Antiga estação de hidros do aeroporto Santos Dumont, construída numa fase de grande propagação do modernismo, pois menos de dois anos antes a sede da ABI, bem como o prédio do MEC cujo projetos revolucionaram a arquitetura, e causaram furor na opinião pública. O concurso para os terminais tanto terrestre como marítimo do aeroporto Santos Dumont foram ganhos por arquitetos de influência modernista.
O terminal terrestre hoje conhecido propriamente como “O” aeroporto foi ganho pelos irmãos Roberto.
Já o terminal para hidros teve como projeto vencedor o de Atílio Correia Lima.
Infelizmente a evolução da aeronáutica transformou o terminal em algo obsoleto em pouquíssimo tempo, os grandes hidroaviões que faziam vôos intercontinentais com dezenas de escalas foram rapidamente aposentados por uma nova geração de aeronaves, sendo a alavancágem tecnológica causada pela Segunda Guerra fator determinante.
Mas na época do projeto era de pensamento comum que os hidros iram dominar o transporte aéreo entre os continentes, como pode ser observado pelo andamento das obras dos dois terminais, o marítimo já estava concluído em 1938, já o terrestre teve suas obras concluídas parcialmente só em 1944.
Flertando com a corrente mais racionalista o terminal tinha linhas muito simples, mas detalhes de bom gosto, como os balcões no saguão do terminal bem como a suave escada helicoidal que subia em graciosa curva do solo a até estes.
Infelizmente com o fim dos hidros, o prédio passou a ser um clube para oficiais da aeronáutica e com o passar dos anos foi completamente desfigurado, ganhou um horrendo terceiro andar dotado de vidros fume, e teve os jardins ma parte de desembarque transformados em bar e piscina, com a construção do perimetral ele praticamente foi escondido embora até hoje exista, mas praticamente passe desapercebido de muitos.
O terminal terrestre hoje conhecido propriamente como “O” aeroporto foi ganho pelos irmãos Roberto.
Já o terminal para hidros teve como projeto vencedor o de Atílio Correia Lima.
Infelizmente a evolução da aeronáutica transformou o terminal em algo obsoleto em pouquíssimo tempo, os grandes hidroaviões que faziam vôos intercontinentais com dezenas de escalas foram rapidamente aposentados por uma nova geração de aeronaves, sendo a alavancágem tecnológica causada pela Segunda Guerra fator determinante.
Mas na época do projeto era de pensamento comum que os hidros iram dominar o transporte aéreo entre os continentes, como pode ser observado pelo andamento das obras dos dois terminais, o marítimo já estava concluído em 1938, já o terrestre teve suas obras concluídas parcialmente só em 1944.
Flertando com a corrente mais racionalista o terminal tinha linhas muito simples, mas detalhes de bom gosto, como os balcões no saguão do terminal bem como a suave escada helicoidal que subia em graciosa curva do solo a até estes.
Infelizmente com o fim dos hidros, o prédio passou a ser um clube para oficiais da aeronáutica e com o passar dos anos foi completamente desfigurado, ganhou um horrendo terceiro andar dotado de vidros fume, e teve os jardins ma parte de desembarque transformados em bar e piscina, com a construção do perimetral ele praticamente foi escondido embora até hoje exista, mas praticamente passe desapercebido de muitos.
Comments (21)
bpm 27.11.04 07:52 …
Eu sempre achei esse clube muito esquisito!
Eu sempre achei esse clube muito esquisito!
joelmarinho 27.11.04 08:09 …
Boa aula ! mas o que não passa desapercebido mesmo é o carrão da sua foto. Abraço 🙂
Boa aula ! mas o que não passa desapercebido mesmo é o carrão da sua foto. Abraço 🙂
cand 27.11.04 09:06 …
sensacional… olha só aquele carro ali, até destoa com a modernidade do prédio…
é, um país imediatista que não respeita suas construções, acontece esse tipo de coisa.
mas é bom saber que ele ainda existe… devia ser aberto ao público… seria legal uma foto atual pra poder comparar com essa antiga…
esse flog é uma viagem no tempo… parabéns mesmo
abraço, bom sábado !
sensacional… olha só aquele carro ali, até destoa com a modernidade do prédio…
é, um país imediatista que não respeita suas construções, acontece esse tipo de coisa.
mas é bom saber que ele ainda existe… devia ser aberto ao público… seria legal uma foto atual pra poder comparar com essa antiga…
esse flog é uma viagem no tempo… parabéns mesmo
abraço, bom sábado !
