Rua da Carioca esq com Uruguaiana, 1905

andredecourt's photo de 30/06/05

Hoje mostramos uma foto que pode dar uma boa idéia de como o velho prédio colonial do hospital da Ordem Terceira bloqueava a comunicação da rua Uruguaiana com o largo da Carioca e dificultava o transito na rua da Carioca.

A rua que vemos à frente é a rua da Carioca, e a rua que desemboca à direita é a Uruguaiana. Fechando o caminho temos a bruta massa do velho prédio, se vocês repararem bem, o prédio se projeta tanto no leito da rua que não há calçada, em boa resolução vemos o lampião da iluminação pública no meio da rua.
Existem duas curiosidades na foto, a primeira é que o prédio que aparece com destaque à direita da foto existe até hoje, embora totalmente descaracterizado, e onde funciona o Ponto Frio, a outra bem na parte direita inferior da foto, vemos uma carrocinha, bem disputada por sinal, inicialmente pensei que fosse de sorvetes por causa de seu toldo, mas ao aproximar, reparei que ela não possui o formato de barcos, tão comum na época e conta com panelas, possivelmente vendia angú.
Nos arquivos do site há uma foto tirada de dentro do largo focando o lugar em que o fotógrafo, Malta claro, está tirando essa, onde vemos como o velho hospital bloqueava totalmente a comunicação.

Comments (14)

Luiz D´ 30/06/05 09:59 …
Tinha mesmo que “botar abaixo”.
E era um outro mundo – como eram elegantes os transeuntes (se compararmos com o “camelódromo” dos dias atuais…).
http://fotolog.terra.com.br/luizd
operti 30/06/05 10:08 …
É curioso ver essas fotos antigas e ficar comparando os lugares que você conhece atualmente com o que eles eram em priscas eras … andar pelo centro da cidade é um show à parte, coisas que só o Rio de Janeiro tem …
Abraços!!
AG 30/06/05 10:28 …
Duas coisas me intrigam: primeiro esse poste altíssimo ali na calçada direita da Rua da Carioca. Pra que servia ?
Segundo é a carrocinha que dá a impressão de ter enchidos (salsichas, salaminho, linguiça)para vender. Se é isso mesmo, fico aqui pensando quanta gente passava mal nesta cidade. Já imaginou os “quitutes”, num calor daqueles ? Haja botulismo.
andredecourt 30/06/05 10:33 …
Esse poste Alvinho era onipresente nessa esquina, durante muitos anos, haviam outros espalhados, e pela “rota” deles eu arrisco dizer que ligavam alguma estação em algum arrabalde ao prédio dos Correios, antigo Passo na praça XV.
Rafael Netto 30/06/05 10:35 …
Decourt, não é só o prédio da esquina, mas praticamente todas as construções da foto, com exceção do hospital da Ordem Terceira, ainda existem.
É bom lembrar que tanto a Rua da Carioca quanto a Uruguaiana foram alargadas nesta época (acho que tinham a largura das ruas da Saara). Não sabia que o hospital tinha sobrevivido a estas obras.
No lugar do hospital não foram construídos outros prédios? Que lugar eles ocupavam, sem obstruir a rua?
andredecourt 30/06/05 10:38 …
Rafael foi construído um conjunto de prédios em estilo eclético, que por muitos anos abrigou o jornal Correio da Manhã, foi praticamente demolido com as obras do metrô, só sobre hoje uma parte sua virada para a rua da Carioca
Luiz D´ 30/06/05 10:47 …
Sempre fico impressionado com a visão de conjunto que o André tem da cidade.
Também fiquei curioso com o poste. Pensei, a princípio, que fosse a dobra da página do livro de onde o André tirou a foto e que não tivesse sido corrigida no Photoshop.
“By the way”, André, você dá uma melhorada nas fotos com algum programa?
http://fotolog.terra.com.br/luizd
andredecourt 30/06/05 10:53 …
Rafael, tenho uma foto que ele aparece parcialmente à esquerda, ela está aqui: http://www.fotolog.net/andredecourt/?photo_id=4815698 depois posto uma do largo em que ele aparece com destaque
Rafael Netto 30/06/05 12:28 …
E aquele prédio decô que também foi demolido pelo Metrô, ficava no mesmo lugar ou era outro terreno?
Mauro_AZ 30/06/05 13:25 …
Deixa ver se eu entendi: Na ocasiao dessa foto, as ruas da Carioca e Uruguaiana ja` tinham sido alargadas, mas as obras de Passos ainda nao tinham comecado. De fato, a largura da rua da Carioca me parece ser mais ou menos a mesma de agora… ou sera` ilusao de otica?
Da perspectiva da foto, da` ate` para ver alem da localizacao do atual Bar Luiz, um dos meus pontos obrigatorios de visita sempre que volto ao Rio. Porem na epoca desssa foto ele (originalmente Bar Adolpho) ainda nao existia – em que ano foi inaugurado?
andredecourt 30/06/05 14:25 …
Rafael, o prédio Decô ficava oa lado. Mauro nessa foto estávamos no meio das obras de Passos, muita coisa já estava pronta, mas faltava acabamento, arborização e a demolição de alguns prédios que com sua função especial puderam esperar mais, como esse que era um hospital e só foi demolido quando o novo lá na Tijuca foi construído
andredecourt 30/06/05 15:13 …
O bar Luiz foi inaugurado na rua da Assembleia 102, um pouco mais de sua história pode ser vista aqui : http://www.barluiz.com.br/article.php3?id_article=88
jban 30/06/05 20:49 …
O Bar Luiz, O Bar Brasil e o Bar Lagoa são instituições desta cidade !!!
tumminelli 01/07/05 00:11 …
O que me impresiona é a completa aridez da Ruia da Carioca. Não se uma arvore, ou mesmo um arbusto plantado. Diferente de hj em dia!

Um comentário em “Rua da Carioca esq com Uruguaiana, 1905”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

62 + = 64