No meio da foto vemos o encontro das ruas Buarque e Belford Roxo, a rua Buarque foi uma das vitais para a expanção do bairro, pois por ela passavam os ramais de bonde, que vinham pelo túnel Novo.
Vemos ainda que mesmo com o bairro se desenvolvendo ainda haviam muitos terrenos vazios, como os que vemos em destaque bem no meio da foto.
A rua que aparece no extremo esquerdo inferior da foto é a Barata Ribeiro, e a que vemos no extremo direito da foto, em meia altura é a Av. Copacabana.
Vemos também nessa mesma altura uma vista parcial da casa dos irmãos Bernardelli, que ficava na esquina da Belford Roxo com a Av. Atlântica. A praça 26 de Janeiro parece já ter a sua primeira urbanização, realizada entre os anos de 1912/13, que constava apenas de jardins e um curioso terraço que a fechava da praia, demolidos nos anos 20, quando a praça ganhou a urbanização que chegou até o início dos anos 60.
As construções que vemos com duas pequenas torres, ficavam na Av. Atlântica, no quarteirão entre as ruas Goulart e Salvador Correia.
Para completar o texto coloco o nome moderno das ruas aqui descritas, rua Buarque é hoje a rua Ministro Viveiros de Castro, a rua Salvador Correia depois de ter a sua largura aumentada em quatro vezes passou a se chamar Av. Princesa Isabel já a rua Goulart é hoje a Av. Prado Júnior, e a praça 26 de Janeiro é hoje a praça do Lido, que tem o nome oficial de praça Bernardelli, as demais ruas aqui mencionadas não mudaram de nome no decorrer das décadas.
Foto de autoria de Constante Ballvé, e da coleção de Honório Vargas.
Comments (18)
Oi André, acho que há alguma confusão no seu último parágrafo… dá uma olhada… Você fala que a “rua Buarque é hoje a rua Ministro Viveiros de Castro” e depois diz que “já a rua Buarque é hoje a Av. Prado Júnior”..
Excelente registro. A visibilidade que se tinha no bairro é impressionante !!! O que me incomoda muito em Copacabana e outros bairros verticalizados é a mudança da escala, perda da visibilidade e da referência que os morros davam…
🙂
Acho interessante estes terrenos – meio mato, meio areal, típicos de beira-mar – tal qual a Barra há alguns anos atrás. Ainda se vê alguns assim no Recreio.
Muito boa foto.
A velocidade da verticalização em Copacabana foi impressionante.
Tenho uma foto mais pro lado direito, em 2 momentos de copa, com uma diferença de usn 10 anos de uma para outra.
Como está o seu avó?
Que susto hein?!
BJs!
Realmente, o crescimento nos deu a “Princesinha do Mar”, mas perdemos muito do charme que a proximidade com do mar com os morros, tinham no passado. Por falar nisso, a foto foi tirada de onde? Daquele morro que fica no fim da Belfort Roxo?
Belíssima visão de Copacabana, ainda quase intocada, com um crescimento ainda ordenado e sob controle.
JBAN leu errado. Está bem explicitado no texto que a Buarque é a atual Min. Viveiros de Castro e a Prado Júnior atual seria a antiga rua Goulart. A não ser que o texto já tenha sido modificado.
Espero que seu avô esteja bem.
beijos
O texto foi mudado pelo seu André, né dona Ana ?…. 🙂
O que houve?
Eu tenho algumas curiosidades referentes a essa área…
– tem alguma foto de como era a esquina da Av. Copacabana com a atual Princesa Isabel, antes do alargamento? Hoje existe ali uma monumental empena cega testemunhando a demolição do que havia ali…
– a rua Belford Roxo hoje tem uma numeração “acelerada” que só costuma aparecer no Rio em ruas novas ou que sofreram alterações, o que não parece ser o caso dessa rua (o mesmo vale pra Atlântica).
– porque a Prado Júnior se chama “avenida” se ela tem a mesma largura das outras paralelas?
– o nome da Praça Bernadelli é esse mesmo? Eu via esse nome no antigo Guia Rex, mas as placas indicam Praça do Lido. Um dos dois nomes talvez seja como aquela Rua Coelho Cintra, identificada assim, mas denominada oficialmente Ladeira do Leme há uns 50 anos…
Adoro ver essas fotos…
:))
Não sei o que houve, mas espero que seu avô já esteja bem! 😉
jabn: por curiosidade…. texto mudado ou não, eu li errado. tinha entendido como vc, depois reli e vi q confundi os nomes das ruas… rs!!
enfim… muito legal a foto e a explicação, como sempre!
andré: seja lá o q for q aconteceu, melhoras pro seu avô! 🙂
http://mapas.tk
Esses quarteirões vazios deviam fazer parte daqueles que sofreram litígio dos antigos latifundiários da área ao redor do Lido (a tal Estrada dos Annanazes), conforme a aula do André em http://fotolog.terra.com.br/luizd:304.
A foto provavelmente foi tirada da Vila Militar, na descida da Ladeira do Leme.
Concordo com o jbam com relação ao aspécto da verticalização,perda da visibilidade e referências geográficas.
É uma forma de mutilação da natureza.
RECORDAR É VIVER !!!!!
Antiga Av. Prado Junior em Copacabana era Rua Goulart,
a minha Avó nos anos 20 morava numa Casa Branca
que ficava entre as atuais Rua Barata Ribeiro e
Rua Min. Viveiros de Castro…Me lembro perfeitamente
qdo ela me mostrou a foto da casa onde ela estava
sentada na Varanda com o meu Pai e Tio aos 8 e 10 anos respectivamente !!!! Eu tinha apenas
12 anos…qdo ela me contou …..hoje aos 68 anos moro
nesta Av. Prado Junior
bem em frente onde ela morava !!!
É Incrível ..isso !!! As vezes penso ser algo
Espiritual !!! Isso é Inexplicável !!!
Ou será…Mera Coincidência !!!!
O mais curioso ainda é que resido hoje após 50 anos
no Edificio que antes era um Prédio de 3 andares
(Meu Colégio) onde estudei e fiz o Ginásio e Clássico
nos anos 60 !!!
Enfim…Eu amo Copacabana !!! Sou Bairrista sim…
com muito Orgulho !!!
Fui criada desde os meus 3 anos em Copacabana
(Lido) e moro até hoje são 55 anos decorridos…
bem vividos e sempre feliz !!!