Uma foto que diz tudo……. e que nos faz interromper a série da Av. Passos que volta na Segunda, pois Sábado e Domingo irá rolar mais um postal e seus detalhes do Sr. Carlos Cattoi !!!
Podemos ver o traçado em curva do metrô contornando do palácio Monroe .
O metrô fez uma curva de alta complexidade, colocou equipes dedicadas exclusivamente para zelar pela estabilidade do prédio, sendo seus pinos conferidos pelo menos duas vezes ao dia .
Ontem na abertura da exposição, num bate papo informal ouvi de uma engenheira do Metrô: “Espero que todo o Carioca que passar pelo lugar e sentir uma leve curva, se lembre de todo nosso esforço para faze-la e de nossa frustação por ser em vão”
E o palácio foi ao chão pela vingança de um general presidente .
Foto do acervo da Rio-Trilhos a quem muito agradeço
Comments (15)
e depois demoliram tudo, né?
mais detalhes sobre a demolição do Monroe aqui : http://www.fotolog.net/andredecourt/?photo_id=4500602
great panoramic view………………..
Grande Andre, foi ótimo o bate papo de ontem. Já sabia que o Monroe tinha ido abaixo por caprichos de um ser insano, mas não tinha conhecimento dos detalhes sórdidos e do mandante do crime. Sem comentários. Um super abraço e até o próximo meet up!
o palacio monroe ter sido demolido foi um pecado mortal …. imagina ainda termos esta beleza ateh hoje….
Cara Lindo.
Serei um futuro Engenheiro e me arrepiei com oque a Engenheira disse. É verdade, estamos acostumados a ver os predios de pé, as pontes cruzando os ceus, as barragens contornadas por um monte de agua e não percebemos o grande esforço e tempo que foi gasto e o numero de pessoas envolvidas. Mas é isso ai ne… é normal esquecermos certas coisas e so pensarmos em arrumar um trocado para pagar o aluguel ou a divida no banco que não para de crescer.
Suas fotos são uma viagem, sem preço!
Bom te rever ontem, mesmo sem termos papeado, vc viu como estava crowded…rs Outros virão…:)
Beijos!
Então vou contar um segredo…a firma que demoliu o Monroe, ou seja o responsável, que tomava conta dos operários, era meu ex-marido e fazia isso revoltado pela destruição! Era nossa conversa diária ao jantar, de lá ele trouxe uma coluna de mármore carrara das escadarias e um pedaço de mármore gravado com os nomes dos italianos que restauraram o Palácio na década de 30. Estava escondido dentro de uma parede!
Vou fotografá-lo e se vc quiser te envio!
Beijão!
Uma loucura!!! Imagina se hoje, o Monroe transformado em mais um Centro Cultural trazendo mais arte & cultura… []´s
Que pena que a burrice prevaleceu….
JRO :-))
PS – O painel do Uirapuru nasceu em 64, bem antes do Puma, mas aquele era o estilo que predominava na época. Se vc pegar as Ferraris, Maseratis, Isos, Jaguares, Astons deste período, irá ver que todos tem aquele estilo de painel com console central. Este Puma da foto foi o último a ser produzido, e seu painel foi o único a receber o console central.
Po eu senti uma dorzinha no coração quando vi esta foto… putz o metro passando ao lado do Palacio Monroe. Acho que nenhum carioca com mais de trinta anos perdoa esta demolição…
Aí está a prova do crime!
Pensava que o Monroe tivesse sido demolido antes do metrô chegar naquele trecho. Ver essa foto dá uma revolta!
Sei que o jornal O Globo fez a maior campanha pela demolição do palácio. Também, quem não sabe que eles são puxa-sacos dos donos do poder?
Já disse antes: é muito louco ver as ruas da cidade rasgadas assim pelas obras do metrô. É uma obra colossal.
Realmente foi muito lamentável a demolição desta relíquia, ainda mais sabendo dos esforços para tentar salvá-lo.
Só uma curiosidade: O que foi feito com o material de demolição do Monroe?
Grande homi!
Enquanto isso, o Senadinho pegando fogo!
Abraço grande.