Glória e Centro, anos 40

andredecourt's Foto von 02.11.04

Essa foto deve ter sido tirada ou do hotel Glória ou do edifício Ipú e mostram a região do Russel nos anos 40, muito antes do Aterro do Flamengo.
A maior surpresa é a quase ausência de prédios numa grande extensão da Av . Augusto Severo.
A torre do relógio da Mesbla se revela como uma das maiores construções da foto, junto com o edifício Serrador.
Na esquerda em altura média da foto em boa resolução podemos ver entre o segundo e o terceiro prédio que aparecem os últimos pavimentos do prédio do Elixir Nogueira, talvez o mais fantástico e estonteante prédio já feito nessa cidade, projetado por Afonso Virzi, que ficava na esquina da rua Cândido Mendes, o prédio foi tombado, mas mesmo assim demolido, coisas de ditadura militar.
Na praça que vemos no pé da foto fica hoje a estátua de São Sebastião, e onde a prefeitura construiu um memorial à Vargas, que vem causando muita polêmica, pois o bairro todo se encontra abandonado e a municipalidade gasta dinheiro levantando um monumento novo, e que na minha opinião não deveria ter sido feito, não por ser a região tombada, não pela grande altura, não pela desnecessidade, mas sim porque ditadores fascistas não devem ser homenageados.

Coleção Desmond Cole
Comments (27)