[email protected] 27.11.04 09:13 …
Todo ano que é possível, eu e o nosso Tummi, disputamos nesse prédio uns prêmios (modestos) no concurso anual do IMPS – International Plastic Modeler`s Society. E confesso, que sempre que entro aí, não me sinto muito bem não. Mesmo gostando de avião e admirando muito a história da aviação brasileira, não consigo separar o ambiente do Clube da Aeronáutica — um híbrido antre o modernismo e a caserna — da violência que se instalou durante os anos do regime “casca grossa” no Brasil. E cá para nós, quem já entgrou lá sabe: alguns detalhes da decoração são uma ode à cafonália. Desculpe, mas é o que eu sinto. Com todo o respeito aos meus eternos heróis do Senta Pua.
Todo ano que é possível, eu e o nosso Tummi, disputamos nesse prédio uns prêmios (modestos) no concurso anual do IMPS – International Plastic Modeler`s Society. E confesso, que sempre que entro aí, não me sinto muito bem não. Mesmo gostando de avião e admirando muito a história da aviação brasileira, não consigo separar o ambiente do Clube da Aeronáutica — um híbrido antre o modernismo e a caserna — da violência que se instalou durante os anos do regime “casca grossa” no Brasil. E cá para nós, quem já entgrou lá sabe: alguns detalhes da decoração são uma ode à cafonália. Desculpe, mas é o que eu sinto. Com todo o respeito aos meus eternos heróis do Senta Pua.
andredecourt 27.11.04 09:18 …
Alvaro aí no caso a caserna atropelou a leveza do modernismo, o prédio literalmente foi torturado no pau de arara
Alvaro aí no caso a caserna atropelou a leveza do modernismo, o prédio literalmente foi torturado no pau de arara
wolfenson 27.11.04 10:17 …
Galaxie 68. 🙂
Galaxie 68. 🙂
nemsodecao 27.11.04 10:20 …
“Ah, André! Tenho saudades da arquitetura moderna! E aonde anda o Aeroporto Santos Dumont com seus brises magníficos? Será que foi a economia de mercado que pasteurizou todas as formas e tensões e texturas em vidro fumê?” Magali
“O abacaxi foi esquartejado, André… Mas mesmo assim continuou doce! Vá lá se entender abacaxis!” Flô
“Ah, André! Tenho saudades da arquitetura moderna! E aonde anda o Aeroporto Santos Dumont com seus brises magníficos? Será que foi a economia de mercado que pasteurizou todas as formas e tensões e texturas em vidro fumê?” Magali
“O abacaxi foi esquartejado, André… Mas mesmo assim continuou doce! Vá lá se entender abacaxis!” Flô
wolfenson 27.11.04 10:41 …
A Ford comprou a Willys em meados de 67 (se não me engano). O rádio é bem paracido com o do Itamaraty. Tinha uma session com um Itamaraty 67 igual ao que meu avô possuíra. Fiz questão de detalhar cada parte do carro. Infelizmente…
perdi todas as fotos. 🙁
A Ford comprou a Willys em meados de 67 (se não me engano). O rádio é bem paracido com o do Itamaraty. Tinha uma session com um Itamaraty 67 igual ao que meu avô possuíra. Fiz questão de detalhar cada parte do carro. Infelizmente…
perdi todas as fotos. 🙁
wolfenson 27.11.04 10:41 …
Sim!!! O Rádio é PHILCO-FORD. 🙂
Sim!!! O Rádio é PHILCO-FORD. 🙂
wolfenson 27.11.04 10:49 …
Vou procurar um para tirar uma foto. Se fosse um Aero seria mais fácil. 🙂
Vou procurar um para tirar uma foto. Se fosse um Aero seria mais fácil. 🙂
Rafael Netto 27.11.04 12:05 …
O prédio é pouco reconhecível hoje porque foi ladeado por outras construções do próprio Clube. Fica escondido numa pracinha junto ao comecinho da Perimetral. Em outro fotolog tem uma imagem do outro lado desse prédio, os jardins virados para a Baía, hoje bar e piscina: http://www.terra.com.br/fotos/album.cgi/*745577:f6
O prédio é pouco reconhecível hoje porque foi ladeado por outras construções do próprio Clube. Fica escondido numa pracinha junto ao comecinho da Perimetral. Em outro fotolog tem uma imagem do outro lado desse prédio, os jardins virados para a Baía, hoje bar e piscina: http://www.terra.com.br/fotos/album.cgi/*745577:f6
faberpaganoto 27.11.04 12:31 …
já fui a algumas festas lá e nao sabia que era o terminal de hidros
já fui a algumas festas lá e nao sabia que era o terminal de hidros
tumminelli 27.11.04 15:54 …
Vc vai me obrigar a catar aqui umas fotos do Santos Dumont com os hidros.. . Vou ver se acho aqui.
