Galeão Velho, Maio de 1954

andredecourts foton från 2005-04-19

Aeroporto do Galeão (velho), foto tirada em maio de 1954.

A foto me foi passada pelo Jason e mostra em primeiro plano o simpático “Lau-Lau” o VW Sedan 1950 da família de Umberto Spilotros.
Atrás vemos o velho terminal do Galeão, que era bem simpático, e bem mais acolhedor que o monstruoso terminal dos dias de hoje.
Este velho terminal ainda existe um pouco modificado, mas fica escondido pelas estruturas da ponte velha e da nova da Ilha e pela Linha vermelha, e seu uso principal hoje é como terminal de cargas.
Os postes de iluminação eram do tipo americano e iam acompanhando toda a extensão dos muros do aeroporto que margeavam a estrada do Galeão, praticamente chegando no drive-in, eles permaneceram funcionando até 1983 quando a ponte nova da Ilha foi inaugurada.
O curioso é que perto do terminal velho ainda existem alguns abandonados, todos sem globos, mas fora isso poderiam ser postos para funcionar pois até os soquetes das lampadas permanecem.

Comments (32)

edubt 2005-04-19 11:11 …
Hummm que tal um post duplo amanhã???´Vc escolhe:
A pista nos anos 70 ou o terminal na decada de 50…
:-))))))))))
Gostei do fusquinha, e sem os pisca pisca no paralama
analyzator 2005-04-19 11:15 …
Nessa época esse veículo já era conhecido como “fusca”, ou essa denominação surgiu anos depois?

