Aeroporto Santos Dumont

andredecourt's foto van 17-3-05

Já postamos uma foto aérea do Aeroporto Santos Dumont, onde podíamos observar os belos jardins de Burle Max hoje completamente abandonados, essa foto tirada do rés do chão nos dá uma boa idéia a visão do paisagista para harmonizar os jardins junto ao prédio do aeroporto projetado pelos Irmãos Roberto.

Comments (39)

joelmarinho 17-3-05 7:51 …
essa foto tirada do rés do chão ficou ótima…! ainda estou pensnado se melhor a foto ou a legenda… – não se aborreça (muito) com minhas brincadeiras…
fotart 17-3-05 7:54 …
Fantástica essa recordação.
Pena que não posso restaurar essas fotos pois perderiam o valor histórico.
abs
Lefla 17-3-05 7:58 …
O Aeroporto e o Jardim são hoje hospedarias de pivetes e mictorio de taxistas. Ê, Rio…
fotart 17-3-05 8:04 …
Te enviei por email essa foto colorizada…
abs
backup 17-3-05 8:22 …
Meu brother.
Uma beleza a foto do rés do chão…
Like Joel Marinho… Se aborreça (pouco) com minhas brincadeiras… Louco o Joel. Eu não!
Abraços ae,
🙂
Alvaro Gabriel 17-3-05 9:51 …
A primeira vez que andei de avião, um DC 3 caindo aos pedaços da VASP, levantei voo daí. Nos meus inocentes 7 anos era como se estivesse entrando no Palácio de Buckingam. O que mais me impressionou ( e impressiona até hoje, porque não )foram os painéis pintados pelo pintor Cadmo Fausto que o incêndio de 98 destruiu. Cansei de ficar horas e horas observando cada detalhe daquele mural soberbo.
Sempre gostei também da saída charmosa da pista. Um embarque e desembarque que antecede esses impessoais “fingers” que tiraram todo o romantismo dos velhos aeroportos em que você chegava e pisava o chão do país. O Papa, por exemplo, sempre gostou de beijar o chão da terra em que chegava. Já imaginou ele beijando o chão de ferro de um desses “fingers”?
Se ele não quisesse beijar a passarela de ferro restava a última alternativa; beijar o chão do estacionamento dos táxis.
[email protected] 17-3-05 9:52 …
Velhos tempos onde, como o próprio André diz, a praça era aprazível e frequentável.
Pegando carona, veja outro ângulo em
http://ludaol.multiply.com/photos/album/76
mapas 17-3-05 11:00 …
O SDU sempre me traz lembranças do Electra e dos tempos em que a gente fazia aviação “na mão”, nem sonhávamos com computadores.
Mudando de alho pra bugalho: acabo de ver na TV local goiana a notícia de que o INCRA de Goiás desapropriou para fins de reforma agrária uma fazenda de 1,4 mil hectares que pertence à… Diocese de Jataí.
Na carona do lance, descobriu-se que a Igreja Católica é uma das latifundiárias do Estado, possuindo outros mais de 10 mil hectares sem uso.
O bispo de Jataí está uma arara, ameaçou recorrer ao governo federal e ainda tentou desmentir o óbvio. A resposta do superintendentende goiano do INCRA foi exemplar: “… não entendemos a posição do sr. bispo, porque achávamos que uma instituição que fala tanto em reforma agrária e distribuição de renda como a Igreja Católica seria a primeira a concordar em partilhar sua fortuna.”
Nem tudo está perdido, embora provavelmente esse superintendente vá ser transferido para o Amapá, pode apostar! Tomara que dê mídia nacional.
Abraços, Celso
http://fotolog.terra.com.br/mapas
Alvaro Gabriel 17-3-05 11:25 …
Celso, essa sua notícia, abençoada seja, alegrou o meu início de tarde dessa quinta feira. Com que então, o religioso, não podendo se queixar ao bispo, por ser ele mesmo, vai se queixar ao Governo Federal. Mas queixar-se de que ? De que é muito melhor ser pedra do que vidraça ?
Vou acompanhar o seguimento deste caso com o peito em festa e o coração a gargalhar.
