Viaduto do Meier, anos 60

andredecourt's Foto von 24.05.04

Anos 60, vemos o viaduto do Méier, novinho em folha.
O viaduto foi uma das típicas obras do estado da Guanabara, que visavam valorizar a zona Norte e suburbana, através de melhores acessos, desembaraçamento das vias, com programas de qualificação viária e eliminação das perigosas passagens de nível.
O grande pecado do viaduto, hoje nomeado de Castro Alves, foi ter arrancado um naco do Jardim do Méier, verdadeiro pulmão verde da região.
Um exemplo é como a estrutura ficou colada no chafariz (pode ser visto entre o Fusca e a Rural), mas talvez em termos financeiros pois os imóveis daquela região são valorizados, o governo preferiu o viaduto ser construído desta maneira.
No pé da foto junto ao telhado podemos ver a linha férrea, inclusive à direita vendo o teto de uma das composições.

Comments (25)

jornalistabr 24.05.04 09:23 …
E o verde sempre perdendo espaço para o concreto…
ich_habe_angst 24.05.04 09:34 …
sim, sempre perdendo. mas ninguém abre mão do conforto em nome do verde, né?
infelizmente…
dr_ocio 24.05.04 09:46 …
ich nao precisa abrir mao de uma coisa pela outra… `sempre existe uma soluçao que permita conciliar os 2
maluara 24.05.04 10:08 …
Nos anos 60, quando cursava ginásio e depois Normal no Instituto de Educação ia muito ao Meyer, pois minha melhor amiga morava um pouco depois, … mas não lembro da obra ou da ausência do viaduto … se bem que ela morava do lado da Dias da Cruz, e não tinha que atravessar pro lado de lá.
Já esses trens no canto inferior da foto, andei neles por um ano, quando era professoranda em 65 e dava aula em Padre Miguel, uma estação depois de Realengo. Pegava o trem por volta das 5:40 da manhã! Não era moleza não!
Bjs, Maria Luiza
fotocity 24.05.04 10:57 …
ótima foto, no subúrbio carioca praticamente não há áreas de lazer públicas, parece que nunca houver avanço nessa área.
oz65 24.05.04 11:36 …
Bom dia, André! Essa foto me traz recordações… passei muito por aí no início dos anos 70, pois meus padrinhos moravam no Méier, bem perto desse viaduto. Era esse mesmo visual da foto que eu via quando ia visitá-los. Muito legal mesmo!
Hoje e amanhã tem concurso de cinema no meu fotolog, com direito a prêmio e tudo! Hehehe! Apareça e traga os amigos! 😉
Grande abraço!
dindavivi 24.05.04 11:43 …
Boa semana procê!!!
Bjus
tumminelli 24.05.04 11:59 …
Legal a foto!
Olha que transito!! Um fusca e uma Rural…
esse viaduto foi onbra de qual governo?
Abs e boa semana
Roberto
Novidades lá no log: Arpoador na decada de 50.
http://www.fotolog.net/tumminelli/
bwanis 24.05.04 12:51 …
Essa Rural ali deve estar andando até hj….
:))
Antolog 24.05.04 14:16 …
Este prédio vermelho, de frente ao viaduto não é o quartel dos bombeiros?
popflog 24.05.04 14:41 …
que bacana! a foto só não é mais bonita porque viaduto nunca é bonito, não é mesmo?
e concordo com o que vc escreveu no meu flog: viva a mulher normal!
rbpdesigner 24.05.04 15:50 …
linda imagem!!!
estava com aspecto novinho… he he
[]s
andredecourt 24.05.04 16:30 …
O viaduto é obra do Governo Negrão de Lima
Luis Felipe Pires 24.05.04 17:42 …
o prédio vermelho é dos bombeiros, sim !
Quando estudei no Colégio Visconde de Cayru, aí perto, ao acabar as aulas íamos os colegas jogar conversa fora no Jardim do Meier, depois passávamos por baixo do viaduto e íamos na Sendas tomar cafézinho de graça ( e isso foi em 1971)! Ô Fotolog pra trazer tantas saudades !!! Alguém do Cayrú ???
Luís Felipe Pires 24.05.04 18:37 …
Complementando a mensagem anterior , pesquisei e descobri algumas informações interessantes: O Viaduto foi inaugurado em 14-02-1969 com a presença do Governador Negrão de Lima e da autora da lei que autorizou a construção do viaduto, a deputada Velinda Maurício da Fonseca,tendo esta FALECIDO no mesmo dia da inauguração, após ter se despedido do Governador !!!
E corrigindo a mensagem anterior: o ano em que com meus colegas ia ao Jardim do Meier foi o mesmo da inauguração: 1969 !
andredecourt 24.05.04 19:08 …
Luis Felipe sinistra essa notícia, é pena o viaduto não ter o nome da deputada ….
lucioflavio 24.05.04 20:44 …
40 anos se passaram e o lugar não mudou muito… até o corpo de bombeiros ali atrás. Já existia o Salgado Filho ali do lado?
Luís Felipe Pires 24.05.04 21:08 …
Realmente, não desmerecendo Castro Alves, esta deputada, que morreu aos 61 anos, parece que foi muito importante para a àrea do Meier, com várias realizações,como término da construção do Hospital Salgado Filho ( projeto do pai dela !)( e o Hospital já existia sim, muito antes de 1969), postos de saúde ( inclusive o de Engenho da Rainha, onde eu trabalho )e até o projeto de um terminal rodoviário ( que só foi construído agora há poucos anos)e aí, sim , ela foi lembrada e este Terminal leva o nome dela !!!( estas informações estão no site : http://cmrj3.cmrj.gov.br/spl/pl/2001/pl0269_2001_000316.pdf )
andredecourt 24.05.04 21:21 …
Muito interessante link, pena as casas do legislativo não terem na internet uma interface mais amigável com o público, pois em seus arquivos existem muitas informações importantes
joelmarinho 24.05.04 23:39 …
… novinho em folha, tem até uma Rural azul…!
lucioflavio 25.05.04 22:07 …
Entre o trem e o viaduto há um placa do governo do Estado. É a placa da obra do viaduto? Até isso continua o mesmo! Sempre há uma placa de obra ali naquela área!
andreleblon 27.05.04 02:14 …
Interessante a foto pelo registro de uma época, mas sinceramente eu acho que depois das favelas as coisas mais feias que existem no Rio e em algumas cidades brasileiras sao os viadutos, eles sao horriveis e sempre os constroem sem preservar nada do que tinha embaixo desvalorizando e desfigurando tudo ao seu redor. Olhem só aquela Perimetral que acabou com aquela parte do Rio que poderia ser de uma utilidade turistica enorme. E todos os dias eu passo no Paulo de Frontin e vejo aquelas pobres casas que um dia lá atras faziam parte de um lugar bucólico e pitoresco.Mas acho que isso faz parte do progresso num país como o Brasil.Por falar nisso, o absurdo mais recente que me lembro é o tunel que o idiota do Conde queria construir em plena Delfim Moreira. Nao dá pra acreditar!
Abraços a todos
André
Francisco Antunes 29.05.04 07:56 …
No canto inferior direito podemos ver o sobrado no qual funcionava a famosa Gafieira do Meier.
Tb estudei no Visconde de Cayru (65-71), junto com o Luiz Felipe, e posso dizer que acompanhei a construção do viaduto. Um dos programas favoritos era burlar a vigilancia da obra e ir la em cima ver as faiscas que saiam da rede na hora em que o trem passava.
Um abração a todos.
FAntunes
Francisco Antunes 29.05.04 07:58 …
Uma correção: o sobrado está à esquerda da foto.

