Humaitá, anos 60

andredecourt's photo from 6/26/04

Um Humaitá completamente diverso dos dias de hoje, apesar de já contar com o viaduto Saint Hilaire, bem no pé da foto, e com vários prédios, o que desnorteia é primeiro a ausência do prédio da Delfim, hoje ocupado pela faculdade da Cidade, novo investimento do senhor Levingson, que depois de quebrar meio mercado financeiro Carioca, o resto o Naji Nahas quebrou, resolveu abrir uma espécie de Mac Donald’s Universitário.
Uma das razões do terreno do prédio ainda estar ocupado por casas é que o plano original do Rebouças contemplava aquela área toda com um grande trevo rodoviário, projeto básico de Afonso Reidy, e praça de pedágio, alguma coisa já foi mostrada aqui, e em breve após a série do Jockey o resto será.
No lado esquerdo onde temos uma verdadeira selva de pedra nos dias de hoje, ainda é ocupado por casas e galpões, quase todos destruídos pela especulação imobiliária que colocou prédios cada um com centenas de apartamentos e conseqüentemente milhares de carros em suas garagens que desembocam num dos principais escoadores de transito da zona Sul, rumo a zona Norte que é a rua Humaitá, resultando hoje num transito sempre confuso não obstante as 5 faixas de rolamento do local.
À direita temos uma surpresa, a favela da Macedo Sobrinho ainda está lá, subindo a vertente do morro em grande inclinação e muito parecida com a Santa Marta, que não foi removida e não tem a mínima chance de urbanização.
Reparem bem também à direita as ruas Casuarina, Engenheiro Marques Porto e Bogari, ainda completamente vazias nas encostas do morro da saudade.
O tecido viário da rua Humaitá apesar de semelhante tem diferenças significativas, principalmente perto do viaduto Saint Hilaire, os canteiros eram mais largos, inclusive com jardins, e um curioso disciplinador de fluxo, que hoje não existe mais, perto do acesso para entrar no túnel ou para quem mora no que sobrou da rua Pio Correia.

Foto do final dos anos 60

Comments (19)

geta 6/26/04 9:42 AM …
queria ter conhecido este Rio…adorei este flog e adicionei!
abração
lylla_lausanne 6/26/04 9:43 AM …
Muito bacana!
Show de info, as usual.
Você tem quantos anos, 122?
Para saber de tuuuudo isso! rsrs
Tenha umbom dia!
Abs
almacarioca 6/26/04 9:49 AM …
Este Rio eu cheguei a conhecer. Lembro da favela naquele local. Imagino o que seria do Rio se o Carlos Lacerda não tivesse sido governador.
andredecourt 6/26/04 9:50 AM …
Certamente um caos muito pior que hoje !
lylla_lausanne 6/26/04 9:55 AM …
Sóóóó?????
Un petit génie, allors! 😉
Pois eu tenho um pouco mais! sniff!
sergioaraujo 6/26/04 9:59 AM …
Me lembro bem disso aí, exatamente quando conheci.
abs
setembrochove 6/26/04 10:07 AM …
muito interessante
e é a primeira vez que eu vejo uma colorida!
lucia 6/26/04 10:07 AM …
Putz! :O
Custei até a me localizar… :)))
tumminelli 6/26/04 11:25 AM …
Andre,
como é essa historia da praça de pedágio???
Abs
Roberto
PS: atulalizado meu log: Comercio de Copacabana. Breve historico e foto
http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=7965137
joelmarinho 6/26/04 11:28 AM …
conheci este período do Humaitá. mas…Mac Donald’s Universitário é demais da conta…rsrsrs
Abraço !!!
Jason 6/26/04 11:44 AM …
Um cara que batiza seu estabelecimento de ensino com o nome UniverCidade merecia ser mandado para a Sibéria, assentar dormentes de estrada de ferro…
Tipo de trocadilho infame no lugar errado.
Na foto podemos ver duas casas sobreviventes: a da esquina perto do viaduto (que continua intocada, com aquele jardim cheio de verde) e aquela hoje ocupada por um vidente-fast-food, com direito a cigana na porta. Já foi o Western Club nos anos 80.
Cara, e aquele prédio mais alto, perto de onde hoje existe um Ciep…
No governo de quem foi liberado gabarito tão absurdo?
soso 6/26/04 11:47 AM …
eu que moro pertinho do humaita nao reconheci , só depois de ler e ir percebendo , como tudo mudou. hehehe
Bela foto!
Abraços!
oz65 6/26/04 11:57 AM …
André, ao contrário de você, da Lúcia e dos visitantes do fotolog dela, eu ADOREI o final da novela ontem!!! Pode ter sido óbvio, mas exatamente por isso, foi COERENTE! E a Laura é uma tremenda personagem! Assassinato a sangue frio não é pra qualquer um não! Além do mais, eu detestaria saber que quem matou o Lineu foi o Zeca Pagodinho, depois de tomar um porre de Nova Schin, cobrando o cachê do empresário… só pra ser totalmente inesperado. 😛 Se fosse apenas pra ser inesperado, seria uma M#@$%!!! Tinha era que ser bem construído! E FOI!!!
(CARÁIO! ONTEM FIQUEI UNS 40 MINUTOS TENTANDO COMENTAR ISSO AQUI NO TEU FOTOLOG E O SISTEMA NÃO ME DEIXOU POSTAR!!! ISSO SIM É UMA M#@%$ SEM TAMANHO!!!) 😛
oz65 6/26/04 12:02 PM …
Agora, comentando a foto… CARAMBA!!! Que visual completamente diferente!!! Hehehe! Tenho uma grande amiga que morava num prédio à esquerda, que não existia na época. Estranho ver apenas casas aí, ainda nos anos 60. E o prédio da Delfim era marcante! Eu sempre lembrava dele quando via os anúncios na TV. O máximo também essa visão do Pão de Açúcar! Grande foto essa!
Abração, André! Até mais tarde!
pprado 6/26/04 12:16 PM …
Ainda bem que no meu tempo ainda era Faculdade da Cidade.. hehehe!
E eu peguei somente o prédio da Epitácio Pessoa. Bons tempos…
Puxa! Nem lembrava mais do Western…
andredecourt 6/26/04 12:18 PM …
Jason prá v/c ver que gabaritos absurdos existiram antes da gestão Marcos Tamoio, e o mais doido o prédio era altíssimo e envolvido pela favela..coisa de doido.
Roberto é só procurar nos arquivos que v/c acha a praça de pedágio
Oz a gente se encontra às 3 lá !!
love_kau 6/26/04 9:53 PM …
a história do condomínio:
http://www.fotolog.net/love_kau/?pid=8080343
parece texto da Maria Chica, mas é a mais absoluta verdade…
:/
beiju! and thanks!
boa noite de sábado pra ti…
🙂
love_kau 6/26/04 10:44 PM …
porra…
quando eu falei que é sério vc me sacaneia!!
que horror!!
mayrink 6/30/04 9:35 PM …
Que foto!! Belo achado (como sempre!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 10 = 12