A ligação da Zona Norte com a Zona Oeste era algo a muito defendido por urbanistas, como de vital importância para o crescimento da cidade, pois para se acessar a baixada de Jacarepaguá havia apenas duas possibilidades ou ir até Madureira e Campinho, ou então indo até o final da zona Sul, usando a estrada do Joá e aí a estrada da Barra da Tijuca até o sub-bairro do Anil.
Na Administração Henrique Dodsworth a construção da estrada começou, partindo dos fundos do bairro de Vila Iasabel, com a construção de uma nova pista até a vertente da serra dos Petros Forros, e o prolongamento da estrada dos Três Rios, que começou a ter seu traçado alargado, e novas obras de engenharia construídas.
Infelizmente a qualidade da foto é sofrível
Amanhã continua
Comments (13)
O cenário rural é muito interessante. Isso poderia ser tranquilamente na Serra de Petropolis em algum canto de Araras ou Secretario.
E devia ser uma viagem !
Pretos Forros.
Qual a data aproximada da foto?
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Essa foto é da primeira metade dos anos 50
Eu passei por lá agora, dia 10.
Quanta diferença faz o descaso da Prefeitura.
Esta é a trilha que vc vai fazer sábado??
Mais um local da nossa cidade que está esculhambado… favelizado. Alias durante o percuso por essa via a gente pode ter uma ideia da quantidade de favelas que são vistas em todos os lugares.
Não querendo ser chato e já sendo, chamo à atenção dos prezados amigos para o detalhe de que, ao pensar num acesso para o desenvolvimento da zona oeste, nossos homens públicos pensam logo em uma estrada para automóveis e caminhões. Claro, dá mais prestígio e mais dinheiro da caixinha dos empresas de ônibus.
Caso fosse planejado uma linha de transporte de massa, esse desenvolvimento teria sido muito maisar, mais disciplinado, mais humano.
Por falar em desenvovimento urbano. Outro dia estava por curiosidade olhando anúncios para empregadas na zona sul. Todos, sem exceção, exigiam que a pretendente morasse perto do trabalho. Para uma empregada (ou balconista, caxeira, atendente, recepsionista etc) que trabalhe na zona sul, morar próximo do emprego quer dizer o que ? Para mim é morar na favela. Num apartamento da Av. Atlântica é que não é.
Êpa, êpa, êpa, “recepsionista” é brabo.
Recepcionista cai bem melhor.
Sorry.
Sem querer ser implicante e já sendo, imagino uma cidade planejada pela EUAG – Escola de Urbanismo AG:
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Estou tentando imaginar, calma.
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:-)))
Concordo com o AG,o transporte de massa eficiente eliminaria muito problema da nossa cidade.Só que ele traria um problema…ele iria facilitar o direito de ir e vir das pessoas,e nem todo mundo quer isso…me lembro bem que tinha gente moradora da barra reclamando que a linha amarela iria facilitar a chegada de suburbanos(termo esse usado com todo o desprezo possível e imaginável)na praia da barra(chamada de “nossa praia”),e olha que a linha amarela é uma via rodoviaria,imaginem então quão grande não seria a chiadeira se todos se locomovessem eficientemente por toda a cidade???ironia a parte, sem duvidas,esse seria o caminho para um sistema de transporte urbano realmente bom.Concordo com o AG mais uma vez, a estrada grajaú-jacarepaguá está realmente recebendo menos cuidados do que devia,por parte da prefeitura!!
bem,acho que por hoje é só,1 abraço a todos
Eu conheci esta via nos últimos anos da pista simples, não lembro direito. Hoje passando pelo início no Grajaú, fico imaginando como seria aquilo ali antes. A duplicação foi feita erguendo uma pista “pendurada” na encosta. Só que segundo o Guia Rex, havia várias ruas que subiam a encosta e terminavam na (ou cruzavam a) estrada. Será que destruíram tudo que havia por baixo?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Todo dia pego essa estrada,desde os anos 70.Mas nunca tinha visto tão estreita! 🙂
Não é Petros Forros, é Pretos Forros.