Via XI com Av. Sernambetiba, primeiros anos da década de 70

andredecourt's Foto von 05.01.06

Via XI, no encontro com a Av. Sernambetiba nos primeiros anos da década de 70.

Vemos nessa foto o encontro de duas importantes artérias da Barra da Tijuca no início dos anos 70, apesar de a praia já estar bem frequentada, há muitos carros parados de qualquer maneira ao longo da praia por cima da vegetação de restinga.
O sitema viário estava pronto, com o trevo concluído inclusive, mas essa região ainda era um deserto em termos de construções, só mudando esse panorama na metade final dos anos 70 com a construção do Nova Ipanema mais perto do Cebolão, e no início dos anos 80 do Alfa Barra nessa parte aqui fotografada.

Comments (35)

Rafael Netto 05.01.06 07:42 …
Essa imagem está na direção contrária de outra já postada aqui:
http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=12624774
Afinal, descobriu quais seriam as outras “vias” da Barra?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 05.01.06 07:44 …
Rafael, a numeração das vias está difícil, mas eu ainda não desisti…
luiz_d 05.01.06 07:56 …
Inacreditável a explosão de construções em cerca de 30 anos.
Saudade dos “inferninhos” da Barra nas noites dos finais de semana, tomando Cuba-Libre (argh!)…
http://fotolog.terra.com.br/luizd
jban 05.01.06 08:04 …
Ali no meio, não é a Eugenio Jardim ??
jban 05.01.06 08:05 …
Meu pai teve um terreno ai na via 11, resultado da venda de um fusca que ele havia tirado em um consórcio. Vendeu-o em 1973 quando comprou o seu atual apartamento em Botafogo…
Rafael Netto 05.01.06 08:52 …
Googlando achei este trecho de legislação que dá pistas sobre algumas “vias” da Barra:
http://www.afaerj.org.br/legiszon/D3046/d1.htm
É preciso fazer alguma arqueologia, porque vários logradouros que servem de referência mudaram de nome ou então são designados por siglas rodoviárias (tipo RJ-091 ou RIO-120) que não são usadas na “vida real”. Mas estou desconfiando que a maior parte delas não saiu do papel.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
edubt 05.01.06 09:13 …
Se não me engano essa via é a Via Lineu…
:-))))))))))))
Agora serio, era um local ótimo, hj a Barra é o rascunho mal feito de Miami.
bemaia 05.01.06 09:29 …
Quando eu conheci a Barra, não tinha nada, isso foi há uns 17 anos. Era muito bom ir pra lá, sem trânsito, um visual maravilhoso…
Beijos, Bê.
Rafael Netto 05.01.06 11:07 …
Bem, agora na hora do almoço pesquisei um pouco e consegui descobrir algumas das Vias:
Via 2: provavelmente a Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, vulgo Canal de Marapendi.
Via 4: Deveria sair da Ayrton Senna e seguir ao norte dos condomínios Santa Mônica e adjacentes. Após a Salvador Allende segue pelo Canal do Cortado, este trecho está urbanizado em alguns pontos. É possível que seguisse para o outro lado da Ayrton Senna também, continuando pela Av. Luis Carlos Prestes (aquela atrás do Barrashopping).
Via 5: Av. Abelardo Bueno, que deveria continuar até Guaratiba.
Via 6: a única referência que encontrei é que é onde fica a entrada da Vila do Pan.
Via 7: Um trecho é a Av. Isabel Domingues na Gardênia Azul. Deveria seguir até a Estr. de Jacarepaguá. Para o outro lado da Av. Ayrton Senna não achei referência.
Via 8: Pelo que entendi é paralela à Via 7, mas bem próxima.
Via 9: Av. Salvador Allende. Pelo projeto faria parte de uma daquelas “linhas”, paralela à Amarela, que iria até a Av. Brasil.
Via 11: Av. Ayrton Senna.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
leflaneur 05.01.06 11:12 …
Bem, nem que vcs me forcem eu vou dizer que odeio a Barra… Não vou dizer e pronto.
Eu acho que é a Eugênio Jardim, sim… e aquela pequena ruazinha à direita é o Bairro Peixoto.
andredecourt 05.01.06 11:12 …
A via-4 pode ser a via paralela à Av. das Americas, que iria até se juntar com ela e a grande canal (via-2) no trevo perto do Downtown.
Via-5 está correto
Via-7 pode ser também, a Av. do Canal do Rio Anil, pelo seu traçado ela acabaria cortando a Ayrton Senna
AG 05.01.06 11:13 …
Quando os especuladores olham uma foto dessas começam a chorar; um misto de saudade, sensação de desperdício e de raiva.
No fundo, os seus KJZ, RJZ, ZJZ da vida gostariam, era de entrar numa máquina do tempo e pousar aí exatamente nesta data. Evidentemente, como iriam chegar ao mesmo tempo, todos portariam poderosas metralhadoras.
paixaoporfoto 05.01.06 11:25 …
Como o tempo voa…
Hoje esse lugar é um “inferno”…
Rafael Netto 05.01.06 11:38 …
O que os XKZ, ZJZ, CHW iam querer mesmo era, além de chegar nesta época, também que tivesse sido aprovado o projeto original da Barra, que previa algo como uma Copacabana dez vezes maior.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
gerard_3 05.01.06 12:03 …
Minha terra !
Terra de Malboro…
😛
Cuba-Libre na Barra … corrida de submarino…
:))))
Bjócas!
luiz_d 05.01.06 12:06 …
Aí vão alguns pitacos me passados por um grande amigo:
Quando foi feito o Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá em 1969, conhecido como Plano da Barra ou Plano Lucio Costa, existia o projeto viário do DER-GB que praticamente não tinha sido implantado, e como loteamentos, só existiam parte do Jardim Oceânico e Tijucamar na extremidade da Barra e o recreio dos Bandeirantes ( Gleba A e B ) na extremidade oposta junto ao Pontal. Acho que o Loteamento LagoaMar tambem estava parcialmente implantado.
No PA 5596 do DER, as numerações começavam pelas vias horizontais Leste/Oeste ( paralelas ao mar ) . A Sernambetiba era a VIA 1 ( conhecida como via litorânea ), paralela para o Norte ( para cima ) tinha a VIA 2 ( transformada em Via Parque pelo Lucio Costa, passando abaixo de Nova Ipanema, sendo quase toda avenida canal ). Acima dela vinha a VIA 3, na época do Plano chamada de BR-101, hoje Av. das Américas. Acima tinha a VIA 4 ( tambem transformada em via parque, que passa por tras do Downtown, Citta América e Barra Shopping. Acima a VIA 5 ( que passa pela frente do Autódromo, acho que chamada Embaixador Abelardo Bueno, não tenho certeza ). Depois ViAS 6,7 e 8, já em Jacarepaguá ( atravessando o futuro Centro Metropolitano projetado e nunca implantado).
CONTINUA
luiz_d 05.01.06 12:07 …
CONTINUAÇÃO
As transversais eram a VIA 9 ( senão me engano chamada de Benvindo de Novaes, que vai para o RioCentro ), a VIA 10 não me lembro bem onde era originalmente pois o Plano não a utilizou. Depois a VIA 11, Norte-Sul, eixo principal do Plano no cruzamento com a Av. das Américas, inicialmente chamada de Av. Alvorada e hoje Ayrton Senna.
Quando foi feito o Plano, essas vias sofreram algumas adaptações sendo o PA 5596 substituído pelo PA 8997 ( ainda em vigor ).
Cabe lembrar que em 1969 éramos Estado da Guanabara ( cidade-estado ) e o DER-GB ( onde trabalhei ) era o órgão que fazia todos os túneis, viadutos, auto-estradas e o Plano Piloto. Foi criado em 1969 o Grupo de Trabalho para a Baixada de Jacarepaguá – GTBJ – que, em 1975, com a fusão, virou SUDEBAR – Superintendência do Desenvolvimento da Barra da Tijuca . Esses órgãos foram criados para desenvolver o Plano junto com o Lucio Costa ( já não existem mais ). O governo era Negrão de Lima que juntamente com o Lacerda foram os ultimos grandes governadores que teve o Rio, apesar de grandes inimigos políticos. Lacerda foi de 1960 a 65. Negrão de 65 a 70, depois entrou Chagas, etc. até nossa Garotinha ! O final não poderia ser diferente do que somos hoje!
luiz_d 05.01.06 12:08 …
CONTINUAÇÃO
