A demolição do Convento da Ajuda poupado pela administração Passos, para a construção da Rio Branco, talvez tenha sido a primeira grande especulação imobiliária que a cidade viu .
Demoliu-se uma jóia colonial, não para se abrir ruas ou para melhorar o traçado da cidade, mas sim para na gigantesca área subir uma selva de “rasga céus”, cercando ruas estreitas e sombrias.
Todos nós gostamos do charme da Cinelândia e de sua história, mas até hoje a menção da demolição do convento causa arrepios em técnicos do patrimônio histórico .
Um de seus vestígios está na praça General Osório que é o chafariz das Saracuras, que ficava em seu pátio central e era abastecido com água levada através dos arcos da Lapa .
Comments (19)
Conta aí a história de que o Pao de Açúcar quase foi demolido. Vc tem esses registros? Me parece que ele seria o culpado pela má-ventilação do pestilento Centro da cidade. A demolição do PdA, morro tao feinho, seria feita pela mesma empresa, inglesa acho, que botou abaixo o morro do Castelo. Essa historia confere ou é alucinação de botequim?
Depois duvidam os mais raivosos que somos uma nação bastarda com nossa história…há um auto desprezo inerente a esta brasilidade mal engendrada…a cidade deveria ser uma cidade coalhada de predios antigos reformados …uma cidade de srviços e entre eles especialmente o turismo…ao invés disso…uma cidade à beira de um grande esgoto chamado de baía de Guanabara…
patriotismo aqui…só no maldito futebol que nada de positivo jamais trouxe ao país(aprecio uma boa partida…mas nem mexe com meus brios nacionais…acho que mais serviço nos faz a seleção quando perde!)
:*(
Grande Nelson, realmente essa insanidade rolou no séc XIX, acho que no século XX com a concessão para a Caminhos Aéreos do topo do penedo, acho que essa obra tão “progressista” foi posta em banho maria até esfriar de vez …
Pode ficar tranquilo que v/c ainda não está alucinando, fiquei eu é aluciando pelo polvo que comi ontem lá no Senta Aí, a muito que não comia um tão bom …
Já Lagosta não estava 100% apenas uns 80 %….
Grande Aqua, realmente um pouco mais direita ficaria o Municipal, nessa época ele ainda estava em construção, o terreninho baldio é na realidade um pedaço da praça Floriano, ainda não urbanizado, onde fica aquele monumento.. sabe qual é ?!?
Fiquei espantado com a história do PDA, que loucura!
Não sou contra a demolição do Convento da Ajuda. Acho que não haveria lugar para um prédio tão grande e, aparentemente, sem atrativos, no centro da Cidade. Já o Palácio Monroe, este sim, nunca deveria ter sido demolido. O Edifício Império, que mais tarde foi construído neste mesmo local, também deveria tyer sido preservado.
Não faz muito tempo e quiseram aterrar a Lagoa Rodrigo de Freitas para fazer mais um bairro e aliviar Ipanema. Pelo que foi feito no Parque dos Patins e no Corte do cantagalo, vemos que quase conseguiram.
Oi André,
Sobre aquele tema da rua Gal. Camara, acabo de ler sua resposta, mas também me lembrei que eu “rebaixei” este senhor Camara :-)))
A rua, alias avenida, perto do aeroporto é a avenida Marechal Camara, que talvez tenha sido este mesmo general, no futuro :-)))))
Abraços,
JRO :-))
muito boa a historia, eu trab num desses rasga céus dali…
Na frente do convento pode-se ver tambem o Palacio Monroe que foi o nosso senado…
Paulo o aterro da Lagoa, acho que já até comentei com v/c, foi planejado pelo plano Agache, iria aterrar a região da praia Funda, onde hoje está o parque do gantagalo;
Pelo plano seria aterrada todo aquele fundo da Lagoa tirando uma linha reta da curva do Calombo, se v/c ver hoje acho que pelo menos 60% do que era previsto foi feito, e se imaginarmos, os aterros na região do parque dos Patins, do Piraquê e na saída do Rebouças, acho que ultrapassa em termos de área aterrada o que foi previsto por Agache .
Quanto a Cinelândia eu adoro aquele lugar, mas o urbanismo ficou meio afetado, pricipalmente pelas estreitas rualas com altos prédios, no que é uma tradução de especulação imobiliária, mas os prédios bonitos e o clima de Gothan City compensam o que ocorreu .
Quanto a Monroe, e aos dois prédios da praça Floriano, faço minhas as suas palavras
esse flog é DEEEEEEZZZZZZZZ!
valeu amigo, pela aula de sempre! te vejo na quarta, ein???
Como se aprende no seu flog, André !!!!
Com o Fotolog funcionando como está hoje, fica bem mais fácil visitar os amigos.Que bom !!
André , um grande abraço para você.
Como se joga dinheiro fora! Preservar é tornar-se mais rico.
Progresso, s.m. Movimento ou marcha para a frente; desenvolvimento; aumento; ADIANTAMENTO EM SENTIDO FAVORÁVEL.
Será que é mesmo???
Acredito que um convento naquela região não seria mais o ideal, já que aquela área se tornava um centro cultural da nova avenida e cidade. O progresso é assim mesmo, mas devemos preservar pensando também na memória cultural do país.
http://www.photopage.com.br/antolog/
E um dos planos pra Cidade Universitária previa todo, eu disse TODO o aterro da Lagoa pra instalar lá a Universidade do Brasil. A atrocidade foi cometida longe dali, na enseada de Manguinhos/Inhaúma, aterrando nove ilhas, entre as quais a do Fundão, pra construir ali a Universidade. Esse foi o início da morte desse trecho da Baía de Guanabara, pois matou o deságue do Faria Timbo, e assoreou a costa permitindo a instalação da Favela da Maré.
Fico triste em saber disso.
Parabéns por mais uma foto e pela história.
Se não me engano, na ponta direita da foto é perto de onde hoje existe o Teatro Municipal. Eu não sabia dessa “especulação imobiliária”. Realmente triste, mas o progresso manda e desmanda, de um jeito ou de outro. Ótima foto, ótimo registro, e o texto… uma aula!~
Grande abraço!