5 comentários em “Viaduto do Meier, anos 60”

  1. Olá atds, esse predio q funcionou a Gafieira Elite do Méier hj abriga um grande Centro de Cultura o Amigos das Artes – Ama Brasil e com a reforma e unificação dos tres andares possui hj o teatro Agildo Ribeiro no 2 andar – com salão multiuso e a galeria de arte J. Dárc. E lindo!!! Revivendo os bons tempos!!!

  2. Eu tive a satisfação de estar nessa inauguração que até teve um momento de pesar.A deputada Velinda Maurício da Fonseca teve um enfarte fulminante emorreu ao dar entrada no salgado filho.

  3. Na inauguração eu estava presente e o Bloco Labareda, cujo meu Pai era um dos fundadores, foi que se apresentou com a sua bateria nota 10.

  4. Olá amigos,
    o prédio vermelho é sim o do batalhão dos bombeiros e era a garagem e oficina dos bondes anteriormente.
    Abraço.

  5. Morei no Meier por mais de 55 anos e meus pais moram ate hoje.
    Morei na Dias da Cruz e Silva Rabelo. Estudei no Educo e tenho amigos ate hoje do bairro e da Chave de Ouro,sempre to por la.Semana proxima to chegando por la;abraços pra galera do Sepulta Carnaval e Mackenzie.Assisti a poucos dias no Imperator RENATO E SEUS BLUE CAPS, sou do tempo da Jovem Guarda e não podia perder;alias o Grande Pequeno Homem ROBERTO CORRE
    Morei e meus pais moram ate hoje no Meier. Dias da Cruz e Silva Rabelo. Jogava bola no meio das duas ruas,marcando os gols com sandálias havaianas. Todos os dias no mesmo horario paravamos de jogar pro carrão do Dr Gama Filho passar,na Dias da Cruz e na Silva Rabelo,que é a 1ª rua a direita pra quem desce o viaduto,quase nao passava carro,hoje não se acha vagas pra parar os carros.Moro no mato atualmente,mas vou ao Méier as vezes,ver meus PAIS e AMIGOS que tenho aí e na CHAVE de OURO.RENATO e SEUS BLUE CAPS no IMPERATOR foi ótimo,todos lembramos do pequeno GRANDE HOMEM ROBERTO CORRÊIA,dos GOLDEN BOYS,morador do MÉIER,PESSOA MUITO SIMPÁTICA e de uma SIMPLICIDADE NOBRE.Vai fazer muita falta pra sempre,valeu MENINO de OURO. Estudei no Educo até 1971,tive conjunto musical,MA5, tocavamos só Jovem Guarda e até hoje tenho. É isso aí. Abraços pro Nei,Pantera,Jorge da MAG,COUTO,Ziquinha,JUCA,CARLINHO DELMIRO,Piteira,EDSON meu batera,CÉLIO,Fezinho,NEI meu AMIGO ETERNO,meu prof de violão e parceiro de conjunto e de vida;e pra todos da minha família q moram no Méier e q são muitos,todos amigos da região q também GRAÇAS a DEUS são muitos e abraços também pra TODOS DO MUNDO. Vivam Sempre Com Fé e Sejam Felizes. Waltinho Athayde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

59 + = 64