angemon 02.11.04 07:16 …
ó, postei primeiro, hahaha
A foto é um show, ein? vc tem foto deste prédio do Elixir Nogueira? fiquei curiosa!
wo_rio 02.11.04 07:32 …
Quero pedir a mesma coisa. A foto do Elixir Nogueira. Ou pelo menos o detalhe.
pikyto 02.11.04 08:00 …
Muito interessante, André. Concordo inteiramente contigo. Além do mais, o busto descomunal que colocaram lá, é de um mau gôsto insuperável. Abs.
eduardo bertoni 02.11.04 09:17 …
Você vai arrumar uma briga com o Jason por causa do “ditador facista” :-))))))))))))))))))))
Também fiquei curioso com o tal Elixir Nogueira.
angemon 02.11.04 09:17 …
…..yes, sisquicí! hahaha
tumminelli 02.11.04 09:30 …
Vc tem foto do predio do Elixir? Eu acheoi que tivesse aqui e não tenho.
Qt ao Getulio, sem comentarios.
:-))))))))
mapas 02.11.04 10:09 …
André, vou chover no molhado: tem mais detalhes, inclusive historinha, do prédio do Elixir?
Quanto ao Vargas, a “fama” de fascista foi fabricada pelo grupo político que não queria a independência econômica do Brasil. Não foi a opinião do povo. A história depende de quem a conta, não? Muita gente avalia Vargas positivamente, como pai dos pobres, bom velhinho, Gegê. Vamos lá:
“Bota o retrato do velho, outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar”
andredecourt 02.11.04 10:15 …
Bem meu bisavô foi cassado junto com Pedro Ernesto, a fama do Sr. Vargas aqui em casa não é nada boa, e no início dos 30 frequentou muito a nossa casa na Av. Copacabana.
Foi facista sim, mas a industrialização incipiente foi obra dele, o fato mais marcante foi trocar ferramentais Krupp para a CSN por Olga Benário
Jason 02.11.04 10:33 …
Já que você tocou no assunto… Tens uma boa foto do Elixir de Nogueira??? Bota no flog, por favor.
Ditador fascista ou não, nenhum outro presidente mudou tanto o Brasil como Getúlio.
“Bota o retrato do velho, outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar”
andredecourt 02.11.04 10:52 …
Amanhã atendendo a pedidos vou colocar uma foto do elixir nogueira infelizmente minhas fotos são de detalhes do prédio e tiradas de um inventário de tombamento, não são muito boas mas dá para se ter uma idéia do prédio, também tenho um desenho da fachada
Marcelo Almirante 02.11.04 11:02 …
Também acho triste levantar um monumento a um ditador como esse tal de Vargas. Quantos crimes e quanto sangue rolou no seu “mandato”. Estamos chamando URUBU de “meu LOURO”.
Voltando à “Glória”, nunca tinha visto uma visão do bairro por esse ângulo. Surpreendente.
Marcelo Almirante 02.11.04 11:05 …
Pra quem acha que as coisas mudaram com o Vargas, pois a cada dia, a cada amanhecer, com vargas ou sem vargas as coisas sempre mudam. Nenhum dia é igual ao que passou. Hitler também mudou a Alemanha.
Marcelo Almirante 02.11.04 11:14 …
Quem sempre levou esse país pra frente foi o povo de São Paulo. Pegaram até em armas em 1932 pra não deixar esse ditador dominar o cenário. Mas o povo se deixa enganar, manipular. Veja o exemplo de Hitler na Alemanha, Brizola no Rio, as eleições do Maluf, etc. Mundo da Falsidade o nosso. Até o Lula engana a todos dizendo ser
“oposição” a ditadura – ha ha ha. Como também dizia ser o FHC. O Collor também era o caçador de Marajás. Sua esposa tirava dinheiro até das crianças e dos idosos – LBA. Bem todos os tiranos são muito gente boa !
Celso Mattos 02.11.04 12:01 …
Olá, Andre !!!
Muito legal este seu fotolog. Gostaria de lhe perguntar se pode me ajudar. Tenho um portal da Barra da Tijuca(www.barranews.com.br) e estamos fazendo uma seçõa de fotos antigas da região. Poderia me mandar umas fotos que você tiver no seu acervo. Colocaremos o crédito das fotos em em nome e um link para seu flog. Espero que possa me ajudar.
Celso Mattos
[email protected]
lylla_lausanne 02.11.04 13:28 …
Show de bola!
Adicionei teu flog novo!
Abs
myrmoura 02.11.04 14:13 …
Depois de ler todos os comentários, verifico que todos têm razão e ninguém se entende. A estátua ou busto de Vargas, que ainda não tive o desprazer de contemplar, está muito mal situada na Praia do Russell. Melhor seria, se quisessem homenagear o que foi ditador de 1930 a 1934, presidente eleito indiretamente de 1935 a 1937, quando determinou a suspensão das garantias constitucionais a partir de 1936, ditador novamente de 1937 a 1945 e presidente eleito de 1951 a 1954 – colocar a sua estátua na Avenida por ele construída. Sugiro que seja no lugar do busto do Zumbi, outro que está muito mal colocado.
Em tempo: meu pai pegou em armas na Revolução de 1932.
guscar 02.11.04 16:34 …
Celso, vc já visitou o site Barra Cine Ontem?
www.barracineontem.etc.br
Eu não sou o fotologger, mas o acho interessante, pois ele mostra cenas de filmes antigos passados na Barra e ainda compara os cenários com os dias de hoje.
rockrj 02.11.04 18:14 …
Primeira vez que ouço falar deste prédio do Elixir…fiquei curioso com o interesse…
Recebi o convite. Estarei lá!
maw 02.11.04 19:09 …
Nada como recordar os velhos tempos!!
Bons e velhos tempos!!!
lucia 02.11.04 21:37 …
E aí Andre??!!
Como foi na Cobal?
Bjs
Keila 02.11.04 23:23 …
Alguém me corrija se estiver errada, mas parece que o monumento ao Getúlio é obra do governo estadual (leia-se Rosinha & Garotinho). Lembrando que a origem política deles é o PDT, de Brizolla, e que o Brizolla venerava o Getúlio, aí está a explicação. Tudo populismo barato.
Aquele monumento está muitíssimo mal localizado. Aliás, em qualquer lugar ele estaria mal localizado. Nem deveria ter sido construído. Quantos milhares de reais foram gastos nele? Quanto foi desviado? Nunca saberemos…
Mudando de assunto: nos anos 10, a praça do Russel era o campo de treinamento do time de futebol profissional do Flamengo. O clube não tinha estádio, então treinava na praça e disputava as partidas no campo do Fluminense. Ou seja, esse pedacinho de terra tem história…
No livro “Rio de Janeiro – Imagens da Aviação Naval – 1916-1923” nas duas fotos desse local aparecem claramente a demarcação do campo. Pena que não tenho scanner para poder te envia-las.
andredecourt 02.11.04 23:40 …
Keila, duas coisas, o monumento é municipal, os inhos querem é fazer um monumento à Brizola na Pres. Vargas.
Quanto ao Flamengo é pura verdade, nós aqui em casa, inclusive somos flamenguistas pois morávamos no início do século de fronte a praça do Russel, minha bisavó servia limonada gelada aos jogadores do Flamengo após aos treinos
rbpdesigner 03.11.04 00:06 …
já era um local muito bonito…
foto bem tirada tb
quanto ao TT no meu flog, realmente o campeonato que ele disputa é sensacional…
[]s
Leflaneur 03.11.04 12:21 …
Vargas… Nem sei o que dizer. Parte da minha família era getulista, parte lacerdista. Eu, como monarquista, acho tudo isso uma tristeza. Se fossem chefes de governo não teriam ido tão longe. Como chefes de Estado, todos, sem exceção, foram legitimadores de nosso subdesenvolvimento. Porque como dizia Nelson Rodrigues, subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos!
roney 06.11.04 10:12 …
apesar do meu fotolog ser estritamente P&B, eu te adicionei pois adorei suas fotos! abracos

Um comentário em “Glória e Centro, anos 40”

  1. É bem provável que ima dessas pessoas na foto no parque seja eu quando criança pois todos os dias brincava nesda praça saltando pelas raizes das figueiras e andando de bicicleta.Chego a acreditar mesmo que ali estou eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

63 + = 65