Rua Humaitá, 1959

andredecourts foton från 2004-05-17

Rua Humaitá 1959, uma foto que até nos deixa feliz, pois todas as construções que aparecem nessa foto ainda existem !!!
Bem à direita temos o quartel do Corpo de Bombeiros, as duas construções baixas a seguir também estão lá até hoje, bem como o prédio com varandas em forma de ondas, embora algumas delas tenham sido fechadas com esquadrias de alumino grande parte está aberta até hoje .
O grande prédio na esquerda da foto, fica na parte enladeirada da rua Humaitá, e por causa de novas construções perto da esquina da rua Macedo Sobrinho não é mais visível desse ângulo.
Não sei se por causa de onde a foto foi tirada, parece que não há canteiro central dividindo as pistas, bem como os trilhos demonstram que o bonde poderia subir a Macedo Sobrinho ou apenas o hoje confuso cruzamento ser apenas uma das rótulas do sistema.
Sobre o trecho enladeirado da rua Humaitá, já chamado de Garganta do Humaitá, foi palco de um debate que nos anos de 1945 e 1946, na administração Hidelbrando de Góis, esquentou a opinião pública e os engenheiros da cidade, que era a pavimentação por asfalto da parte da rua em forte declive, muitos diziam que o asfalto iria se soltar, ou então que haveriam derrapagens e acidentes, bem a prefeitura resolveu encarar e até hoje o asfalto permanece ali

Comments (18)