O PA 5596 do DER era muito “duro”, feito por engenheiros que projetavam “estradas” e não “vias urbanas” como fazia a SURSAN que foi extinta na época.Todas as vias eram retas ( menor distância entre 2 pontos). Como exemplo veja a Auto Estrada Lagoa-Barra “atravessando” e destruindo São Conrado ( dividindo o bairro ao meio porém ligando, em liha reta, os 2 túneis, objetivo principal ).
O professor Lucio tentou “adoçar” algumas delas mas a coisa era muito rígida na ocasião e a área do Plano era muito grande . Mais de 100km2. Só o loteamento do Recreio era 2,5 vezes o tamanho de Copacabana. A Baixada de Jacarepaguá corresponde a cerca de 10% do Município ou 20% da área urbanizável da metrópole ( tirando lagoas e montanhas ). Foi uma experiência pioneira no Brasil, com poucos recursos ( humanos e financeiros ) e,na minha opinião, ficou uma droga.
Leflaneur 05.01.06 12:18 …
Eu detesto mudar de assunto, ainda mais aqui, onde as pessoas são tão contidas.
Estou lendo o jornal somente agora. O QUE É AQUELA FOTO DA VIRADA DA ROSINHA????
Eu estou rindo tanto… mas deveria estar chorando, eu sei…
andredecourt 05.01.06 12:47 …
Luiz vc trabalhou do DER-GB ???
Rafael Netto 05.01.06 12:49 …
Perfeito. O Luiz D’ matou a minha curiosidade e a do Decourt!!!
Só complementando, a Via 10 deveria ser a projetada RJ-091 que partiria da Av. Abelardo Bueno (Via 5, RJ-075) e cruzaria o prolongamento da via 9, seguindo até Nova Iguaçu.
O que temos hoje são apenas as vias 1, 3 e 11 completadas, talvez também a Via 5. A Via 2 tem vários pedaços que não se ligam e a via 5 tem apenas o trecho inicial. Das demais, foram construídos apenas fragmentos.
Sobre a Rosinha, não sei o que é pior, se são as pernas pro ar (que acabaram fazendo par com a capa do Caderno de Turismo do Globo!) ou se é aquela banha toda apertada no biquíni….
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 05.01.06 12:55 …
Pois é, aquela foto é algo de extremo mal gosto, uma baleia, aliás uma não, duas encalhadas……
Eles tinham é que andar de bote no rio Sarapuí, e cairem dele, iam sumir no lodo que virou o rio ( cadê o dinheiro do programa de despoluição da baía) para nunca mais…a humanidade agradeceria
Rosinha 05.01.06 13:00 …
Vou processar vcs todos, seus canalhas. Eu não sou gorda, eu sou gostosa. E evangélica!!! Uma sra de respeito!!!
luiz_d 05.01.06 13:09 …
André,
quem trabalhou no DER foi o meu grande amigo que me passou o texto.
Ele tem uns arquivos fantásticos sobre o início da Barra perdidos nos baús dele.
Rafael Netto 05.01.06 14:01 …
Exma. Rosinha, realmente a senhora era uma mulher bem interessante no início do mandato, ao ponto de dificultar as minhas críticas.
Felizmente o peso do cargo se fez sentir e hoje em dia posso falar mal da Exma. sem remorso…
Ah, a única coisa boa que a Rosinha e o Garotinho fizeram foi a Clarissa!!!!!
Pena que está seguindo o caminho dos pais…
Mauro_AZ 05.01.06 14:25 …
Repeito pela Rosinha, talvez os evangelicos tenham, mais ninguem. Gostosa, talvez so’ para os evangelicos tambem.
:)))))
Rosinha 05.01.06 15:22 …
Olha que eu processo!!!!!
jban 05.01.06 15:27 …
Nem o Marshmellow Man está pegando a Gorduchinha. A coisa está feia !!
xmusic 05.01.06 15:40 …
Parabéns André
o flog eh muito bonito
são fotos q nos remetem ao
Rio Antigo
uallll
add vc
Abra
luiz rosa
leflaneur 05.01.06 22:24 …
Adorei seu flog
eu só não gosto é de pessoas que falam “flog”
mas isso É da idade, tenha certeza
Rafael Netto 06.01.06 07:30 …
Não dá raiva um negócio tipo esse aí da “barbiexorcista”?
Parece coisa da Rosinha…
Greenpeace 06.01.06 08:47 …
-“Devolvam as Baleias ao Mar!”
Rosinha 06.01.06 10:49 …
Vou processar, está decidido.
ngrille2 10.01.06 23:08 …
Era época que quase não existiam Motéis e todo mundo ia ver “Corrida de submarinos” por lá…hehe
Bons tempos aqueles…e como se matava aula….

3 comentários em “Via XI com Av. Sernambetiba, primeiros anos da década de 70”

  1. A Barra foi uma iniciativa pioneira e é um ótimo lugar tanto para morar como para visitar, pois apresenta principalmente, visível qualidade de vida e um horizonte amplo: de qualquer bairro que uma pessoa venha, ao chegar na Barra, parece um respirar aliviado, a amplitude da vista é um conforto, o ar é fresco devido aos amplos espaços.
    A Barra resgatou totalmente o conceito do uso das varandas, tirando o imposto sob elas, resultou em um perfil de edifícios com varandas generosas, aonde o indivíduo pode aproveitar o espaço aberto coberto, o privado com o público. É um bairro no qual seus edifícios têm generosas áreas de lazer, uma criança anda confortavelmente de bicicleta se quiser, sem nenhuma barreira, aonde consegue-se andar de bicicleta decentemente? Na Zona Sul por exemplo, na praia até dá, quando não está lotada que mal se consegue andar a pé….
    A Barra tem a maior extensão de praia, com diferentes tipos das mesmas.
    Não se pode falar mal do PP querendo dizer que era ruim, até porque não foi implementado com fidelidade, pelo contrário, foi totalmente distorcido.
    Mesmo com toda a distorção do PP, não se deve fazer comparações, a Barra apresenta um conceito de viver diferente dos vistos no Rio, se foi visto em Miami ou seja lá onde for, não interessa, temos isso aqui, e é ótimo, aliás, quem não vê qualidade de vida nesses lugares?
    O importante, sempre, é qualidade de vida. Se for feito por especialistas, melhor ainda.

  2. É preciso contar a história da Avenida Sernambetiba,e seu prolongamento na Avenida Estado da Guanabara,onde a antiga Estrada de Guaratiba,passou a se chamar Avenida Pontal de Sernambetiba e depois passara a chamar-se Estrada do Pontal, e foi se encontrar com a novissima Estrada Estado da Guanabara em CURRUPIRA de frente para o mar e fundos para o morro da boa vista ,ao lado do morro caetes,antes da prainha,local onde houvera a invasão francesa e depois pertenceu a um quilombo da familia XAVIER,depois a familia FRANÇA e a seguir a familia RIVETTI,que desde a decada de 1938 estão brigando por suas terras no tribunal de justiça do Rio de Janeiro tendo vencido o agravo 130 da 8a camara do antigo tribunal de apelação do MM.PONTES DE MIRANDA,e desde o ano de 1999 graças as falsas pericias de engenharia e ao 9o. Oficio do Registro Geral de Imoveis,que passaram essas terras para CLODOMIR CECCHIN,GLOBO/DERMESIL,REAL,SÃO MARCOS,é o maior grilo de terras que já existiu no Brasil.

  3. As terras de currupira,continuam invadidas e falsificados seus documentos pelo 9o.oficio do registro geral de imoveis,cartorios de notas,surrupiadas de dois herdeiros idosos,com aquiescencia,do tribunal de justiça do Estado do Rio de Janeiro,da prefeitura,com mudanças de nomes de logradouros publicos,PAS E PALS,desmembramentos,tudo engendrado para tomar as terras hoje valiosas do espolio de ADELINA RIVETTI. Por todos os anos que já se encontram na luta pelos seus direitos essa familia deveria ser indenizada pelo Estado,que permite toda essa roubalheira , entregando os bens de terceiros para a familia Marinho-Clodomir Secchin-Arthur Peixoto,e outros deste tribunal de exceção que funciona no poder paralelo na rua lá do centro,onde se encontram muitos aposentados do tribunal de justiçade justiça,e lá se fazem as negociatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + = 15