Pensei que teria alguma foto em homenagem ao Dia do Índio…
rodperez 2005-04-19 11:17 …
é verdade! esse fusca nao tem os pisca-pisca!!
jro 2005-04-19 11:26 …
Belo exemplar do carro do povo.
Jro :-))
jban 2005-04-19 11:28 …
Belo Buick atrás do fusca !!
jro 2005-04-19 11:31 …
Acorda André!!!!!!
jban 2005-04-19 11:33 …
Meu avô era o Gerente da Banca de Jornal/Livraria do Galeão até se aposentar em 1972. Eu passava as minhas férias por alí, acompanhando ele no trabalho e lendo todos os gibis do mundo !!!!!!! Gibis à vontade, sem ter que pagar. A única regra era não estragar e devolver para a prateleira. Eram férias ótimas.
Gostava também de ir com ele no Café Capital que havia alí no final do corredor para tomar uma coca-cola (pequena!). Nós íamos para aquela longura no Fusca 69 Verde dele. Boas lembranças!
jban 2005-04-19 11:34 …
…lonjura ….
Alvaro Gabriel 2005-04-19 11:37 …
Olha, eu não queria mais brincar com coisa séria (até porque não quero que o Jason se zangue) mas aquele carrão ali atrás, à direita, só pode ser um De Soto Darth Vader.
:-))))))))
tumminelli 2005-04-19 11:44 …
Alvaro Gabriel @ 2005-04-19 11:37 said:
Olha, eu não queria mais brincar com coisa séria (até porque não quero que o Jason se zangue) mas aquele carrão ali atrás, à direita, só pode ser um De Soto Darth Vader.
:-))))))))
:-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
jban 2005-04-19 12:02 …
Hummm…. acho que é mesmo um De Soto..
jro 2005-04-19 12:16 …
De Soto Darth Vader!!!
Como é que não fui me aperceber disto!!
É claro!
:-))))))))))))
jason_1900 2005-04-19 12:24 …
Vamos lá:
1) O apelido “Fusca” apareceu no início dos anos 60. Reza a lenda que nasceu em uma turma de automobilistas da Tijuca (e se espalhou pelo Brasil até se tornar o nome oficial do carrinho, em 1982).
2) O modelo 1950 tinha seta sim! Elas não ficavam nos pára-lamas – e sim montadas na coluna central da capota (não dá para ver nessa foto). Eram bracinhos articulados, que se escondiam quando estavam desligados. São as chamadas bananinhas.
3) O carro com vistosa dentadura cromada é um Buick 1950.
4) Atrás do VW se vê um pedaço de um Chevrolet 1948.
5) Nenhum DeSoto à vista nessa foto…
Luiz D´ 2005-04-19 13:04 …
Ô André,
O velho terminal ser mais simpático, tudo bem, mas não era funcional.
Era muito pequeno, fazia um calor fenomenal ali dentro, era confuso e precário.
Nem sei o que era pior: a saída dali e ou fazer escala em Dacar (um dos caminhos se chegar na Europa). Era muito sacrifício (mas valia a pena, é claro…).
E quem quiser ver uma série sobre a iluminação do Rio está convidado a dar uma passada em
http://ludaol.multiply.com/
jban 2005-04-19 13:09 …
Putz…. Tinha acertado no inicio e depois me confundi com a história do De Soto…
jban 2005-04-19 13:10 …
Aliás esse fusca já tinha levado uma batida de frente.. olha só o parachoque !
/rockrj 2005-04-19 13:21 …
Este era o tinha duas janelinhas atrás ou já era o que tinha uma pequena? Não dá para ver direito…
jason_1900 2005-04-19 13:46 …
O VW 1950 ainda era o de duas janelinhas.
A janela oval só chegou em agosto de 53.
jro 2005-04-19 14:43 …
O André acordou!!!
:-))
:-))))
:-)))))))
Alvaro Gabriel 2005-04-19 15:29 …
Mil desculpas. O carrão ao lado é mesmo um Buick.
Buick Darth Vader.
:-)))
Marcelo Almirante 2005-04-19 15:39 …
Li em algum lugar que o terminal de passageiros do Galeão era menor que o Santos Dumont. O fato de termos aeroportos tão apertados ajudou a cidade a entrar na era dos “modernos” aeroportos após a inauguração, em 1977, do primeiro terminal
de passageiros do novo aeroporto do Galeão, que rivalizava com muitos do estrangeiro.
Marcelo Almirante 2005-04-19 15:43 …
Fui banido do fotolog Mapas Antigos por estar enviando textos e links relacionados a CONSPIRAÇÕES E RELIGIOSIDADE. Pergunto, por acaso esses temas estão fora dos fatos históricos ?
Minha última mensagem “deletada” tratava-se
da Carta do Indio Americano escrita no século XIX. Um dos mais belos textos já escritos sobre a “Ecologia”. Eu mesmo já chorei várias vezes quando li esse texto, em função do teor e da importância de sua mensagem.
http://geocities.yahoo.com.br/zostratus15/indio.htm
Outro link que fui “cortado” trata-se da expulsão dos empresários da Companhia das Índias, da cidade do Recife quando estava sobre ocupação Holandesa. O mesmo grupo que tinha fugido de Recife, anos mais tarde compra a ilha de Manhattam e funda a Nova Amsterdam, depois Nova Iorque
http://www.armindoabreu.ecn.br/vcsabia.html
O outro, um belo texto sobre a origem do nome Brasil, fora da ótica lusitana.
http://geocities.yahoo.com.br/zostratus14/brasil-novo.htm
Todas as 3 mensagens não possuem conteúdo que denigram a imagem do país e de ninguém, pelo contrário, trazem uma luz, um esclarecimento, sobre importantes fatos históricos ocorridos no país e no NOVO MUNDO.
/andredecourt umplugued 2005-04-19 15:56 …
Marcelo, eu não tenho religiâo e acho que elas são o grande pecado da humanidade, mas de modo algum posso censurar as pessoas por terem seus credos e opiniões sobre questões filosóficas e religiosas, aqui v/c pode se sentir a vontade para colocar seus link´s, a vontade.
Concorda ou não concorda quem quer, mas acho que as informções tem que ser passadas de forma livre a todos
Bento XVI 2005-04-19 17:28 …
Concordo com o André. Estou aqui representando o Leflaneur, que está desmaiado por conta da fumaça branca…
betotumminelli 2005-04-19 19:51 …
Não entendi o que aconteceu ai com o Marcelo… Mas qq tipo de censura é intoleravel! Dou meu apoio a ele.
:-))
Rafael Netto 2005-04-19 21:13 …
Já que tocaram no assunto, não sei o que deu no Celso Serqueira (Mapas Antigos). Ele começou a levantar polêmicas e fechou a página de comentários. Agora só podem comentar “favoritos”, seja lá o que isso significa.
leflaneur 2005-04-19 23:39 …
Não sei, não sei… vamos ver… Fico imaginando a cara do Boff, isso me diverte um pouco. Mas é uma incógnita. Se bem que, pra nós, mortais, a vida continua a mesma. Afinal, como eu disse pro Nelson, quanto mais se reza, mais João Paulo aparece!!!!
Marcelo Almirante 2005-04-20 00:17 …
Bom, obrigado pelo apoio e pela acolhida. Fico feliz em saber que aqui existe DIÁLOGO.
jucafii 2005-04-20 00:26 …
muito boa a foto… e a o papo no flog.
abr, decourt.
gerard_3 2005-04-20 08:03 …
Isso aqui é ótimo…basicamente uma sala de bate papo!
Bjócas e bom dia!
De
zecarioca 2005-04-20 08:34 …
Meu pai teve um desses FUSCA… E quem não teve um na família, né? ABração!!
honorio vargas 2005-05-01 12:20 …
Morei na Ilha do Governador em 1958, ano de meu início de curso primário.
Meu pai era piloto da FAB.
Conheço esse terminal, na palma de minha mão.
Era a sede do Comta.
Mais tarde do CAN.

