Rua Joaquim Murtinho, séc XIX

 foto de andredecourt en 8/02/04

Rua Joaquim Murtinho no sec. XIX, logo após a eletrificação dos ramais dos bondes, ainda sem ocupação, notem o belo poste que segurava a rede elétrica dos bondes

Coleção J. Dunlop obtida no site de Allen Morrison

Comments (18)

aqua_man 8/02/04 7:11 …
Ótimo registro!
Abs e bom domingo!
soul_captives 8/02/04 7:28 …
ótimo registro mesmo… + séc XIX ??? creio q não heim…início do séc XX..certo?
chefinhu 8/02/04 10:30 …
Nossa, que diferença!!!
altolapa 8/02/04 10:35 …
Nossa! ista sim é surpresa!! Aquele bondinho quadrado é do tempo do onçca (e este jargao tb) temos que concordar que Santa ficou muito mais bonita Depois da ocupação eheh
Valeu a surpresa!!
:Clube do AltoLapa – http://www.altolapa.com.br
andredecourt 8/02/04 11:03 …
É sec. XIX mesmo, pois afinal os bondes começaram a ser eletrificados na década de 80 do sec. passado, e em 1896 o sistema de Santa foi eletrificado, essa foto deve ser dessa época, pois as empresas de carris sempre documentavam suas novas realizações com documentação fotográfica
analyzator 8/02/04 12:44 …
(/andredecourt, em relação ao seu comentário acima, o “sec. passado” foi o século XX, já estamos no século XXI…)

Qual fora a abrangência do sistema de bondes elétricos no Rio de Janeiro? Sei que eles serviam ao Centro e à Zona Sul; mas e a Zona Norte, era totalmente provida de bondes? E a Zona Oeste?
jornalistabr 8/02/04 12:57 …
Pelo que eu sei tinha bonde eletrico por todo o suburbio inclusive em Jacarepaguá, os bondes vinham de Madureira, passavam pela Praça Seca, nao sei que caminho faziam e chegavam até a Freguesia
altolapa 8/02/04 13:15 …
Oi analyzator, Tenho aqui uma pequena bibliografia sobre os bondes:
Site da SECTRAN – Historico
http://www.sectran.rj.gov.br/bonde/bonde_historico.asp
Sobre os Bondes de Santa Teresa:
http://usuarios.lycos.es/EmidioGarde/eletricos/bondst.htm
:clube do AltoLapa – http://www.altolapa.com.br
altolapa 8/02/04 13:22 …
Mais links, na verdade outros pedaço do site anterior, especificamente sobre os bondes no Rio. Eu adoro este site, é completissimo e tem fotos antigas maravilhosas!
http://usuarios.lycos.es/EmidioGarde/eletricos/eletbr.htm
http://usuarios.lycos.es/EmidioGarde/eletricos/bondrj.htm
:Clube do AltoLapa – http://www.altolapa.com.br
andre decourt 8/02/04 14:59 …
Galera para v/c´s terem uma idéia os bondes chegavam até a praça Seca em Jacarepaguá, os bondes tinham mais de 400 km de linhas dentro da cidade, eu tenho um mapa vou ver se fica legal aqui no flog .
Quanto ao sec. XX eu ainda demoro me acustumar que trocamos de século, coisas de quem é do século passado….
andredecourt 8/02/04 15:49 …
Tentei colocar o mapa, mas ficou muito pequeno, pena…..
bwanis 8/02/04 16:41 …
Adoro essas fotos antigas…
🙂
dr_ocio 8/02/04 17:52 …
Esta foto é supimpa! do arco da velha!
analyzator 9/02/04 1:05 …
/andredecourt, num dos sites indicados por /altolapa
(http://usuarios.lycos.es/EmidioGarde/eletricos/bondrj.htm)
há um mapa com as linhas de carris (bondes) na cidade, em 1907 e 1946. É este o mapa ao qual vc se referiu?
De fato, o sistema de bondes ia mais longe do que
eu imaginava…
jro 9/02/04 6:29 …
Oi André,
Outro dia vc fez um comentário no “Rio Antigo” sobre uma foto da Av. Pres. Vargas onde a pista central era usada como estacionamento.
Vc disse que a direita da foto estava um prédio da rua Gal. Camara.
Mas a rua Gal. Camara não é ao lado do Aeroporto Stos Dumont, no começo da Pres. Wilson ?
Abs,
JRO :-))
Antolog 9/02/04 8:45 …
Olá! Gostei do seu fotolog, aliás gosto muito de sites sobre o Rio antigo. Sobre os bondes, tenho uma foto que foi publicada no caderno Zona Norte do Globo na coluna do Marcelo de Mello, onde aparece um bonde na Penha. Estou tentando fazer uma página com fotos do Rio antigo neste endereço: Rio antigo e presente
Antolog 9/02/04 9:02 …
Segue o endereço: http://www.photopage.com.br/antolog
andredecourt 9/02/04 16:29 …
Essa é é a “nova” General Câmara, a original que já teve o nome de rua do Sabão foi junto com a rua de São Pedro transformada na Pres. Vargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =