Detalhes de postal

 

Detalhes do postal que foi postado ontem do acervo do Sr. Carlos Cattoi, como sempre uma grande foto que nos permite viajar para dentro do passado muito distante, lá no final dos anos 10

andredecourts foton från 2004-04-04

Vemos no horizonte as construções na área da rua Senador Vergueiro e Avenida Oswaldo Cruz
 

 

foto de andredecourt em 04/04/04

Vemos com detalhes um prédio que não mudou nadinha nesses anos todos, a antigo prédio do colégio Andrews, hoje ocupado pelo “cursinho” PH
 

andredecourt's photo from 4/4/04

Vemos a torre da igreja da Imaculada Conceição, que dominava a praia de Botafogo, hoje ela apesar de estar do mesmo jeito quase não aparece me virtude dos vários prédios altos construídos perto e também, obstruída pelo viaduto Santiago Dantas construído nos anos 60 que comunica a praia com a rua Farani fazendo parte do sistema viário do túnel Santa Bárbara .
No fundo vemos as obras do corte da rua Farani que a fez comunicar com a Pinheiro Machado
 

andredecourt's photo from 4/4/04

Pelas roupas vemos um operário, em mangas de camisa e ainda curtas o que era rarísimo para a época, o que atesta sua atividade .
Reparem como o mar chegava juntinho da murada, dessas árvores, da espécime Cassia Grandis algumas ainda existem, embora por serem muito afetadas pela poluição, grande parte foi morrendo no passar dos anos e começam agora a ser substituídas, nos novos plantios por espécimes mais resistentes .
E como bem reparou o Zé Lobato, a água tem um que de transparente, embora a imagem seja em P&B, e pensar que nessa época a enseada de Botafogo já tinha fama de ter uma das piores águas da zona Sul por sua renovação ser precária, imagine então hoje com todos os aterros que estreitaram ainda mais o arco da enseada

andredecourt's photo de 04/04/04


Esse palacete ficava onde hoje fica o decadente e quase abandonado cinema Coral onde hoje só se passam “sempre um bom filme”
Em pensar que eu vi nele Gerra nas Estrelas e Superman I
A topologia da praia de Botafogo um dos endereços mais nobres do Rio antigo foi destruída nos anos 50 e 60 com a construção de prédios de apartamentos ínfimos e as dezenas por andar .
Ou seja um endereço que até hoje poderia ser nobre é um endereço decadente, fora algumas poucas boas realizações como o Botafogo Praia Shopping, mas o simples andar por suas calçadas confirma que o local está exaurido e precisando de um “bota abaixo” a lá Passos .
Reparem no detalhe do belo poste de iluminação pública.

Comments

Rodrigo 2004-05-01 12:55 …
carioca apaixonado

AndreM disse em 16/11/05 14:51 …
Ao lado do Colégio Andrews tinha o Colégio Anglo-Americano.
Embaixo, um Ford Bigode escondido pelas árvores.

gisangell 4/4/04 8:04 AM …
muito lindo!
[email protected] 4/4/04 11:50 AM …
E bem perto dessa torre hoje está o prédio da FACHA. Quem estuda nas salas 17, 18, 36, 37 e especialmente na 27 e na biblioteca. O professor tem que parar a aula por alguns instantes para ser ouvido. Mas é uma música relaxante e bem-vinda (menos quando vc estiver fazendo prova). Uma tradição que ainda se mantêm no Rio metrópole de hoje e deve ser mantida sempre.
Uma curiosidade é que os meus pais se casaram nesta igreja (apesar de eles morarem em Bonsucesso) em 24/02/1973 e 23 anos depois, em 26/02/1996, eu levava trote no pátio como aluno no primeiro dia de aula. Fiz quatro anos e meio de jornalismo. Me formei. Fiquei um ano à toa em casa e voltei em 2001 para fazer publicidade na mesma faculdade. Como só falta entregar a monografia, só vou lá de vez em quando.
gustavocarmo 4/4/04 11:52 AM …
Eu escrevi, mas cortei sem querer. Eu queria dizer que quem estudava nessas salas ouvia o sino tocar tão alto que o professor tinha que parar a aula para ser ouvido.
jro 4/5/04 1:50 PM …
!!!
Hoje é uma torre “camuflada”.
JRO :-))
jornalistabr 4/6/04 12:12 PM …
Eu estudei na Facha, me formei em 1992, sei muito bem o que o Gustavo ta falando… O tempo bom o de faculdade, sinto muita saudade, mas temos que ir em frente de cabeça erguida

lct_2003 4/6/04 6:24 PM …
Muito bom o seu texto.
AndreM 11/16/05 2:57 PM …
A murada parece ser da mesma estirpe daquela lá da Urca que resiste ainda. Terão sido feitas na mesma época?

rockrj 04/04/04 09:40 …
Deviam ter tombado todos estes imóveis (no bom sentido, porque no mau foram) que hoje só podemos ver através de fotos antigas…
lara 04/04/04 09:57 …
Nossa que lindo heim?
força na peruca e mengo na veia!
Maprano 04/04/04 20:50 …
Eu queria saber se existe algum fotolog sobre São Paulo antigo como temos essa do Rio.
Obrigado
bwanis 04/04/04 20:59 …
Concordo com o /rockrj…
beijos
beatle 04/04/04 21:46 …
Não foi só esse endereço que ficou decadente. O Rio de Janeiro é cheio desses lugares.
Keila 04/04/04 23:24 …
Concordo totalmente com vc, André! É um crime um lugar com uma vista maravilhosa daquelas ser ocupado por favelas verticais. Tinham mesmo que bota-las todas abaixo e construir algo útil e que revitalizasse a área.
paulo_mauricio 05/04/04 09:03 …
Sabe, Andredecourt, chego a ficar com a respiração suspensa quando passo pelo Campo de São Cristóvão e vejo aquela mureta que separa o “Centro de Tradições Nordestinas” da rua em frente ao Colégio Pedro II. A mureta é feita com balaústres de ferro e entreada de postes de iluminação de remotas eras. Está jogado ao tempo. Até bem pouco tempo os barraqueiros faziam um “gato” semanal para energizar seus forrós, ligando as gambiarras nos postes centenários. Qualquer dia resolvem tirar aquilo tudo dali e colocar uma grade pintada de verde. Por isto fico com pena quando vejo um poste como o desta foto.
nelson369 05/04/04 18:41 …
Faaaaaaaaaaaaala,
Amanha, terça-feira, estarei em SP. Vamos nos encontrar, portanto, na quarta-feira, sem falta, ok? De repente, a gente sai daqui junto pro show da Boechat. O q vc acha? Me liga
Abraço grande
apessoa 05/04/04 19:29 …
Que beleza, hein André? E o Lamas agora é pura tradição, vive de passado. Tenho medo que suma! Tudo caro demais, fumacento e barulhento em demasia. Sem contar a descaracterização da entrada com aquele “estilo padaria de coreano” da lanchonete!…
andredecourt 06/04/04 12:27 …
A murada que v/c se refere no Campo de São Cristóvão é do início do sec XX, e é tombada, junto com a da Glória, o problema é que mobiliário urbano tombado nessa cidade é a mesma coisa que nada

 


 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =