse postal possui uma data 3/09/1908, talvez a data que ele foi enviado, pois a foto acredito, pelo tamanho dos oitis, ter sido tirada por volta de 1906.
Comments (28)
Frequentei muito o velho Lamas e, a seu lado, o Pontes, uma espécie de concorrente, também muito movimentado. O Lamas tinha a sinuca nos fundos, e a do Pontes, se bem me lembro, era no andar de cima. No meu tempo, anos 50, a Ilha dos Prontos não era mais conhecida assim e tinha sido aumentada, abrigando (a céu aberto) alguns pontos de Ônibus. Incrível como o Lamas atual preservou o mesmo “clima” e a mesma proposta do antigo.
A história da inauguração da estátua do Caxias é ótima, realmente. Tem uma do Santos Dumont que é ótima tb.
Caramba, essa foto pareçe ser desenhada de tão antiga que é. Fico besta de ver como a fotografia evoluiu…
Foto fodona! .
Agora tá esquentando…
Se “novo” São Luiz está no mesmo lugar do antigo, a rua Machado de Assis deve estar uma ou duas casas após o sobradão da direita. O Lamas então deveria estar no lugar onde fica aquela rua onde está a Parmê, em frente à rua “dos fundos” do Largo do Machado.
Tem uma foto na Sendas do Largo do Machado que, eu acho, mostra quase este lugar, mais ou menos nos anos 50 ou 60, só que olhando para o “canto” da praça, onde hoje está a Pacheco. Digo “eu acho” porque pra mim é irreconhecível, na foto parece que a rua faz um “dente” no lugar, invadindo o Largo, e também aparece o tal canteiro central.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Ah, e como já foi lembrado aqui neste fotolog, o terreno da garagem de bondes ainda existe em sua maior parte, indo até a Rua do Pinheiro. Dentro dele existem algumas construções com jeitão de provisórias que pertencem à Rio Trilhos. A Casa de Machinas na Rua Dois de Dezembro está preservada e abriga o IAB, e do lado da rua Machado de Assis ainda existe parte do velho muro, em mau estado.
Não Rafael, o São Luiz mudou de dimensões, sua antiga fachada era muito menor que a atual no grande prédio comercial, me parece que ele era igual a garagem dos bondes, quem via cara não via coração…. vamos esperar os frequentadores do velho São Luiz confirmar isso
Incrível, muito interessante mesmo.
🙂
Andre, eu estava pensando nisso. Estou imaginando que o Ed. São Luiz deve estar ocupando o espaço do sobradão até a garagem de bondes, talvez até o Lamas.
Rafael eu acho que o Lamas ficava de fronte ao largo, mas bem próximo a rua do Catete, mas antes de chegar na rua lateral que circula a praça, hoje praticamente fechada ao tráfego de veículos
André e Rafael,
se vocês tiverem paciência, já que o acesso ao Multiply é sempre demorado, dêem uma olhada no velho cinema São Luiz em http://ludaol.multiply.com/photos/photo/152/1.jpg
Luiz eu tenho essa foto e uma mais reveledora tirada na década de 60 aparentemente após um grande temporal
Vi a foto do Luiz. Poxa, o São Luiz parecia tão pequeno… se bem que parece ter a mesma largura do Palácio. Podem ser vistos pedacinhos dos sobrados vizinhos, e não parecem ser nenhum desses da foto.
A propósito, o tal sobradão de muitas janelas dá a impressão de ser uma casa colonial “modernizada”, talvez tenha sido demolido pouco tempo depois, bem como a casinha ao lado do Lamas.
Aguarde amanhã…….
O prediozinho ao lado do Lamas não está me parecendo ser o mesmo da foto anterior (que ja tá com seu interior demolido)
🙂
Tá dando vontade mesmo de tomar um chopp lá .. e comer um bifão com fritas.. tá muito boa essa sequencia !
Essa foto, a explicação e os comentários estão sensacionais !!
Finalmente descobri onde ficava o velho Lamas !!
Já eu ainda não descobri ainda… vamos ver na foto de amanhã, se aparece algum ponto de referência (a esquina da Machado de Assis por ex.)
Ou seja, o Lamas estaria praticamente em cima de onde é hoje aquela rua de seviço do São Luiz, ou mais pra esquerda, naquele terreno ao lado.
Xará, acho que ele ficava por aí mesmo !!
To empatado com o Rafael, não descobri nada!
Falando em oitis, me espantei com a quantidade de árvores novas que existem na Rua do Catete, em especial nas áreas devastadas pelo Metrô. Mas como na Rua Uruguaiana, ainda é cedo demais para que elas enfeitem a rua como outrora.
A Uruguaiana daqui a uns 10 ou 20 anos vai ficar sensacional! Isso se a população e o governo deixarem….
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Andre, mais uma vez tiro o chapeu, é “show de bola” as fotos e os comentários,conheço muitos formando de História que babariam nas gravatas e aprenderiam muito com este fotolog. Abs Jorge
Andre, quanto a Rotisseria Bella Italia e a Lo ja Madame May…alguma informaçao?
o Cafe Araponga pelo q calculo estaria onde hoje esta o Pizza Grill, na esquina do Largo do Machado com Rua do Catete, na calçada onde esta o Colegio Amaro Cavalcante, estou certa?
Voces sabiam que o Cafe Lamas foi fundado por Constantino Lamas?
Andre, outra duvida desconectada do assunto em pauta de hoje…afinal a famosa Casa Maua, qual era o seu ramo? roupas?
A Casa Mauá era o nome do prédio, inicialmente residencial, em pouco tempo os escritórios dominaram tudo, dizem que é o primeiro “prédio” comercial da cidade.
Os negócios pela proximidade do porto eram câmbio e passagens em sua maioria.
Quanto ao Café Araponga, vc está certíssima, mas o imóvel em si hoje ficaria no meio da rua, houve um realinhamento de PA ali durante a as reformas de Passos.
Sobre as outras duas lojas nada ainda