riobus 2004-05-17 10:34 …
é verdade!
jro 2004-05-17 11:03 …
Só reconheço um jipe e aquela camionete chevrolet lá do fundo.
Jaaaaaaaason!!!!
Cadê voce ??????
JRO :-)))
jro 2004-05-17 11:10 …
Quanto a foto do Mac-Laren F1, aquilo foi em Brasilia, em 199? (não me lembro o ano).
O Nelson Piquet trouxe esta categoria para duas corridas aqui no Brasil, e isto foi perto do natal.
A primeira corrida foi em Curitiba, e esta da foto foi em Brasilia.
O piloto é um banqueiro alemão, Thomas Bbscher, que alem de pilotar seu banco também pilota carros de corrida com muita habilidade.
JRO :-))
bwanis 2004-05-17 13:10 …
Isso é uma raridade!!!
Tomara que os prédios que ali estão resistam!!!
:))
tumminelli 2004-05-17 14:05 …
Excelente foto. Gostei principalmente do bonde!!!
Um barato
Tem coisa nova no meu fotolog. Dá um pulo lá.
Abs
Roberto
ngrille 2004-05-17 14:53 …
Exelente seu arquivo de fotos antigas.
Onde vc encontra estas raridades?
Andei muito de Bonde quando criança e morava na Tijuca…Rsssss…Bóta tempo nisso!
Parabéns!
Norma
Jason 2004-05-17 17:09 …
Pô, Zé Rodrigo, essa é muito fácil: o galipão preto na frente dos bombeiros é um popularíssimo táxi Chevrolet 1939.
A picape ultrapassando o bonde é uma Chevrolet 1947/1953…
O caminhão que vai na frente do Jeep tá difícil de identificar. Seria um Bedford??? A carroceria é bem interessante.
jro 2004-05-17 17:59 …
Olhando de novo eu arriscaria dizer que o caminhão não é Bedford porque parece que ele tem “frente”, parece que a distância entre o início da carroceria e o paralama dianteiro é grande o suficiente para caber uma frente normal, focinhuda.
Mas também o Jason chegar dizendo que é muito fácil, ai já é humilhar demais…
:-)) :-)) :-))
eduardo bertoni 2004-05-17 18:18 …
o fato de ter frente não invalida a hipótese de ser um Bedford. Vário modelos tinham frentes.
ver : http://www.hankstruckpictures.com/pix/trucks/len_rogers/aug2002/batch2/bedford_underwood.jpg
é um modelo 1950. O da foto parece mais velho
abs…
Jason 2004-05-17 19:04 …
Será que é o caminhhão verde e branco do Toalheiro Brasil? Esse baú de desenho tão diferente, não sei não… Pode ser.
E ali pertinho de onde foi tirada essa foto, há a Tinturaria Maripôsa (assim mesmo, com circunflexo, como mandava a ortografia pré-1972).
Adoro aquele letreiro em neon, com telefone ainda de seis dígitos. Tomara que não resolvam “modernizar”.
andredecourt 2004-05-17 19:12 …
Pois é Jason toalheiro Brasil, eu pensei nele e também no café Capital, lembra que os carros de venda e serviços também eram verde escuro e branco nesse padrão..
Aonde fica a tinturaria, para quando eu passar de carona ou de taxi reparar
lucia 2004-05-17 19:22 …
É vero, tá tudo bem parecido!
Aquele carrinho preto é uma graça!
Pô, tava frio mesmo!! 🙂
Jason 2004-05-17 19:30 …
A Maripôsa fica no térreo de um pequeno prédio residencial, bem recuado na calçada, entre o Sanduka e o Ballroom.
gabriel_andrade 2004-05-17 22:36 …
É… este fotolog poderia gerar um livro!!!
Vc já foi ver Diários de Motocicleta né, eu vou tentar ir talvez no próximo fim de semana, todos contaram q valia a pena!
abraços
marina49 2004-05-17 23:21 …
E aí André??? O Gabriel tem razão, vc deve imprimir as páginas do seu flog, depois é sso mandar pro prelo e voilá, seu livro sobre o Rio Antigo…:)
Esta rua não mudou muito e está bonita com esse bonde. Adoro bondes, andava muito neles com meu avô, tinha uns 4 anos, mas me lembro de tudo, ficava fascinada. Andei em todos os bondes do Rio com ele, me levava para ver Tom e Jerry aos domingos no Odeon, acho que na Cinelândia…do Grajaú ao centro de bonde, era o máximo pra mim…:)
Beijão!
jro 2004-05-17 23:23 …
Sim, é um 914, e é um /6 com motor 2.7 do Carrera.
Putz, vc e o Jason viajam legal :-)))
Eu moro a dois quarteirões desta foto, nunca fui no Ballroom, nunca fui no Sanduka e nunca vi esta Maripôsa que tem um telefone de seis digitos.
JRO:-))
marina49 2004-05-17 23:40 …
Ahhhh André, vc entende de árvores tb??? Não sabia que era um Pau Ferro, é a branca né???
Achei bonito o contraste dela com o verde e as outras de tronco escuro!
Beijos!
eduardo bertoni 2004-05-18 04:53 …
verde do caminhão, verde do bonde, verde da árvore… será que esta foto é colorida ou a policromia corre por conta da imaginação e da lembrança?
Aqui no meu monitor ela está em preto e branco
😉

5 comentários em “Rua Humaitá, 1959”

  1. Bom dia, gostaria de conseguir um exemplar do jornal a gazeta ou diário de notícia do ano de 1959, na qual trás na capa uma foto minha, saí com ferimentos…O életrico que era da Cia ligth, soltou o cabo eletrico e voltou a contatar com a rede e deu uma explosão que assustou minha mãe que se jogou do bonde em movimento…bem em frente do Hospital Pedro Ernesto, na AV. 28 de Setembro….hoje estou com 58 anos e ná época tinha 2 anos tres meses e 21 dias…isso estava escrito a caneta no recorte de jornal…sendo assim dá para saber qual dia ocorreu o acidente. Hoje moro em Pindamonhangaba SP e tenho alguma impossibilidade de procurar esse jornal..Sei que tem exemplares a venda…mas não sei onde contatar, pois nem sei se esses jornais aindas existem aí no RJ. Sei que não é função dos senhores fazerem essa busca, mas ficaria muito agradecido se alguém conseguisse essa capa..só a capa basta..não tenho mas nenhuma foto ou lembrança da minha mãe que faleceu com 23 anos e na época nem foi indenizado corretamente…pois quando completei 18 anos e fui retirar o que havia sido depositado 16 anos..não foi corrigido e o valor perdeu seu valor venal, hj já está prescrito.

