Túnel Novo, obras de "quadruplicação"

andredecourt's Foto von 16.05.04

Essa foto foi me enviada pelo Eduardo Bertoni, e é fantástica, pois mostra o túnel Novo de um ângulo pouco explorado, a visão de Botafogo e antes de ser alargado.
A av. Lauro Sodré, tem apenas uma pista, e estreita dando espaço para apenas dois veículos, e o traçado não é retilíneo como hoje, ela faz uma suave inflexão, na minha opinião a antiga avenida mantém parte do seu velho traçado naquela pista de serviço da frente do Rio-Sul, principalmente porque ela existe desde antes do shopping .
No lado direito podemos ver que as construções que existiam já foram demolidas indicando o início das obras da duplicação, na realidade uma quadruplicação, pois, abriu-se uma galeria nova com o dobro da largura da antiga, e posteriormente duplicou-se a velha.
Na época foram feitos vários planos para o alargamento do túnel, o principal agravante era já o alto preço dos imóveis em Copacabana, um dos planos mais interessantes era fazer o túnel do Pasmado na altura das pistas da Av. Pasteur, cruzar a avenida Lauro Sodré por viaduto, pelo projeto no melhor estilo Metrópolis, o túnel Novo seria duplicado na largura e na altura, passando a ter uma galeria dividida em 3, uma superior para veículos que viessem da orla de Botafogo, com 4 faixas, duas em cada sentido, e duas galerias inferiores, uma para coletivos e o transito via rua da Passagem, e outra só para os bondes e pedestres. O viaduto lançaria uma rampa para a Rua Prado Júnior, retalhando a praça Demétrio Ribeiro, e por incrível que pareça de forma menos agressiva que hoje e continuaria em outra rampa até a rua Ministro Viveiros de Castro, as desapropriações só se limitariam ao primeiro quarteirão da velha Av. Salvador de Sá, bem menos valorizado e sem prédios. Fazendo parte desse nunca realizado sistema viário seria realizado um pequeno aterro na praia, entre a Prado Júnior e a Salvador de Sá para o tráfego ser ordenado.
Fico imaginando já nos anos 50 com o “boon” imobiliário a todo vapor a Zona Sul pós Copacabana, fora as ladeiras, tivessem apenas 2 faixas de rolamento de acesso, uma no túnel Velho, outra no Novo, existiam duas no Corte do Cantagalo mas é importante lembrar que na época a Lagoa sequer tinha suas pistas concluídas, eram igualmente estreitas e com favelas bloqueando o caminho.

Essa foto acaba com as dúvidas de quem acha meio estranha a história do “mata paulista” da galeria sentido Botafogo Copacabana, que faz parte do folclore da cidade
 Comments (6)

alextheodoro 16.05.04 11:18 …
André…
tenho uns postais antigos aqui do meu avô se não me engano um deles é desse túnel…
respondo depois xeu procurar…
almacarioca 16.05.04 16:30 …
Muito interessante esta imagem.
jro 16.05.04 19:10 …
Boa foto. Concordo com vc quanto ao traçado original da rua ser aquela pista de serviço do Rio Sul. Veja só como que a rua passava perto da igreja.
Voce viu o O Globo hoje ?
Pag. 19 – tem uma foto do Tunel do Pasmado com a favela que existia lá.
JRO :-))
betob 16.05.04 21:32 …
Veja essa foto do Leblon em 1941
http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=100063
salama 16.05.04 22:19 …
Olá André.
Pensei que o “mata-paulista” era chegar à saída do túnel e ver aquele praião todo!!! rs rs rs
Era o bonde na contra-mão! Ah bom!!!! rs rs rs
Abraço,
Simon
jro 17.05.04 09:03 …
Adorei a história do “mata-paulista”.
JRO :-))

Um comentário em “Túnel Novo, obras de "quadruplicação"”

  1. Conheço uma história que explica a existência daquela pista de serviço mesmo antes da construção do shopping. Aquele posto de gasolina que existe na ponta do shopping, já existiria e seria de propriedade de um investidor. Esse investidor teria sido convencido por um amigo jornalista a comprar um jornal e deixá-lo no comando do mesmo. Sob seu comando, porém, o jornal passou a fazer oposição ao governo Lacerda. Em reação a isso, o governador, sempre muito democrático, teria mandado construir aquela pista de serviço, que dificultava o acesso ao posto de gasolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What is 3 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Para evitar a quantidade enorme de spams, você precisa responder a conta para provar que você é gente de verdade...