Av. Vieira Souto, 1970

andredecourt's photo de 30/04/05

Uma avenida Vieira Souto algo perdida no tempo, a foto é de 1970, podemos ver o urbanismo já um pouco maltratado que existia desde os anos 30, os jardins do canteiro central está sem grama pois os motoristas estacionavam seus carros por cima.
Já há calçada junto a areia da praia, elas foram construídas posteriormente, pois no início da urbanização de Ipanema a areia terminava junto as pistas, como a Barra antes de 1992, quem se lembra ….
Vemos na foto também o primitivo posto 9 e à esquerda junto aos coqueiros o início das obras do emissário submarino

Coleção Desmond Cole

Comments (12)

jban 30/04/05 20:11 …
André,
Benvindo de volta ao Fotolog !! Boa foto. Sabe, eu prefiro como é hoje. Acho que este espaço está mais organizado, apesar dos quiosques e os caminhões de entrega de coco, gelo, etc, etc… A praia no Domingo era um verdadeiro inferno, com a pista e a calçada totalmente tomada de veiculos
Alvaro Gbariel 30/04/05 21:18 …
Salve, André.
Que bom que o fotolog.net começa gradualmente a voltar aos tempos de boa safra. Tomara que assim se perpetue por séculos e séculos.
A tua ausência e a do Tummi ( e todos o outros amigos do fotolog.net, que não dá para listar por motivos de espaço) são insubistituíveis.
A foto me lembra o Tom Jobim – “andar pela praia até o Leblon” — cantava ele para Lígia ( que eu, matreiramente, quando cantava para uma amiga, trocava por Lídia)
Ipanema, ainda para mim não é um, “retrato na parede” como Itabira era para Drumond.
Mas dói, menino, dói…
tumminelli 30/04/05 23:02 …
Cara que coisa mais feia… que esculhambação… tudo estragado…
Hj ta bem melhor mesmo… Aquilo ali ao lado poste seria uma palmeira morta?
:-)))
roney 01/05/05 01:15 …
linda foto. de qualquer forma naquela epoca deveria ser muito mais bonito do que hoje…
gostei de rever o passado!
lgp1 01/05/05 06:18 …
interessante! Não qe vê aquela parede de prédios que tem hoje em dia… Sera que tinha ja nesta época?
Abraço
Luiz D´ 01/05/05 07:43 …
André, será o Posto 9 ou o Posto 8, ali pela altura da Farme de Amoedo?
As obras do emissário (com o “pier”) ficavam entre a Farme e a Teixeira de Melo.
No altura do Posto 8, nesta época, um folclórico ex-banhista (salva-vidas, para os mais novos), o Bocaiúva (que, dizem, tinha sido aposentado por ter levado uma pancada na cabeça), organizava uma colônia de férias, com aulas de natação e ogos de volei para a garotada, que fazia muito sucesso.
E a praia era muito mais limpa, sem pombos, sem a insegurança (podia-se ir ao Cinema Miramar, sessão das 22h, lá no fim do Leblon, e voltar caminhando pela praia, sem problemas, brincando com as “moçoilas de vida airada”), além de se poder estacionar tranquilamente no Castelinho para assistir às “corridas de submarino”.
http://ludaol.multiply.com/
violetamafalda 01/05/05 10:04 …
Muito boa foto, André. eu morava lá naquela época. Fiquei lá durante 5 anos. Me lembro bem…
Bom domingo.
bjs.
rossanah 01/05/05 10:13 …
bom dia!
obrigada por ter ido ontem, valeu!!!
bj
Marcelo Almirante 01/05/05 18:58 …
Até mesmo os jardins dos condomínios pareciam não ser bem tratados. Parece que o calçadão de pedras portuguesas, junto à areia, veio nos anos 70. No filme do Roberto Carlos – DIAMANTES COR DE ROSA – rodado nessa época, o calçadão parecia ser de concreto.
Por falar na Vieira Souto, estou fazendo um levantamento fotográfico das linhas de ônibus que passam por essa via, no seguinte flog:
http://fotolog.terra.com.br/navenh
andredecourt 01/05/05 22:22 …
O calçadão de Ipanema foi a repetição de um desenho inovador e premiado que nos anos 60 foi iniciado na praça Nicarágua, e depois repetido na esplanada de SantoA ntônio, depois desses lugares ele se espalhou pela cidade
brites 02/05/05 08:20 …
Sem dúvida q hoje a praia está bem mais apresentável! Em compensação acho q bem menos freqüentável…
Esta foto pra mim tem gosto de banho de mar limpo e gelado, jogo de vôlei na areia, e muito flerte…
*s Boa semana!
Lucca 03/05/05 10:36 …
Oi André é muito bom passar por aqui… me tire uma duvida.. o Pão de Açucar era separado do continente?.. tem uma foto antiga q dá essa sensação!
Um grande abraço… apessar de mora em SP… sou arquiteto e gosto de fotos antigas de cidades..aliás poderíamos pensar numa arquivo de memórias das cidades… que vc acha?
[email protected]
Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 60 = 69