4 comentários em “Galeão Velho, Maio de 1954”

  1. Sou eu, o cara que está sentado no banco traseiro, lado direito, do carro… Respostas para algumas questões colocadas sobre o nosso carro: Atrás do VW, está estacionado um Oldsmobile. As setas nas colunas não são visíveis, porque naquela época, eram pintadas da cor do carro. Mais tarde (acho que em 1954), passaram todas a ter o corpo preto, ficando portanto, mais destacadas nas colunas… Finalmente, a questão da “batida na frente”: Naquela época (dá até para se ter uma idéia na foto), todos os carros tinham os parachoques bem mais altos e resistentes, que os dos VW (existiam +/- 200, no Rio de Janeiro…).
    Por êsse motivo, nos estacionamentos, sempre que algum carro encostava no VW, acabava “enganchando” (por sobreposição das garras), o coitado… Assim, meu Pai conseguiu garras mais altas que as originais (são as que estão mais próximas da placa), paras evitar o “engate”. Em contrapartida, faziam alavanca “embeiçando” o parachoque para traz e para baixo. O “problema foi solucionado anos mais tarde, quando um serralheiro que modificava parachoques de Citroen (com o mesmo problema), fêz um serviço idêntico no VW, “subindo” os parachoques algo como 7 cm. Em 1968, na Alemanha, a Volkswagen fêz o mesmo, pelo mesmo motivo. Inclusive, essa era a razão dos tubos nos parachoques dos carros exportados para o mercado Norte-Americano, que foram adotados no início da produção no Brasil. Outro detalhe: A placa DF 5079, registrava o carro como o primeiro VW emplacado no antigo Distrito Federal…
    Um abraço a todos,
    Umberto
    PS: Fantástico o apelido dado ao Buick! O nosso carro se chamava Lau-Lau, por ter sido comprado no dia de São Estanislau… Nada a ver com o Forum paulistano… :))

    1. ciao umberto
      spero proprio che sia tu , mi ricordo che avevi la passione del maggiolino quando ero da Bensi
      purtroppo ho perso tutti i tuoi contatti perche mi e’ bruciata la casa con tutto dentro ,computer libri tutto quanto
      la mia email [email protected], tl 0039 335 717 4337 o 0039 347 590 8060 primo o poi verro’ in brasile
      sevieni a torino fammi sapere o se vai al wire o al bauma
      saluti e complimenti per il maggiolino
      fabio

Deixe um comentário para Andre Decourt Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 52 = 62