:-))))))))))))))))
jro 17-3-05 11:34 …
Belo aeroporto!
Também achava melhor aquela época lá atrás, quando ao sairmos do avião pisavamos no solo do nosso destino…
Eu adorava andar pela pista entre o avião e o termina, ficava olhando os aviões e o transito dos jipinhos que puxavam os reboques de bagagem.
Jro :-))
tumminelli 17-3-05 11:41 …
O Lefla pra variar falando sempre a verdade sem meias palavras! :-))))
Eu articularmente acho essa arquitetura do SDU horrivel. Tudo bem, que o brise soleil é um baita quebra galho nessa cidade, mas é feio pra caramba!
:-)))
Alvaro Gabriel 17-3-05 14:18 …
O sábio aqui do pedaço onde eu trabalho, vem me informar que os painéis do Aeroporto Santos Dumont não foram destruidos como eu tinha dito. O cara tem razão; quem lê e nunca foi ou voltou ao SDU pode pensar que não existem mais.
Na verdade, diz aqui a suprema sapiência, os murais foram recuperados por um pintor Sansão alguma-coisa (desculpe mas não consegui achar o segundo nome do pintor)que tinha na época, em 1998, mais de setent`anos.
Estou falando isso porque, se alguém que não mora no Rio, vier até à nossa cidade, vale uma ida até lá para ver os painéis.
E obrigado ao sabichão que, ao invés de ficar trabalhando, lá na sala dele, vem aqui na minha encher meu saco. Sai, arreda, capeta !!!!
umdiaumafoto 17-3-05 17:50 …
*
Sempre bom, “pousar” por alguns minutos,aqui!
eduardo bertoni 17-3-05 18:11 …
Eu também por volta dos sete anos ficava horas olhando os painéis do SDU. Um retrata os primórdios da aviação e o outro a modernidade da época.
São muito lindos!
Abs,
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
SDU 17-3-05 18:26 …
Trabalhei no SDU, na ponte aérea de 1980 a 1984, durante meu tempo de Faculdade. Bons tempos. Adorava embarcar e desembarcar os passageiros andando pela pista. Voce participava de tudo: o reabastecimento, o carregamento das malas , o cheiro de querosene dos Electras. Andar por baixo da asa do bicho com os motores ainda ligados era D+ ! O finger acaba com tudo isso. Torna tudo esterilizado e impessoal. Claro que ajuda um bocado quando se tem que embarcar uma pessoa mais idosa ou alguém com dificuldade de locomoção. Aí a escadinha do Electra era terrível !!
André, me lembrei que tenho umas fotos do incêndio do SDU. Tenho outras da cabine do Electra e de algumas decolagens que eu mesmo tirei. Vou te enviar.
João Novello
Waldenir 17-3-05 18:30 …
E o mais legal é que o painel `a esquerda de quem olha para a pista,representando a aviação “moderna” (em 1950),mostra a pista do aeroporto coalhada de DC-3,um dos quais em close,e os primeiros jatos militares do mundo voando acima,sendo que nenhum deles jamais passou pelo Brasil.Inclusive,um deles,tipo um grande bombardeiro de asas enflechadas,foi copiado de revistas da época.
rodperez 17-3-05 19:40 …
ae mapas!
boa noticia
tumminelli 17-3-05 22:20 …
proximo post será duplo com esse… mas sem electras, mas alguns DC3
:-)))
bemaia 17-3-05 22:38 …
Vc pode querer os royalties, mas a foto é minha! E já tá fora de foco de propósito!!!
Beijos!!!
gerard_3 17-3-05 22:43 …
De propósito Bê ?
Vc não contou que está usando os recursos que aprendeste no curso do Nelson?????
Concordo ….muito ar e sentado!
Eu prefiro final da tarde comecinho da noite…o que vcs acham?
Começando como um “happy hour”,que tal?
:)))
gerard_3 17-3-05 22:49 …
Então …tudo bem !