  2. Sou Marcos Faria, Morei no Humaita desde qdo naasci em 1961 a 1992, minha familia residia na Rua João Afonso desde os anos 30. Onde era o Ball Roon nos 60 era uma churrascaria Las Brasas, viamos a churrasqueira do lado de fora no vidro depois virou casa de show do Sargentelii ai viamos mulatas. A Mariposa ainda contiunua la com letreiro neon maravilhoso gostaria de poder compra-lo, se um dia acabasse a loja. Antes do sanduka era o Mercado Oliveira que vendia itens em barris de maderia pesados com pesinhos de ferro, seu Oliveira tinha um problema no braço. Entre um e outro um leiteria do Seu Adriano, onde meu avo trabalhou desde tempo do leite engarrafado em recepientes de metal onde o leite era tirado com medidor e enchia garrafas trazidas, eu ajudei a fazer isso. depois veio as garrafas de vidro CCPL e depois os saquinhos plasticos, ao lado o papelaria onde comprava meus brinquedos, tenho contato com Levy que trabalhou lá muitos anos e morava na João Afonso. Sou saudosita tenho muitas historias ali do Humaita e maravilhosa rua João Afonso o n 36 onde morei hoje não existe mais é um estacionamento onde tive a felicidade de depoisde 30 anos rever amigos ede infancia em duas festas de moradores antigos em 2013 e 2014 . Entrem em contato cogigo para compratilhar fotos antigas e fatos dessa época: [email protected] e [email protected]

  3. Estava procurando alguma informação sobre os aerobarcos da TRANSTUR e acabei dando uma olhada na “Rua Humaitá, 1959”. A esquecida churrascaria Las Brasas pontificava naquela área. E, muito bem lembrado, podia-se ver através do vidro que as carnes sobre “as brasas.” O morador do Humaitá poderá confirmar (ou não) mas na rua Viúva Lacerda (justamente na esquina onde ficava a churrascaria Las Brasas) existia um depósito da Coca-Cola. Eu tenho a impressão de ter ido lá umas duas vezes. Mas a minha lembrança parece ser solitária. Viva a rua Humaitá!

  4. Olá Paulo Z e sim, VIVA O HUMAITÀ! NAsci em 1961 em morei na Rua João Afonso desde então até 1987 c minha família. Minhas lembranças começam com a Las Brasas na esquina da Viúva Lacerda, não sei se antes era o depósito da Coca-Cola. Da Viuva pra João Afonso era LasBrasas, prédio 104 e uma vila adjacente, Lavanderia Mariposa, tres lojas geminadas, um chaveiro, a leiteria (aos fundos morava familia Adriano) Papelaria e o Armazém Sr. Oliveira já na esquina da João Afonso. Em frente a estes entre Desemb, Burley e posto: predio esquina da Desemb. Burley, seguia uma casa ( quando me lembro já era uma carvoaria vendia sacos grandes de carvão, ao lado Supermercados Mar e Terra (aquele da Baleia), predio onde mora até hoje o amigo Abel, e o posto esq. Macedo Sobrinho. Estou pesquisando sempre sobre Humaita e rua segue alguns links que tem otimas fotos do local, espero ter ajudado talvez até nos conheçamos, meu nome no facebook é Marcos Faria. Gd abÇ

  5. Boa noite
    Nasci e morei na rua Humaitá de 1961 a 1979 e tenho boas recordações de uma rua de beleza peculiar. Hoje está bem diferente e eu gostaria se possível ver fotos bem nítidas daquelas casas bem antigas tipo portuguesas naquele trecho próximo ao viaduto e a rua Fonte da Saudade. Eu morei no edifício Clarice Basbaum e o que vi até agora nos blogs não mostra com nitidez as casas.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 32 = 33