:-))))))))))
Vc vai me obrigar a catar aqui umas fotos do Santos Dumont com os hidros.. . Vou ver se acho aqui.
:-))))))))))
kasersose 27.11.04 15:55 …
é impressionante comparar o prédio com o carro estacionado em frente a ele…
abraço
e.
é impressionante comparar o prédio com o carro estacionado em frente a ele…
abraço
e.
sol1976 27.11.04 20:53 …
Show de bola. Como sempre!!!!!!
Show de bola. Como sempre!!!!!!
nelson369 27.11.04 23:47 …
Vai dormir, mizifio. Pára de ficar voando, zoando, etc.
E passe no /ze_lobato. Tem novidades por lá. Ele sempre tem novidades.
Beijinhas
Vai dormir, mizifio. Pára de ficar voando, zoando, etc.
E passe no /ze_lobato. Tem novidades por lá. Ele sempre tem novidades.
Beijinhas
myrmoura 28.11.04 10:26 …
A reforma das instalações do Clube da Aeronáutica desfigurou também um prédio que era remanescente da Exposição de 1922, que ficava ao lado daquele onde (há muito tempo) fui tomar vacina para poder viajar (hoje não sei o que nele funciona), também remanescente da mesma Exposição.
A reforma das instalações do Clube da Aeronáutica desfigurou também um prédio que era remanescente da Exposição de 1922, que ficava ao lado daquele onde (há muito tempo) fui tomar vacina para poder viajar (hoje não sei o que nele funciona), também remanescente da mesma Exposição.
apessoa 01.12.04 17:03 …
Um dos arquitetos da equipe, Jorge Ferreira, ainda está vivo, e é um figuraça. Pois bem, afofoca desse prédio é que o Atílio Correia Lima NÃO PARTICIPOU do projeto, tendo só assinado, pois a equipe era formada só por estudantes, o Jorge incluso. Quando ganharam o concurso o Atílio escreveu uma carta de próprio punho dando a autoria do prédio “aos garotos”!…
Mas a FAB relamente trata mal do prédio, Outro dia entrei no site deles e esculachei, dizendo que eles sequer citavam a autoria do prédio e que ele é tombado pelo IPHAN…
Um dos arquitetos da equipe, Jorge Ferreira, ainda está vivo, e é um figuraça. Pois bem, afofoca desse prédio é que o Atílio Correia Lima NÃO PARTICIPOU do projeto, tendo só assinado, pois a equipe era formada só por estudantes, o Jorge incluso. Quando ganharam o concurso o Atílio escreveu uma carta de próprio punho dando a autoria do prédio “aos garotos”!…
Mas a FAB relamente trata mal do prédio, Outro dia entrei no site deles e esculachei, dizendo que eles sequer citavam a autoria do prédio e que ele é tombado pelo IPHAN…
O prédio é de autoria de Attilio. Há várias pranchas com detalhes dos projetos da Estação com a família Corrêa Lima. Um acervo invejável! Está lá para conferir. Pude ver pessoalmente.