Mas qual seria o lugar…fala vc eu sei pouco deste lado daí…
rossanahenriques 18-3-05 8:42 …
o lugar é bacana 🙂
brites 18-3-05 9:02 …
Muito legal este resgate do jardim! Q pena seu abandono!
Até q eu gosto do Santos Dumont, especialmente dos painéis sobre os primódios da aviação… Não sei bem se gosto da obra ou da perspectiva de embarcar num avião e sair da rotina… O fato é q ele romantiza o ato de viajar bem mais q Internacional, q é mais frio e difícil de se ver a pista!
jro 18-3-05 9:56 …
Tenho duas perguntas que só o super André poderá responder:
1) Quem foi a Dona Marta?
2) Quem foi o Vidigal?
Jro :-)))))))))))))
Alvaro Gabriel 18-3-05 10:21 …
Pois Dona Marta casou com o Vidigal e teve dois filhos: Pavão e Pavãozinho.
:-)))))))))))))
jro 18-3-05 10:34 …
Mas ouvi dizer que antes deste casamento com o Vidigal, a quem ela chamava de Vidiga na intimidade, Dona Marta andou sassaricando com um Jovem da rica família dos Rodrigo de Freitas, e que este namorico começou quando eles se encontraram na então romântica fonte da Saudade.
:-))))))))))))))))))))))
jro 18-3-05 10:35 …
E foi justamente destes encontros furtivos que surgiu a expressão “desta água não beberei”, e ela bebeu….
:-)))))))))))))))))))))))
mapas 18-3-05 10:45 …
¨
JÁ VIROU PIZZA, OU MELHOR, HÓSTIA
Debaixo do maior quieto, saiu esta notinha num jornal goiano de hoje:
“Após pedidos da própria Igreja e de políticos, o Incra vai recalcular o grau de utilização da terra (GUT) da fazenda da Diocese de Jataí desapropriada há 21 dias. A instituição diz que há cultivo em 80 porcento da área.”
É o fim da moral, da ética, da honestidade e da vergonha na cara.
Lefla 18-3-05 11:55 …
Addo:
1) Quem deixou o Rato Molhado?
2) Quem usa Chapéu Mangueira?
3) Quem sofre de Complexo do Alemão?
jro 18-3-05 12:19 …
André, com mais as peguntas do Lefla voce agora está com 5 assuntos da mais alta importância para esclarecer.
Mãos a obra então…
:-))))
Alvaro Gabriel 18-3-05 13:47 …
Pois é , Celso. E depois os próceres do Estado do Vaticano vêm pregar a moral e a luta pelos direitos humanos.Mas fazer o que ? Sempre foi assim e assim será, per omnia saecula saeculorum.
[email protected] 18-3-05 14:02 …
Uma “ajudinha”, como se precisasse, para o André responder ao jro. O nome Dona Marta vem da mãe do Padre Clemente, herdeiro das terras daquela área de Botafogo (a rua virou, São Clemente). Dona Marta Filgueira casou-se com o Capitão Alvaro Matos, pai do Padre Clemente. Morreu em 1698, aos 92 anos de idade, fato raro naquela época.
http://ludaol.multiply.com
Lefla 18-3-05 14:07 …
Eu estarei lá. Tipo nove horas.
gerard_3 18-3-05 14:33 …
Eu tipo oito…:)))))))
jban 18-3-05 16:39 …
E a Bambina ? É a filha do Padre Clemente ? rs, rs..
rbpdesigner 18-3-05 17:58 …
muito bom post, André!
[]s
Mauro_AZ 18-3-05 18:00 …
Na rua Bambina tem um motel do mesmo nome que é bastante razoável, se bem que aquele outro que fica na São Clemente, quase em frente a rua das Palmeiras, é ainda melhor (pronto, a dica está dada pra rapaziada). Se a Bambina fosse mesmo filha do padre, até que as localizações desses metéis se constituiriam numa bela homenagem, não acham?
jban 19-3-05 0:20 …
O da São Clemente é o Panda … com direito ao logo do ursinho e tudo o mais
sandrafigueiredo 19-3-05 7:15 …
Fotos excelentes por aqui!!! Adoro o Rio antigo… e comentários hilariantes da galera! hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 + = 31