Rua Tonelero esq Anita Garibaldi, anos 60

 andredecourts foton från 2003-11-23

Todo espaço ao automóvel !!!
Deprimente foto tirada das esquinas das Ruas Tonelero e Anita Garibaldi, pelo Jornal Correio da Manhã em 1969, ao fundo podemos ver na Esquina da Figueiredo de Magalhães o muro do velho posto de saúde João Carlos Barreto, demolido recentemente para a construção da estação Siqueira Campos do Metrô.
É possível que o muro que aparece junto a mãe e sua filha seja da casa do Comendador Felisberto Peixoto, e sede da chácara que deu origem a grande parte do que chamamos hoje de Bairro Peixoto, a casa foi demolida no final dos anos 60 e em seu lugar construído um edifício com 128 apartamentos de 2 e 3 quartos
Essa foto mostra também a agressão sofrida por ruas como Barata Ribeiro- a partir da Siqueira Campos, Tonelero – a partir da Figueiredo, Pompeu Loureiro – toda Raul Pompeia- toda, alargadas quando da construção dos túneis Sá Freire Alvim e Major Rubens Vaz, agressão que permanece até hoje pois estas ruas se encontram quase sem árvores, com calçadas estreitas junto aos prédios mais antigos mesmo passado 40 anos das obras .

Versão digitalizada obtida do CD-Rom Circuito Copacabana

Comments (9)

bioaventura 2003-11-23 10:09 …
Nossa! Teu flog está dando um show! Parabéns! Adoro fotos antigas… São maravilhosas!
bioaventura 2003-11-23 10:11 …
Vou te adicionar!
cochesdecuba 2003-11-23 10:16 …
O que me incomoda é o desleixo que deixaram tudo após as obras do metrô. Coisa de quem não tem carinho com o Rio. E não podem alegar falta de grana: desapropriaram e demoliram coisas sem motivo. O espaço onde era casa de vime José Soares, por exemplo, hoje é ocupado por uma banca de jornais e um mictório a céu aberto. Pelo menos o pessoal da vila ali atrás resistiu bravamente…
Em tempo: na foto acima se vê, à esquerda da Belcar e da Kombi, um pequeno Ford Anglia, irmão de duas portas do Prefect…
andredecourt 2003-11-23 11:05 …
V/c sabia que a estação do Metrô não está pronta até hoje, faltam dois acessos que cruzariam a Tonelero, fundamentais para melhorar o trafego na região, e eliminar o risco dos usuários serem atropelados, bem como terminar o pátio de manobras, construindo o que falta das galerias para que se encontrem às que já existem desde os tempos do Moreira, é escavar do meio do quarteirão da Anita com a Santa Clara até a boca do tunel, a vila não será desapropriada, mas sim o prédio de esquina rosa, onde tem agora um Burgão, o processo de desapropriação inclusive terminou, só faltando parar os 3 milhões de reais para a proprietária, bem como o antigo prédio da Cicle-Rio que também só espera a grana .
Mas como tudo nesse estado a dona Roseta não paga nada e a obra não termina, podiamos fazer o metrô a 1 real para ver se nossa pouco honrada governadora se interesse pela continuidade da obra até Ipanema, e que acabe o que está pela metade .
Ah é!! Valeu pelo Anglia estava louco prá saber qual era aquele carrinho, pensava até que fosse um Standart Vanguard, pelo menos acertei na nacionalidade do carro
almacarioca 2003-11-23 14:33 …
O Standard Vanguard era mais largo. Meu pai teve um e foi onde aprendi a dirigir.
leflaneur 2003-11-23 14:42 …
Ai de ti, Copacabana, já dizia o Rubem Braga. Nenhum bairro sofreu tanto quanto ela. Nenhum teve tanto glamour e tanta fama. Hoje está velha, só e triste. Aquele prédio detrás do metrô, hoje bem mais visível, o que é aquilo? Nem na União Soviética chegaram a construir coisa como aquela. Mas na época, a esquerda festiva se debatia quando diziam que era um absurdo: “querem elitizar copacabana!!!” Como se pobre gostasse de viver amontoado.
andredecourt 2003-11-23 20:25 …
Pois é o pior que com aquele prédio construido pelo pai do Collor teve gente reclamando do novo batalhão de polícia que tinha passado com o alambrado da quadre de esportes 1 metro e pouco do gabarito da área….
Se ele fosse solto ou impedisse a vista de algo, mas o BPM é da altura só da parte de lojas, tem gente que reclama mas não sabe o porque
flyca 2003-11-24 12:00 …
caramba! outro dia ví uma situação dessas aqui em Atlanta. essa cidade não foi feita pra se andar a pé. é um modo de exclusão social planejado.
GatoMestre 2004-02-14 17:21 …
Taum reclamando dessa epoca!? e hj q a anita garibaldi ta interditada com aquela obra maldita do metro!!

2 comentários em “Rua Tonelero esq Anita Garibaldi, anos 60”

Deixe um comentário para Leo Melo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =