Av. Copacabana 1910

andredecourt's Foto von 17.02.06

Av Copacabana 1910

O bairro de Copacabana decididamente deixava de ser um arrabalde na entrada dos anos 10, cada vez mais se construía no bairro, cada vez mais seu nome era falado e cada vez mais pessoas de outros bairros passavam dias ou temporadas em seus hotéis e pensões.
Mas a administração Souza Aguiar tinha sido um nada para o bairro, nem uma só árvore fora plantada, as obras da Av. Atlântica foram abandonadas tais quais Passos as deixou, quase todas as ruas (na realidade todas onde não passavam os trilhos da Jardim Botânico) estavam sem pavimentação, umas brejos, outras ruas de areia onde por ela se trafegar era de grande esforço.
E a população do bairro muito protestou, mas estes foram ignorados pelo Marechal prefeito. Só com o prefeito seguinte Serzedello Correia, é que as obras realmente começaram, os eixos principais foram pavimentados com macadame, a iluminação elétrica foi instalada até Ipanema, praças como a Malvino Reis ( atual Serzedelo Correia) e Floriano ( atual Gal Osório) foram ajardinadas, e obras maiores foram recomeçadas.
A Av Atlântica começou a realmente sair do papel, ruas foram saneadas elevando-se o seu leito, o sistema de esgotos que engatinhava por problemas em várias ruas começou finalmente a ser expandido.
Nessa foto de 1910 vemos a Av. Copacabana na altura da rua 9 de Fevereiro, tendo o seu piso elevado em um metro e meio como forma de acabar com o charco e lamaçal que se formava no local mesmo com pouquíssima chuva, para os que não sabem a rua 9 de Fevereiro é hoje a rua República do Peru.
Essa foto foi publicada pela primeira vez na Revista Illustração Brazileira de Fev 1911 e escaneada do livro da João Fortes sobre o bairro dos anos 80

Comments (16)

Rafael Netto 17.02.06 08:26 …
Um metro e meio? E as casas que já existiam, ficaram “afundadas”? Na foto não dá pra perceber direito.
Foi o que aconteceu na rua Buenos Aires há alguns anos, as calçadas subiram uns 30 cm e o piso das lojas, que ficava um degrau acima da calçada, hoje fica um degrau abaixo…
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
luiz_d 17.02.06 08:48 …
Incrível a rapidez das transformações nos últimos 100 anos.
PS: acho que faltou uma informação sobre os postes…
http://fotolog.terra.com.br/luizd
andredecourt 17.02.06 09:08 …
Temos um poste a gás em estilo francês que em breve será retirado, e um provisório com lâmpada de arco voltáico, ficando só durante as obras, depois a Av. iria ganhar o canteiro central com postes de iluminação que permaneceram até os anos 40.
rodperez 17.02.06 09:22 …
…e amanhã esse bairro será destruído após o show dos Rolling Stones!
antolog 17.02.06 09:26 …
A casa da direita, parece que estava no alto, mas a da esquerda não. Já havia algum projeto?
rioantigo 17.02.06 10:02 …
Como se pode ver, lendo seu post, a incompetência dos políticos é coisa antiga. Basta citar o Deodoro, que 9 meses depois da posse renuncia e deixa o Floriano numa fria, que gerou a Revolta da Armada. Se voltar mais no tempo, temos o Salema, assassino de índios. E por aí vai.
jason_1900 17.02.06 10:51 …
Tinha certeza de que você mataria pelos postes!
andredecourt 17.02.06 11:34 …
Paulo, na realidade Souza Aguiar pegou um caixa completamente vazio depois das obras de Passos, mas pelo que parece o prefeito nõa acreditava que a cidade iria crescer para as praias do sul, pensamento muito comum na época, e canalizou todos os parcos recursos para terminar o que não tinha sido concluído no Centro e Z. Sul até Botafogo e fez algumas obras nos subúrbios.
Mas em Copacabana e Ipanema tudo foi abandonado
edubt 17.02.06 11:51 …
lamaçal fica ate hj quendo cai um temporal. No ultimo a minha rua estava deaixo d´’agua.
:-))
Lefla 17.02.06 12:24 …
Mas a Aires Saldanha enche por conta da água que desce do morro desmatado pela favela. Antes não era assim, edubt. Mas favela, vc sabe, é melhor que prédio alto na beira do mar…
Solange Passos 17.02.06 17:09 …
Como terrenos públicos passaram rapidamente para a mão de particulares ?
Fico imaginando na época de Cabral essa área coberta com a nativa mata atlântica povoada por índios e mais índios.
O que fizeram com eles ? Pra onde eles foram ?
Quem são seus descendentes ?
Um abraço a todos
edubt 17.02.06 21:27 …
Lefla, isso é mesmo… o que desce de lixo e barro ali da favela pela Djalma é inacreditavel!
:-))
arackno 17.02.06 23:05 …
caraca.. que foda a história! podde add?
jason_1900 18.02.06 07:42 …
Uma curiosidade antiga:
Você sabe o motivo de o trecho da Figueiredo entre a esquina da Tonelero e a esquina da Tenreiro Aranha ter a calçada tão alta? (isso antes da construção do Metrô, claro)
Lembro que o depósito de bebidas ficava lá em cima, como uma daquelas casas que dão de frente para linha de trem. A calçada parecia até uma plataforma de embarque…
andredecourt 18.02.06 08:22 …
Aquilo era o que tinha sobrado de uma parte de vila que a Tenreiro Aranha Fazia parte, além do mais descia, aliás até hoje desce um rio pela Figueiredo
Rafael Netto 18.02.06 08:55 …
A Figueiredo acabava na Tonelero, não tinha rua ali, e a Tenreiro Aranha era num nível mais elevado. Era isso?
Ficou como “lembrança” da extensão da rua a numeração “acelerada”, diferente de quase todas as outras ruas de Copa. Alguns edifícios antigos até há bem pouco tempo ainda tinham vestígios da numeração antiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 35 = 43